Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

segunda-feira, 7 de maio de 2018

NOTICIAS AO MINUTO:GUINÉ-CONACRI ENTREGA A MUSEU MILITAR GUINEENSE OBJETOS QUE PERTENCERAM A AMÍLCAR CABRAL

Photo de Braima Darame.

Uma série de objetos que pertenceram a Amílcar Cabral foram entregues às Forças Armadas da Guiné-Bissau pelas autoridades da Guiné-Conacri e agora podem ser vistos no Museu Militar em Bissau, situado na fortaleza de Amura.
O conjunto de objetos entregues, a 13 de abril, incluiu a máquina de escrever de Amílcar Cabral, bem como armários, rádios, quatro cadeiras de madeira, uma mesa e até um antigo aparelho de ar condicionado.
"O nosso chefe do Estado-Maior das Forças Armadas já deu orientações para preparar vitrinas transparentes onde vão ser instaladas todas estas peças ao lado da rádio de libertação para permitir aos visitantes ver como é que era o gabinete do camarada Amílcar Cabral", afirmou o major Quintino Napoleão dos Reis, um antigo combatente da Guiné-Bissau, que acompanha as visitas ao Museu Militar.
As peças vão integrar o Museu Militar que já recebeu quase cinco mil visitantes desde a sua inauguração a 24 de setembro de 2017.
O museu retrata a história da luta pela independência da Guiné-Bissau em três fases e além dos objetos que pertenceram a Amílcar Cabral, que incluem o seu automóvel, os visitantes podem também ver armamento utilizado pelos antigos combatentes durante a guerra.
"Para visitar o Museu Militar na Fortaleza de Amura, onde funciona o Estado-Maior das Forças Armadas, não é preciso fazer muitas burocracias. Se for instituição ou organização, pode enviar uma notinha pedindo autorização e acesso para visita", individualmente as pessoas podem pedir autorização ou simplesmente dirigir-se à porta da Amura e pedir para visitar o museu, explicou o major Quintino Napoleão dos Reis.
Amílcar Cabral, conhecido como o pai das independências da Guiné-Bissau e Cabo Verde, foi morto a 20 de janeiro de 1973 na sua residência em Conacri.
LUSA

3 comentários:

  1. GUINEENSES SÃO MESMO FILHOS DA PUTAS PÁ!!!

    MAS PORQUÊ SÓ AGORA? DEPOIS DE 44 ANOS DO FIM DA LUTA ARMADA SÓ AGORA SE PREOCUPEM DE RECUPERAR OS OBJETOS/ARTEFATOS DA LUTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL DA VIZINHA REPÚBLICA DA GUINÉ-CONACRI!? AMPUSSS

    O NOSSO CHEFE DO ESTADO-MAIOR DAS FORÇAS ARMADAS, BIAGUE NAN TAM ESTÁ DE PARABENS. O HOMEM TEM A NOÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA. E, ELE SABE MUITO BEM DE QUE A HISTÓRIA FICA DO LADO DE QUEM A CONTA (QUIM QUI MABÔ BOCA, I MABÔ LENHA)!!!

    HOJE EM DIA, QUEM OUVE OS ANTIGOS COMBATENTES DE CABO-VERDE A FALAREM DA LUTA ARMADA, A PESSOA SAÍ COM A IMPRESSÃO DE QUE A "PARTE" CABOVERDIANA ERA O MAIS IMPORTANTE NA LUTA DE LIBERTAÇÃO, TUDO POR CAUSA DA IGNORÂNCIA DOS GUINEENSES.

    "QUIM QUI MABÔ BOCA, I MABÔ LENHA" DÊ! ASSIM ERA ONTEM E ASSIM SERÁ PARA ETERNIDADE!!!

    BÔ FALA NÔ CEMGFA PA I PIDI "NANIAS" TAMBÉ TUDU DOCUMENTOS CONFIDENCIAIS QUÊ TENE SOBRE A MORTE DE AMILCAR CABRAL. PABIA N'OBI TUGAS KU CABUVERDIANOS KU MANDA MATA AMILCAR CABRAL MA É PUL TUDU NA CABEÇA NINO VIEIRA/CABEÇAS DE GUINEENSES PABIA GUINEENSES IGNORANTES, É KA CUNSI PROPAGANDA E NIN É KA SIBI KAL QUI CONSEQUÊNCIAS DE SÊDU CONDENADO PA HISTÓRIA.

    DEUS, TEM PACENSA MATA GUINEENSES TUDU. É KA MERECE STA NA ES MUNDU LI, PONTO FINAL!!!

    ResponderEliminar
  2. MA QUIM QUI NAN PROPI KU MANDA MATA AMILCAR CABRAL?!?!?!

    UTRUS KUMA TUGAS, UTRUS KUMA CABOVERDIANOS, UTRUS KUMA GUINEENSES KU MANDA MATA CABRAL!!! MA NUNDÉ GORA KU BARDADI STA NEL???

    QUIM QUI SIBI PA I CONTANU PON!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quadé kabu fasim pa choma nome... disan assim kuma kun kala, porque kusa di Guiné nona Guerrial até nunde Para katem!!!

      Eliminar