Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

segunda-feira, 21 de maio de 2018

NOTICIAS AO MINUTO:GUINÉ-BISSAU: RECENSEAMENTO ELEITORAL COMEÇA EM JULHO

default

Faltam seis meses para as eleições legislativas na Guiné-Bissau, e a Comissão Nacional de Eleições (CNE) prevê começar a fazer o recenseamento eleitoral em julho.
Segundo o presidente da CNE, José Pedro Sambú, o recenseamento durará até ao final de agosto - ou seja, terá menos um mês do que o previsto por lei, de acordo com Sambú, para que as eleições se realizem a tempo e horas. Mesmo assim, o responsável espera registar mais eleitores do que nas eleições passadas.
"No último recenseamento eleitoral, realizado em 2014, tivemos 775.805 eleitores e a estimativa que se fez é no sentido de atingirmos um milhão de eleitores", afirmou esta segunda-feira (21.05).
Em entrevista à DW África, vários jovens mostraram-se satisfeitos com o anúncio do início do recenseamento, embora não acreditem que as eleições, por si só, resolvam a instabilidade política no país.
"As eleições futuras não vão trazer novidades, porque serão os mesmos políticos a candidatar-se. E quem sabe se esses políticos terão a capacidade de mudar as suas políticas e a sua forma de pensar", disse uma jovem.
Atmosfera de pré-campanha
A Guiné-Bissau realiza eleições legislativas a 18 de novembro, depois de uma grave crise política que paralisou o país durante três anos.
Ainda assim, já se vive uma atmosfera de pré-campanha eleitoral por parte dos partidos políticos: tem havido congressos, comícios populares, a inauguração de sedes de campanha e a entrada de novos militantes.
Sobre as próximas eleições, o presidente da Comissão Nacional de Eleições, José Pedro Sambú, frisou, no entanto, que a Guiné-Bissau ainda vive momentos de alguma crispação política e que é preciso "serenar os ânimos" para que o próximo Governo possa "trabalhar em prol do desenvolvimento" do país.
À espera de financiamento
O secretário de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau, Queba Banjai, referiu esta segunda-feira que quer mais guineenses na diáspora a votar nas eleições previstas para 18 de novembro, porque há cada vez mais cidadãos emigrados.
Na Guiné-Bissau, as eleições legislativas elegem deputados pelo círculo de África e círculo da Europa, mas não estão incluídos todos os países. Pelo círculo da Europa, só podem votar os guineenses a viver em Portugal, Espanha e França, mas o secretário de Estado quer alargar o direito de voto aos eleitores guineenses na Alemanha e Inglaterra. No círculo de África, Banjai quer alargar o voto aos compatriotas a viver na Mauritânia e em Angola.
"No nosso entender, seria uma oportunidade perdida do Governo não contemplar a maioria dos guineenses que vivem na diáspora".
Entretanto, sobre os 7,8 milhões de dólares necessários para organizar as eleições legislativas, o primeiro-ministro Aristides Gomes disse que os parceiros ainda não desembolsaram as verbas.
"Nós demos uma participação financeira de perto de 2 milhões de euros que vai ser gerida pelo PNUD [Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento]. Os outros parceiros comprometeram-se, mas não houve desembolso e estamos a discutir com a comunidade internacional sobre o processo de financiamento das eleições", afirmou Gomes.
Uma comitiva governamental deverá iniciar um périplo por países da sub-região para pedir apoios para que as eleições possam ter lugar a 18 de novembro de 2018.




Guinendade-DW

1 comentário:

  1. QUE FIQUE BEM CLARO!!!

    AS PRÓXIMAS BAGUNÇADAS ALIÁS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS E PRESIDENCIAIS DARÃO EM NADA E VOLTAREMOS A ESTACA ZERO, SEM DUVIDA NENHUMA SE NÃO EMENDARMOS A CRGB E REFORMARMOS A LEI ELEITORAL.

    POR ENQUANTO UM PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU TEM A PRERROGATIVA DE DERRUBAR UM GOVERNO SEM MAIS NEM MENOS, ELE O FARÁ SEM PESO NA CONSCIÊNCIA E MUITO MENOS ARGUMENTOS VÁLIDOS.

    PORTANTO, PODEMOS FICAR CONVENCIDOS DESDE JÁ DE QUE ESTAREMOS DE NOVO EM CRISE POLÍTICO INSTITUCIONAL, SE AS DEVIDAS EMENDAS NÃO SÃO FEITAS ANTES DE QUAISQUER ELEIÇÕES!!!

    JÁ TENHO DITO E VOLTAREI A REPETIR A MESMA COISA...ATÉ O DIA!!!

    ResponderEliminar