O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) considerou segunda-feira de incompreensível a discórdia do Partido da Renovação Social (PRS) sobre a sugestão da impressão do cartão eleitoral no estrangeiro.
O Porta-voz do PAIGC, João Bernardo Vieira, em conferência de imprensa realizada na capital Bissau, disse que a data marcada para realização das eleições legislativas já está aproximando e que por isso qualquer que seja o meio que possa facilitar a concretização do referido acto eleitoral devia merecer a atenção de todos.
“A impressão do cartão eleitoral no país vai nos custar bastante cara, por isso é que optamos em fazé-la no estrangeiro, porque lá ficará mais barato. Digo isso porque carecemos de meios financeiros para a realização das eleições legislativas e quando as coisas são assim é óbvio que devemos recorrer a via que vai facilitar a situação”, disse João Bernardo Vieira.
Acrescentou que, segundo os três cenários apresentados pelos peritos internacionais que estão a trabalhar com a Comissão Nacional de Eleições, o primeiro pode permitir a impressão interna, mas irá custar cerca de 1.5 milhões de dólares, o segundo também pode permitir a impressão no país mas irá custar 1.3 milhões de dólares e o terceiro permite uma impressão no estrangeiro que será apenas no valor de 200 mil dólares.
“Dos 5 partidos que tem acento parlamentar na Guiné-Bissau apenas o PRS discordou com a possibilidade de impressão de cartão eleitoral no estrangeiro. Não vejamos a razão da desconfiança uma vez que todos os partidos com acento parlamentar vão acompanhar de perto o referido processo”, referiu o porta-voz dos libertadores.
João Bernardo Vieira informou que a comunidade internacional aprova o terceiro cenário que é a impressão do cartão eleitoral fora da Guiné-Bissau, tendo sublinhado que é a via mais fácil para realização das eleições legislativa na data prevista, 18 de Novembro do corrente ano.
Guinendade/ANG
O POVO SEMPRE NAS GRADES DO PAIGC!!!
ResponderEliminarPAIGC, PARTIDO DE COMISSIONISTAS ALIÁS DE CHICOS E CHICAS-ESPERTAS!!!
BA DJUBI, É PURMITI ELIS MAS COMISSÃOS CHORUDAS CASO CARTÕES DE ELEITORES IMPRIMIDO NO EXTERIOR PA SÊ PARCEIROS DE BANDIDASCU. AS VEZES, PAIGC TA FASSI ALGUIM PIRDI ESPERANÇA NA GUINÉ-BISSAU. PORRA PÁ!!!
ALGUÉM QUE ME DIGA UMA COISA! MAS DESDE QUANDO QUE A DATA E CUSTOS DAS ELEIÇÕES SOBREPÕEM AS NECESSIDADES DA PREPARAÇÃO E REALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES DE FORMA LIVRE, JUSTA E TRANSPARENTE?!?!?!
DURANTE TODA A CRISE, PAIGC E OS SEUS AMIGOS SEMPRE EXIGIAM QUE AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES SEJAM ÍNTEGRAS, ISTO É, DE FORMA LIVRE, JUSTA E TRANSPARENTE. E DE REPENTE, PAIGC ESTÁ NA POSIÇÃO DE FAZER AQUILO QUE SEMPRE ALMEJAVA. MAS EM VEZ DE SEGUIR ESSA LINHA, O PARTIDO DE COMISSIONISTAS PREFERE LEVAR O DEBATE À VOLTA DE CENÁRIOS DESCABIDOS E DE MERDA MESMO.
PORRA! EU TENHO O MELHOR CENÁRIO MAS PARA O BEM DO POVO GUINEENSE... E O CENÁRIO É ESSE: VAMOS SIMPLESMENTE EXCLUIR PAIGC DAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES (TANTO AS LEGISLATIVAS COMO AS PRESIDÊNCIAIS EM 2019). LOGO CHEGAREMOS A CONCLUSÃO, SE O PROBLEMA DA GUINÉ-BISSAU É OU NÃO O PARTIDO DE MALANDROS/DE COMISSIONISTAS?!?!?!
NÃO OBSTANTE, FALA PRS PA É APRESENTA UM POSSÍVEL CONTRA-PROPOSTA I SUMA HORA KU FALA PRETOS PA É BATA PENSA KU SÊ CABEÇA E NÃO KU SÊ ORGÃOS GENITAIS!!! ANÔS TUDU NÔ SIBI DI CUMA, NADA KA STÁ NA CABEÇA DE O "VISIONÁRIO" M'BUNHU NAMBEIA E DEMAIS MEMBROS DE MANDJUANDADE... PORTANTO, NÔ KA PUDI ESPERA NADA DE INTELIGENTE DA PARTE DI QUI PARTIDO TRIBALISTA E DI MAMA TACO.
