Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

domingo, 26 de março de 2017

OPINIÃO: "EL CHAPO"O MAIOR TRAFICANTE DA DROGA DO MUNDO!!! SERÁ QUE É A SUA ORGANIZAÇÃO QUE MANDA A DROGA PARA A GUINÉ SOB ALÇADA DOS NOSSOS POLIÍTICOS? VAMOS PENSAR TODOS!!!

Joaquín Archivaldo Guzmán Loera, alias "El Chapo" (Culiacán, 25 de Dezembro 1954 ou 4 de Abril de 1957) é um narcotraficante mexicano ligado à "Alianza de Sangre", também conhecida como Cartel de Sinaloa. É considerado pelas autoridades como um dos mais poderosos traficantes de drogas do mundo e era um dos barões da droga mais procurados no México e nos Estados Unidos. Guzmán conseguiu escapar em 2001 e 2015 das prisões mexicanas. Em 8 de janeiro de 2016 ele foi preso novamente após seis meses da sua segunda fuga por investigadores mexicanos e desde então tem sido mantido sob custódia.

Desde a década de 1980, Guzman Loera se envolve no tráfico de drogas, através da parceria com Miguel Ángel Félix Gallardo, conhecido como "O Poderoso Chefão", que era então o maior produtor de cocaína no México. Após uma série de prisões e divisões internas, "El Chapo" decide romper com a organização de Felix Gallardo e se mudou para Culiacan, onde fundou seu cartel.
Em 1993, foi preso na ponte internacional de Talisman, na Guatemala, e extraditado para o México, onde foi admitido para o prisão de Almoloya. Dois anos mais tarde, em 1995, ele foi transferido para a prisão de segurança máxima de Puente Grande, Jalisco, onde ele escapou em 19 de janeiro de 2001. O governo mexicano ofereceu uma recompensa por sua captura de 30 milhões de pesos, enquanto o governo dos Estados Unidos, sete milhões de dólares. Em setembro de 2001, os americanos pediram a sua extradição, mas isso não foi possível.


Em 22 de Fevereiro de 2014, "El Chapo" Guzmán foi detido por elementos da Marinha do México em Mazatlan, Sinaloa. Naquele momento encontrava-se evadido da prisão de alta segurança do estado de Jalisco, desde 2001. Em 2013 chegou a ser dado como morto.[2] Em julho de 2015, Guzmán fugiu do presídio de segurança máxima onde cumpria pena. Segundo autoridades, ele escapou através de um túnel cavado em baixo de um dos chuveiros da prisão, com extensão de mais de 1,5km. Há fortes suspeitas de que carcereiros e agentes penitenciários facilitaram a fuga. Esta foi a segunda vez que "El Chapo" conseguiu fugir de uma prisão no México. Uma caçada humana, com milhares de policiais e militares, foi iniciada para recaptura-lo.[3] Então, a 8 de janeiro de 2016, ele foi novamente capturado por forças de segurança mexicanas.[4]


Segundo uma edição da revista Forbes de 2009, ele ocupava a posição 701° dos homens mais ricos do mundo, com uma fortuna de mais de um bilhão de dólares.[5] Com um enorme império criminoso, Gúzman faturava alto negociando drogas e armas, exportando entorpecentes principalmente para os Estados Unidos. Seu cartel também era acusado de inúmeros assassinatos, extorsões, sequestros e outros crimes. Ele chegou a ser chamado de "O maior Senhor da Droga do mundo".[6]


Cumpre pena desde 5 de maio de 2016 (quando foi transferido) numa prisão perto da Ciudad Juárez, cidade que faz fronteira com o Texas e considerada uma das mais violentas do mundo.
Em 19 de janeiro de 2017 foi extraditado para uma prisão de segurança máxima em Nova York, Estados Unidos.
Fonte: WKP

0 comentários:

Enviar um comentário