Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quarta-feira, 9 de maio de 2018

NOTICIAS AO MINUTO:LUÍS MELO É O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BISSAU

Photo de Braima Darame.
A ministra da Administração Territorial da Guiné-Bissau, Ester Fernandes, nomeou Luís Melo novo presidente da Câmara Municipal de Bissau (CMB) e indicou novos responsáveis para as regiões de Biombo, nordeste, e Gabú, leste.
Através de um despacho a que a Lusa teve acesso, Ester Fernandes indica ainda que Luís Melo terá como vice-presidente, Rui Cardoso, antigo governador da região de Cacheu.
Para a região de Gabu, Ester Fernandes nomeou Abdu Sambu, antigo responsável na região de Bafatá, e Armando da Silva, antigo administrador do setor de Prábis, para a região de Biombo.
A ministra justifica as nomeações com a necessidade de preenchimento das vacaturas que existem na administração local com a suspensão por ela decretada de todos os governadores regionais.
Os quatro novos responsáveis, são dirigentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
No passado dia 04, Ester Fernandes suspendeu os oito governadores que asseguram o poder do Estado nas regiões, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Bissau que, na altura, era assegurado por Carlos Costa.
Não foram nomeados novos responsáveis para as restantes regiões, ficando a gestão dos assuntos correntes sob a responsabilidade dos secretários regionais, indica o despacho de Ester Fernandes.
Certório Biote, vice-presidente do Partido da Renovação Social (PRS), que partilha a governação do país com o PAIGC e outras três forças políticas com assento no parlamento, criticou a suspensão dos governadores e propôs o diálogo para ultrapassar o que considera ser medida que poderá colocar em causa a coesa do Governo.
Segundo Biote, existe um acordo de partilha para governação local entre o PAIGC e PRS e que estaria a ser desrespeitado com as decisões assumidas por Ester Fernandes.


Guinendade/Lusa

2 comentários:

  1. PORRA! MA KUMA KU ESSIS FIU SIM!?

    O "ACORDO DE PRINCÍPIO" DIZ O SEGUINTE:

    "MISSION MINISTERIELLE DE HAUT NIVEAU DE LA CEDEAO EN REPUBLIQUE DE GUINEE-BISSAU

    ACCORD DE PRINCIPE : PAIGC – PRS

    Le PAIGC et le PRS s'engagent à poursuivre le dialogue dans le sens de garantir une pleine inclusion du Gouvernement, notamment dans la perspective de la gestion des administrations régionales et locales, ainsi que des entités publiques, sous les auspices du Premier ministre de la Guinée-Bissau et de la CEDEAO.

    Fait à Bissau, le 25 avril 2018

    Ont signé:
    Domingos Simoes PEREIRA, Président du PAIGC

    Alberto Mbunthe NAMBEIA, President du PRS

    Aristides GOMES, Premier ministre

    Prof. Robert DUSSEY, Président du Conseil des Ministres de la CEDEAO".


    NESSE ACORDO NÃO HÁ NADA QUE DIZ QUE TUDO TEM QUE SER FEITO, MAIS UMA VEZ, AO BEL-PRAZER DO PRS.

    EM PRIMEIRO LUGAR, ESSA GOVERNAÇÃO É DA RESPONSABILIDADE DO PAIGC. E SE O PAIGC QUER REVER TODOS OS GOVERNADORES DAS REGIÕES, ENTÃO QUE ASSIM SEJA. PRS NÃO TEM QUE IMPÔR NADA AQUI.

    ResponderEliminar
  2. O ACORDO EM PORTUGUÊS:

    ""MISSÃO MINISTERIAL DE ALTO NÍVEL DA CEDEAO NA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU

    ACORDO-DO-PRINCÍPIO: PAIGC - PRS

    O PAIGC e o PRS comprometem-se a prosseguir o diálogo a fim de assegurar a plena inclusão do Governo, em especial na perspectiva da gestão das administrações regionais e locais, bem como das entidades públicas, sob os auspícios do Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau e a CEDEAO.

    Feito em Bissau, em 25 de abril de 2018

    ResponderEliminar