Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quinta-feira, 2 de março de 2017

OPINIÃO: A GUINÉ-BISSAU ESTÁ SENDO DE NOVO UM PONTO DE ESTOQUE DE DROGAS NO TRÁFICO INTERNACIONAL

Por : David Santos, 
Especialista em Crime Organizado 
 

“Há fortes indícios de que a Guiné-Bissau está sendo usados para armazenar cocaína, posteriormente traficada em pequenas quantidades para a Europa”. Afirmou David Santos, um especialista em crime organizado mais concretamente sobre o tráfico de drogas no mundo.

Segundo indicações, a Guiné-Bissau está sendo cada vez mais usada por traficantes para enviar heroína produzida no Afeganistão para Europa e América. As maiores apreensões ocorrem no sul e no norte do continente.

A produção de drogas ilícitas na África é focada na cannabis, enquanto o haxixe é produzido, principalmente, no Marrocos.

A maior parte do tráfico de cannabis é destinada para o consumo dentro do continente, e apenas uma pequena parte vai para fora - principalmente a Europa. Já o haxixe é produzido para ser vendido nas ruas europeias, e nos países do norte da África acontecem 25% das apreensões mundiais da droga.

A produção em pequena escala de ópio está limitada a países do Norte da África, especialmente no Egito, que regularmente relata a maior erradicação da papoula entre todos os países da África.


Dificuldade em conseguir dados


Estudos existem com base em dados fornecidos por diversas entidades que atuam no combate as drogas, além de informações dos governos de cada país. No caso da África, muitos analistas relataram que a falta de informações confiáveis foi o maior problema, dada a falta de pesquisas científicas na região. Por isso, não é possível neste momento fazer um quadro completo sobre a situação no continente.


Pelo levantamento, a maconha seria a droga mais problemática, responsável por 64% da procura
por tratamento na região, número muito maior do que nas outras áreas estudadas.Contudo, mercados paralelos existem em muitos dos países africanos, onde drogas de prescrição são vendidas fora do controle das autoridades de saúde”.

0 comentários:

Enviar um comentário