Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

OPINIÃO:GUINÉ-BISSAU RUMO A 2017 COM A SUA CRISE POLÍTICA PERSISTENTE


Fim do ano está chegando e a mesma ladainha de sempre: crise política, Natal sem salário, incerteza absoluta, a crise continuará, et cetera.
No dia de hoje (idem ontem) o cenário é precisamente o mesmo, apenas com ligeiras alterações, mas a continuidade da crise persiste do jeito que está instalado. É necessária toda a revolução da atitude crítica para se compreender a (re) conquista da nossa união. Desde a nossa longa/curta metragem dessa baderna institucional na IX Legislatura que assola o nosso país, jamais conhecemos o Estado de Direito que todos nós um dia sonhamos ter. Estamos e somos acostumados com as querelas políticas que faz do nosso país uma Nação marcada pela sua história como uma sociedade baderna para eternidade. Entre os filhos da terra nada nos resta a não ser os desentendimentos que faz do nosso país ficar fora dos objetivos do milênio para o desenvolvimento e longe de se desfilar no concerto das nações.

Mais uma vez a política sequestrou a economia, em um ano em que gastamos noites e dias acompanhando os nossos famosos políticos, pelo andar da carruagem, seguiremos com esse expediente por mais algum tempo de incerteza, apesar de Sua Excelência Presidente de República deu-nos um presente de Natal dizendo que, atual executivo continuará até o fim dessa legislatura - 2018, espero que não venha desdizendo isto logo.

Somente duas perguntas ao Senhor Presidente de República:
Sua Excelência Senhor Presidente de República, agora é tolerância zero, isso mesmo?
O novo Primeiro Ministro não vai andar de patins?

Se assim for, o Engenheiro-Doutor Cipriano Cassamá render-se-á ou cairá fora, como fez o Senhor Botche Candé que agora recebeu uma boa recompensa – Ministro de Estado e do Interior.  
Talvez Senhor Presidente deu essa garantia sabendo que tem uma solução viável para atual situação da Assembleia Nacional Popular que se encontra encurralado a mais de 15 meses, se assim for, espero que Engenheiro-Doutor Cipriano Cassamá se prepare para isso, deve remeter-se às projeções de 3600. De momento ninguém sabe se os argumentos do Senhor Presidente de República são frágeis e inconsistentes, duma vez que já afirmou em duas ocasiões, ou seja, na sua visita à Escola de Formação Profissional e ao final do primeiro Conselho Ministro do atual governo que por sua vez foi presidido por ele.  
O Engenheiro-Doutor Cipriano Cassamá terá que preparar muito para encarar próxima etapa que vai ser pesada, o próximo lugar a ser atacado é com certeza a Assembleia Nacional Popular, já que o PAIGC e o seu presidente não fazem febre e quanto mais dor de cabeça ao Senhor Presidente de República.

Enquanto isso, será que PAIGC continuará de pé. Firme e forte, esperando para contra-atacar?
Até quando seremos capazes de sonhar e realizar os nossos próprios sonhos que ninguém sabe?

Vejo que o que não for resolvido este ano será deletado em 2017 que já nos bate as portas.
Estamos numa situação que a própria sociedade proporcionou através da famosa eleição que para muitos é a solução para o país que nunca conhece a Justiça, Aposentadoria/Reforma, Estado de Direito, etc., quanto mais o bem-estar e social que no pleno século XXI é uma das condições sine quibus non para o desenvolvimento de um país como a Guiné-Bissau, que o seu povo tanto sofre e que ainda continuará sofrendo enquanto persiste atual clima de incerteza política, deixando a máquina governativa funcionar com idéias do passado.

Que Deus abençoe a Guiné-Bissau!
Viva Unidade Nacional!



Por: Papa Sufre Fernando Quadé
Graduando em Administração.

Jahu, São Paulo/Brasil, 23 de Dezembro de 2016.


0 comentários:

Enviar um comentário