O caso de viaturas doadas pelo soberano marroquino aos deputados da Guiné-Bissau da nona legislatura deixou a nu a vulnerabilidade moral dos ditos políticos do país. A publicidade que norteou essa tamanha operação de charme, é simplesmente vergonhosa e vem confirmar um dos slogans exibidos por um grupo de manifestantes em Bissau: “Luxo no lixo“. A tentativa de justificar a pertinência do “donativo” cai no vazio. A reação social hostil à oferta de viaturas tem a ver essencialmente com o miserável contexto social, económico e político do país.
Entregar a cada deputado um custoso Toyota Prado de quase 50 milhões de francos CFA no meio de uma explosiva situação de miséria social, tem só um nome: imoralidade política. Enquanto representante de um povo pobre, aliás, essencialmente empobrecido, o deputado guineense merecia ter uma viatura mas que não seja um Prado! Um país como a Guiné-Bissau com graves carências em todos os setores, que recorre aos impostos de outros povos para fazer face às dificuldades correntes, não se deve pedir/aceitar, sobretudo no presente contexto, carros deste calibre para circular/ostentar nas ruas de Ze-povinho.
Ademais, está-se perante a falência de legitimidade parlamentar. A legislatura esgotou-se a 23 de Abril transato. Se a classe política guineense (a começar pelo Presidente da República, partidos políticos, parlamentares) tivesse a noção da atividade política, a noção de representatividade, teria dado um tratamento diferente ao “dossier de carros”. Teria escolhido o melhor momento e optado pelo adiamento da distribuição de viaturas para depois das eleições legislativas de Novembro próximo. Com legitimidade renovada, os deputados poderiam ter recebidos as viaturas mas a título de função. Depois do exercício da função permanece como património do Parlamento.
Infelizmente, o conceito dominante na pátria de Cabral é aquele do material. Perante as viaturas, a coerência foi descartada e ninguém teve coragem de denunciar publicamente o ato.
As viaturas foram entregues a título pessoal e tudo indica que as viaturas serão utilizadas a título privado. Neste particular, há possibilidades de um deputado, se achar conveniente, vender de forma legal a viatura Prado! As dívidas serão pagas, seguramente, pelo Povo guineense! Na cooperação entre os Estados modernos, não há lugar para donativos, quiça, “não existe almoço grátis”. Tudo o que se dá, há sempre contrapartida. Marrocos, como Estado estruturado e um dos gigantes do Magrebe, tem os seus legítimos interesses em África, em particular na Guiné-Bissau. É ilusório acreditar em mãos de caridade que estejam sempre prontas a doar.
Em nome de cumplicidade, conivência (kumé limpa boka), a classe política nacional é capaz de tudo. Depois de terem mergulhado todo o país numa injustificada guerra de controlo de poder e egos, os políticos foram capazes de votar vergonhosamente a extensão do período da legislatura, em flagrante violação da lei magna. Como se isso não bastasse, numa postura de fuga em frente, numa clara desconsideração para com o povo eleitor, os políticos voltaram a promover banquete, desta vez no palácio da República. Uma autêntica transbordada falta de ética e moral políticas.
Odemocrata
QUEM CALA CONSENTE! E CALADOS, ESTÃO TODOS ELES SOBRE ESSA POUCA VERGONHA!!! HUM
ResponderEliminarMESMO ASSIM, AINDA ESTAMOS À ESPERA DE ESCLARECIMENTOS A QUEM DO DIREITO.
VAMOS ENTÃO, ANTES QUE O POVO PERCA A PACIÊNCIA!!!
DOMINGOS SIMÕES PEREIRA É ATUALMENTE O POLÍTICO MAIS IMPORTANTE NA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU. SENDO ASSIM, O POVO EXIGE UMA DECLARAÇÃO À IMPRENSA DA PARTE DO PRESIDENTE DO PAIGC SOBRE A ENTREGA DOS AUTOMÓVEIS MARCA PRADO PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA AOS DEPUTADOS DA NAÇÃO INCLUINDO OS DO PAIGC. O POVO TAMBÉM EXIGE EXCLARECIMENTO DE TODOS OS POLÍTICOS INVOLVIDOS NESSE ''DELITO FLAGRANTE'' CONTRA A DIGNIDADE HUMANA.
SIM O JILÓ PEDIU OS CARROS EM NOME DOS DEPUTADOS DA NAÇÃO, E NÃO DEVE HAVER CRIME NENHUM EM FAZER CHEGAR ESSES VEÍCULOS AOS SEUS DESTINATÁRIOS, CERTO. NÃO OBSTANTE, O QUE NÃO É ACEITÁVEL E MORALMENTE REPUGNATE É FAZER CHEGAR ESSES CARROS AOS DEPUTADOS DESSA NONA LEGISLATURA. COMO TODOS SABEM, OS FILHOS DA PUTAS NÃO TRABALHARAM DEVIDAMENTE DURANTE 3 ANOS DOS 4 DESSA LEGISLATURA. QUASE TODOS ELES SENTAVAM EM CASA E AO MESMO TEMPO RECEBIAM SALÁRIOS CHORUDOS DE 800.000 CFA SEM FAZER ALGO EM BENEFÍCIO DOS SEUS CONSTITUINTES.
OS CARROS DEVIAM SER GUARDADOS PARA OS FUTUROS DEPUTADOS DA DÉCIMA LEGISLATURA, PONTO. MAS PRONTO E MAIS UMA VEZ, A IMORALIDADE DO PRETO FALOU MAIS ALTO.
ARABES TENE RAZÃO: PRETOS ESTADJA TUDU CARBONIZADOS POR TANTA FACILIDADES EM COMETER PECADOS!!!
UMA SUGESTÃO PARA A SOCIEDADE CIVIL E ESPECIALMENTE PARA O M.C.C.I. (Movimento dos Cidadaos Conscientes e Inconformados).
ResponderEliminarVAMOS ORGANIZAR UMA MARCHA DE INDIGNAÇÃO NÃO SÓ CONTRA A ANP COMO TAMBÉM CONTRA TODOS "OS SEM VERGONHAS" QUE RECEBERAM OS PRADOS DA MÃO DO PRESIDENTE IMBECIL DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU!!!
OU A TRETA DA MARCHA SÓ VAI SER CONTRA A ANP?!?!?! N'PUNTA NAM SON... HUM
TUDO SOBRE O "REGRESSO ÀS NEGOCIAÇÕES DO ACORDO DE PESCA" ENTRE O PRESENTE GOVERNO DE GESTÃO E A UNIÃO EUROPEIA!!!
ResponderEliminarESTAMOS A SER ROUBADOS, MAIS UMA VEZ POR MIGALHAS.
NÃO PERCAM MAIS UMA PÚBLICAÇÃO NO VOSSO BLOG PREFERIDO: GUINE DE BARDADI
LINK: http://guinedebardadi.blogspot.com/