Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

NOTICIAS AO MINUTO:COLETIVOS DOS PARTIDOS POLÍTICOS DEMOCRÁTICOS ANUNCIA PROMOÇÃO DE “CIDADES MORTAS” COMO ACÇÃO DE PROTESTO

Resultado de imagem para COLETIVOS DOS PARTIDOS POLÍTICOS DEMOCRÁTICOS guine bissau

O Coletivo dos Partidos Políticos Democráticos (CPPD) anunciou esta quarta-feira 25 de Outubro em Bissau o início do que o grupo chamou de promoção de “cidades mortas” (paralisação total das actividades na cidade), com efeitos a partir do dia 27 de outubro a 5 de novembro próximos.

 O Coletivo é constituído por 17 formações políticas entre as quais se destacam três com representação parlamentar, oo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Partido da Convergência Democrática (PCD), a União para a Mudança (UM), Assembleia do Povo Unido Partido Democrático da Guiné- Bissau (APU-PDGB) Movimento Patriótico (MP) e o Partido da Unidade Nacional (PUN).

Em conferência de imprensa realizada em Bissau foi anunciado que o Círculo
Eleitoral Número 24 acolhe o primeiro comício desta jornada a nível de capital já no dia 27, seguido do Círculo Eleitoral Número 25 no dia 28 de outubro e no dia 29 no Círculo Eleitoral Número 26. No mês de novembro, entre os dias 3 a 5 do mesmo mês nos círculos 27, 28 e 29.

 As acções devem terminar numa marcha e mega comício em Bissau e nas cidades capitais do interior da Guiné-Bissau. De acordo com CPPD a iniciativa tem como objetivo prevenir a instauração de caos e anarquias, proteger as liberdades fundamentais dos cidadãos, bem como restaurar a democracia e a construção de um estado de direito democrático na Guiné-Bissau.

Foi neste sentido que o CPPD exige do Presidente da República José Mario Vaz a reposição da ordem e o respeito pelas leis pelos acordos estabelecidos, implementação do Acordo de Conakry, respeito pela Constituição e pôr fim à criação de condições para a realização nos prazos legais das eleições legislativas previstas para 2018. Falando durante o encontro, o líder do APUPDGB Nuno Na Biam advertiu o ministro do Interior Botche Candé que ele pode mesmo ser primeira vítima de quaisquer incidentes que possam acontecer das manifestações agendadas para o final desta semana e que envolvam violência das autoridades sobre os manifestantes.





Guinendade/Eglobal




4 comentários:

  1. AS MANIFESTAÇÕES/OS COMÍCIOS DEVEM SER CONSTANTES ATÉ AS MARCAÇÕES "nos prazos legais das eleições legislativas previstas para 2018".

    COMO EU JÁ DISSE, SE EU FOSSE NUNO NABIAM, COM TODO O "PODER DOS BARRETES VERMELHOS" QUE ELE TEM, EU LEVARIA JOMAV AO EXTREMO AO PONTO DELE CAIR NA DESGRAÇA! MAS PRONTO, NUNO NABIAM TAMBÉM NÃO SABE E NEM TEM MUITA EXPERIÊNCIA NA POLÍTICA!

    CONTUDO, AS PRESSÕES DEVEM SER EM MASSA E COM TODA A FORÇA POSSÍVEL. O POVO JÁ SOFREU MUITO E CONTINUA A SOFRER. A MAIORIA DA POPULAÇÃO JÁ ESTÃO CANSADAS DA SITUAÇÃO QUE O PAÍS SE ENCONTRA!!! E É BEM CLARO DE QUE JOMAV JÁ NÃO TEM SOLUÇÃO PARA O PAÍS! ELE PRECISA SER AFASTADO PARA O BEM DA NAÇÃO!!!

    ResponderEliminar
  2. O fim deste regime perto.
    Estamos no último episódio.
    Ninguém jamais domará este povo.

    ResponderEliminar
  3. Campadas de desempregados e mafiosos,kuma coletivos de partidos políticos.

    ResponderEliminar
  4. Nuno sta dja remenda kumba,kil tempo passa dja, na mostra um lider ameacador i violento, no bai

    ResponderEliminar