MA BÔ TEM PACENSA, BÔ FALA DJINTIS DI PAIGC PA É PÁRA BRINCA KU GUINÉ-BISSAU!!! KÊ 44 ANOS DI BÔ FIDJIDAPUTANDADE KA DJUSTA INDA??? BÔ CONTANU PON KÊ KU BÔ MISTA DJA GOSSI?! KÊ BÔ MISTI GOSSI PA NÔ CUNSA MITI N'UTRU MON (MON KU MON, SIN ARMA OU UTRU CUSSA)?! BÔ CONTA SON, ANÔS GUINEENSES DE BEM NÔ STA PRUNTU!!!
PAIGC SI BÔ KA PÁRA, UM DIA SÓ BÔ NA CORDA DE BÔ SONU PROFUNDO I BÔ CANA ODJA NINGUIM BÔ TRAZ MAS (SI KA BÔ FAMILIAS). BÔ LEMBRA SÓ UM CUSSA: ALTERNATIVAS TCHIU DJA DÊ... KABA NINSI NÔ FASSI MAS MATEMATICA DE BOÉ (PARTINDO DO PRESENTE CONTEXTO SOCIO-POLÍTICO), NÔ NA TCHIGA NA CONCLUSÃO DI KUMA, I NA DIFÍCIL PA PAIGC N'GANHA MAS ELEIÇÕES COM MAIORIA ABSOLUTA!!! TALVÉS, I PABIA DÊ REALIDADE CUMANDA PAIGC NA FASSI TUDU MANOBRAS PAKA ORGANIZA I REALIZA ELEIÇÕES DI FORMA LIVRE, JUSTA E TRANSPARENTE!
QUEM VÓS AVISA AMIGO É. AI KADÉRA!!!
TUDO SOBRE "OS CENÁRIOS DE MERDAS"!!!
ResponderEliminarNÃO PERCAM MAIS UMA PÚBLICAÇÃO NO VOSSO BLOG PREFERIDO: GUINE DE BARDADI
LINK: http://guinedebardadi.blogspot.com/
O PRS inviabilizou o agendamento no parlamento de todos os dossiês que acaretassem custos ao Estado e agora vem no sentido contrário, recusando a impressão do Catão do eleitor no estrangeiro por 200.000$ contra 1.500.000$ ou 1.300.000$ impressão local. Eh,eh, eh!
ResponderEliminarAmigo temos a lei eleitoral q ,determina ,quanto ao recenseamento eleitoral q este deve ser feito no local e rececao do cartao no mesmo local
EliminarSerá que o PAIGC é que organizar as eleiçoes?
ResponderEliminarO governo que tinha de dar conferencia de imprensa para esclarecer não o partido.
De Guiné i pena.
Nostalgia do tempo do partido unico .
EliminarO PARTIDO DE COMISSIONISTAS E A SUA FUGA PARA A FRENTE, VIOLANDO TUDO E TODOS.
ResponderEliminarPARA O PARTIDO DE COMISSIONISTAS, TODOS OS MEIOS SÃO JUSTIFICÁVEIS DESDE JÁ QUE SÃO VENCEDORES DAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES. TUDO SERÁ JUSTICÁVEL INCLUSIVE VIOLAR A NOSSA PRÓPRIA LEI DO RECENSEAMENTO ELEITORAL.
MAS DESDE QUANDO QUE A DATA E CUSTOS DAS ELEIÇÕES SOBREPÕEM AS NECESSIDADES DA PREPARAÇÃO E REALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES DE FORMA LIVRE, JUSTA E TRANSPARENTE?!?!?! HUM
ASSIM VAI O PARTIDO DE COMISSIONISTAS: DE MANOBRA-A-MANOBRA!!!
"LEI DO RECENSEAMENTO ELEITORAL
ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR
LEI N.º 2/98 de 23 de Abril
SECÇÃO II
MODO DE RECENSEAMENTO ELEITORAL
ARTIGO 26.º
Cartão de Eleitor
1. No acto de recenseamento é entregue ao cidadão eleitor um cartão de modelo e teor anexos a esta lei, comprovativo da sua inscrição devidamente autenticada.
2. No cartão de eleitor deverão constar os elementos identificativos do eleitor.
3. Em caso de extravio do cartão, deve o eleitor comunicar imediatamente o facto à comissão recenseadora, que emitirá um novo cartão, com a indicação expressa de 2.ª via."