Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

WATCHÁ KATCHÉU:DENUNCIA COMPLETA DE FILOMENO CABRAL

REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU

Bissau, 22 de Dezembro de 2016



DENUNCIA
Antes gostaria em nome da minha família agradecer a vossa presença hoje em minha casa, estender este agradecimento aos outros órgãos de comunicação, aos blogs, os meus familiares, aos amigos e à vizinhança, que prontamente não so solidarizaram connosco, mas se prontificaram em apoiar naquilo que fosse necessário.
A Confederação Geral dos Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau, Liga Guineense dos Direitos Humanos e todas as outras organizações, o meu muito abrigado.
Como tem estado a ser noticiado nos diferentes órgãos de comunicação social e nas redes sociais, a onda de criminalidade tem aumentado nos  últimos meses, algumas com carateres muito violentos. Muitas dessas criminalidades são associadas ao aproximar da quadra festiva natalícia em que cresce a procura de meios para satisfazer as necessidades da época.
Nesta ordem, foi assaltada a minha casa, na madrugada do dia 15 para 16 de Dezembro deste ano, por um grupo de homens, fortemente armados e alguns com uniformes militares, atuando com uma extrema violência, e que vai para além de um simples ato de criminalidade de delito comum, tendo os mesmos declarado na ocasião, que a intenção principal era a de capturar e assassinar o Filomeno Cabral.
Como é normal nestas circunstâncias, foram dadas a ocorrência às autoridades competentes, nomeadamente a Guarda Nacional, a Policia Judiciaria e a Policia da Ordem Publica. Enquanto se presume que estas entidades estão a prosseguir as investigações, estes criminosos, por não terem conseguido consumar aquilo que constitui o epicentro dos seus propósitos, devido a minha ausência no momento. Contudo levaram os objectos pessoais, dinheiro, joias e telemóveis, com os quais não se contentaram, mantiveram montados os seus planos maldosos de me fazerem o mal.
Tendo em conta os contornos dessas ações, não restam duvidas de que estes criminosos não estão a perseguirem-me por razões de pretenderem roubar alguma coisa, mas sim está claramente demonstrada  que é o individuo Filomeno Cabral que pretendem atingir, eliminando-o ou silenciando-o, de forma a não exercer as suas ações de cidadania, pelas quais é conhecido e que incomoda algumas pessoas que não conseguem coabitar com os que pensam e agem de forma diferente positiva.
Ainda, pelas notícias a circular nos últimos momentos, sabe-se que existe um plano de intimidação ou eliminação de algumas pessoas devido as posições que têm assumido, nomeadamente jornalistas, sindicalistas, ativistas dos direitos humanos de forma a fazer consumar as ações de destruição de todas as conquistas conseguidas em termos de construção de Estado de Direito Democrático e dos direitos humanos fundamentais no nosso país.
Nesta base, alertamos a todos os cidadãos, para mantiverem atentos a essas ações e apelamos as autoridades nacionais no sentido de assumirem as suas responsabilidades de proteger todos os cidadãos, independentemente das suas convicções políticas e posições e a comunidade internacional, nomeadamente as Nações Unidas, a CEDEAO, a União Africana e a CPLP no sentido de manterem vigilantes e chamarem as autoridades competentes a assumirem as suas responsabilidades.
Aproveitamos mais uma vez esta oportunidade para agradecer a todas as pessoas e instituições que se solidarizaram connosco e a nossa família e garantir de que, enquanto entendermos que a nossa contribuição é útil para o bem deste país e do nosso povo, continuaremos a exercer pacificamente a nossa cidadania, com esforço e dedicação. Defenderemos os valores nos quais acreditamos e que vão ao encontro da maioria da nossa população.
Quanto a esta situação vamos prosseguir legalmente para que os autores materiais e morais dessas ações sejam traduzidos a justiça e responsabilizados pelos seus atos.

Obrigado

Filomeno CABRAL

0 comentários:

Enviar um comentário