segunda-feira, 16 de outubro de 2017
Home »
» NOTICIAS AO MINUTO:ONG DA GUINÉ-BISSAU TÊM PROBLEMAS DE FINANCIAMENTO E FALTA DE APOIO DO ESTADO - ATIVISTA
NOTICIAS AO MINUTO:ONG DA GUINÉ-BISSAU TÊM PROBLEMAS DE FINANCIAMENTO E FALTA DE APOIO DO ESTADO - ATIVISTA
As organizações não-governamentais (ONG) na Guiné-Bissau conquistaram o seu espaço, o apoio da opinião pública, mas continuam a ter problemas de financiamento e a falta de apoio do Estado, disse o antigo presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos.
"Houve diferentes momentos da inoperância do Estado que ajudou à reafirmação no espaço, à conquista de espaço, pelas organizações não-governamentais ao nível daquilo que é o reconhecimento da opinião pública", afirmou Luís Vaz Martins.
Para o advogado guineense, é "incontestável" que as ONG têm o seu próprio espaço e que "não colide com o que o Estado deve fazer como responsável máximo pela realização dos direitos fundamentais".
Mas, salientou, as ONG têm "dificuldades relacionadas com as fontes de financiamento".
"As ONG passaram a viver de projetos em concreto o que fez com que as pessoas precisem de arranjar outro trabalho para viver e se dediquem apenas em tempo parcial. Isso tem sido um fator muito negativo para um maior desenvolvimento que se podia esperar no plano nacional", salientou.
O guineense Luís Vaz Martins é um exemplo disso mesmo. Agora é advogado, mas durante oito anos foi presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, o que lhe valeu perseguições, viver como fugitivo dentro do próprio país e até fugir para Portugal.
"No contexto concreto em que estive a lidar com os destinos da organização foram momentos de alguma violência. Uma coisa é termos alguma instabilidade, mas com violência controlada, outra é violência na sua máxima expressão, de perseguição das pessoas, da tentativa de assassínios e de assassínio, e da própria perseguição permanente que me obrigou a determinado momento a ser fugitivo no meu próprio país", afirmou Luíz Vaz Martins.
O advogado, de 45 anos, foi presidente daquela organização não-governamental guineense entre 2007 e 2015 e apesar de continuar como presidente da mesa do conselho nacional da Liga dos Guineenses do Direitos Humanos teve de se dedicar à sua profissão para poder sobreviver.
"A função é muito absorvente, além dos riscos, não é gratificante do ponto de vista económico", afirmou, salientando que também segundo os estatutos da organização só podia fazer dois mandatos.
Para Luís Vaz Martins, há uma vontade de fazer mudanças e um compromisso conjunto dos cidadãos, chamados ativistas, de quererem contribuir.
"Mas isso não basta. Temos um Estado que financia zero por cento as ONG e tem havido uma quebra considerável do financiamento das organizações internacionais. Isto é um golpe muito duro na intervenção das organizações não-governamentais na sociedade", disse.
As organizações não-governamentais a trabalhar na Guiné-Bissau vão realizar entre quarta e sexta-feira a sua terceira conferência, 23 anos depois da sua última reunião, que ocorreu em 1994.
Durante os dois dias do encontro, dedicado ao tema "Renovar o Compromisso com a Guiné-Bissau" vai ser debatido e analisado o trabalho das organizações não-governamentais durante os últimos 20 anos e definir metas de trabalho para o futuro.
Guinendade/Lusa
Related Posts:
NOTICIAS AO MINUTO:COMUNICAÇÃO SOCIAL AMEAÇA COM GREVE GERAL Na Guiné-Bissau continua a luta dos trabalhadores contra o Governo por melhoria das condições laborais e pagamento de salários em atraso. Depois de … Read More
NOTICIAS AO MINUTO:UNIÃO EUROPEIA ANUNCIA INÍCIO DA ASSISTÊNCIA DA GUARDIA CIVIL ESPANHOLA À GUINÉ-BISSAU No início de abril, a União Europeia doou dois patrulheiros à Guarda Nacional guineense, através da Guardia Civil espanhola, no âmbito do … Read More
NOTICIAS AO MINUTO:ONU REAFIRMA QUE A ESTABILIDADE NACIONAL DEPENDE DO PROCESSO INCLUSIVO O vice representante das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Marco Carmignani, volta a lembrar que a última resolução do Conselho de Segurança destaca pro… Read More
WATCHÁ KATCHÉU:UMARO SISSOCO DIZ-SE SURPRESO COM ESPANCAMENTO DE LESMES MONTEIRO O presidente do Movimento Nacional de Sociedade afirma que o primeiro-ministro ficou “surpreendido” com o espancamento, na madrugada do dia 14 corr… Read More
OPINIÃO: EL MOCTAR KUMA MILITANTES EXPULSOS NA VOLTA NA PAIGC DOA A QUEM DOER!!! AHAHAHAH!!! PARCIM I MANERA KU NÔ STA NA TEMPO DI CADJU ? I DIBI DI TOMA KADJOLAS DRITO ANTES DI BA FASSI É DISCURSO. BRAVO EL MOCTAR!!! O PM ILEGAL E INCONSTITUCIONAL AFIRMOU ESTA SEGUNDA FEIRA QUE OS MILITANTES EXPULSOS NO PAIGC VÃO VOLTAR AO PARTIDO PORQUE NINGUÉM… Read More
ESTADO KA PUDI DJUDA SI CABEÇA, KUMA QUI NA BAI DJUDA ONGs??? HUM
ResponderEliminarTARBADJU TEM NA TERRA DI CABRAL, OU GOSSI I TCHON DI KUMBA YALA?!