Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

ÚLTIMA HORA: VALENTINA GUEBUZA FILHA DO ANTIGO PRESIDENTE ARMANDO GUEBUZA FOI ASSASSINADA ESTA NOITE PELO MARIDO


A filha do antigo presidente de Moçambique, Valentina Guebuza, foi baleada, supostamente pelo seu esposo Zofimo Muiuane, na noite de quarta-feira, na cidade de Maputo.

MAPUTO - Informações colocadas a circular nas redes sociais e que ainda não temconfirmação das autoridades indicam que Valentina Guebuza foi atingida por quatro tiros e que quando levada ao Instituto do Coração (ICOR), não resistiu aos ferimentos e perdeu a vida.

Segundo informações que também ainda carecem de confirmação indicam que Zofimo Muiuane, esposa da vitima, já foi detido pelas autoridades.

No início da semana teria surgido um texto nas redes sociais que relatavam desavenças graves entre o casal, algo que pode ter culminado com este trágico acontecimento. A Folha de Maputo endereça as suas mais sentidas condolências a família.

______________________________

Isabel dos Santos e Valentina Guebuza estão na lista das 20 mulheres jovens mais poderosas de África, publicada pela Forbes. A lista destaca jovens brilhantes e inovadoras.
Isabel dos Santos lidera o top, Valentina Guebuza está entre as dez primeiras. As empresárias são ambas filhas de chefes de Estado.

Isabel dos Santos, filha de José Eduardo dos Santos, Presidente da República de Angola é a primeira na lista da Forbes. A africana mais rica é também a mais poderosa mulher de negócios de África.

Detentora de 25% da operadora móvel Unitel, tem ainda outros 25% do Banco BIC em Angola, 25% da companhia de telecomunicações portuguesa ZON Optimus e perto de 20% do banco português BPI entre outros negócios em Portugal.

Valentina Guebuza ocupa o 7º lugar 

A jovem de 33 anos é filha do Presidente moçambicano, Armando Guebuza. Embora o seu património não seja tão vasto quanto de Isabel dos Santos, Valentina destaca-se igualmente no sector das telecomunicações e banca, dentro da Focus 21 Management & Development, uma empresa de família que dirige.

A Focus 21 Management & Development tem também negócios no sector de pescas, transporte, minas e propriedades.

A etíope Mimi Alemayehou é a segunda jovem empreendedora deste ranking.
Foi nomeada Vice-Presidente Executiva da Agência de Investimento Privado para o Exterior (OPIC – sigla em inglês), pelo Presidente americano Barack Obama, em 2010.
A OPIC é uma instituição do Estado americano desenvolvimento financeiro. Mimi gere 16 mil milhões de dólares com o objectivo de encontrar oportunidades em mercados emergentes.

Vera Songwe dos Camarões, ocupa o 3º lugar. É directora regional do Banco Mundial para o Senegal, Cabo Verde, Gâmbia, Mauritânia e Guiné-Bissau.
É a única camaronesa na lista.

Da Nigéria, a Forbes distingue Tara Fela-Durotoye (4º), dona de uma linha de cosméticos (House of Tara); a médica de 25 anos Ola Orekunrin (13º) e Folake Folarin-Coker (17º), designer de moda, fundadora de uma das marcas mais conhecidas de África, Tiffany Amber.
A África do Sul surge com três nomes: Rapelang Rabana (5º), de 29 anos, CEO e fundadora da Yeigo Communications, na Cidade do Cabo; Lindiwe Mazibuko (11º), líder parlamentar da Aliança Democrática, foi nomeada em 2012 a mulher mais influente da África do Sul e Sibongile Sambo (14º), CEO e fundadora da SRS Aviação.

Claire Akamanzi (6º), é a única do Ruanda, bem como Hadeel Ibrahim (8º) única empreendora do Sudão nesta lista.
Uganda e Zâmbia seguem em 9º e 10º com Alegot Oromait de 20 anos e Monica Mussonda, respectivamente.
A lista segue com empresárias de países como o Egipto (Minoush Abdel-Meguid, 12º); Kénia (Lupita Nyong’o em 15º e Wangechi Mutu, 19º); República Democrática do Congo (Amini Kajunju, 16º); Zimbabué (NoViolet Bulawayo, 18º) e Tanzânia (Angellah Kariuki, 20º)

Segundo a Forbes, esta lista é subjectiva e destaca mulheres inovadoras e corajosas abaixo dos 45 anos, com carreiras brilhantes, que desempenham um papel fundamental no mundo dos negócios dos seus países e com bastante sucesso. 

0 comentários:

Enviar um comentário