Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

NOTICIAS AO MINUTO: COMUNICADO À IMPRENSA- COLETIVO DE PARTIDOS POLÍTICOS DEMOCRÁTICOS UNIDOS CONTRA A DITADURA NA GUINÉ-BISSAU/DIÁSPORA-EUROPA/PORTUGAL

 Coletivo de Partidos Políticos Democráticos unidos contra a Ditadura na Guiné-Bissau/Diáspora-Europa/Portugal
Partido Africano da Independência da Guine e Cabo Verde - Coordenador Assembleia do Povo  
                       Unido/Partido Democrático da Guiné-Bissau – Porta-voz                                                                                                                            



COMUNICADO À IMPRENSA



O Coletivo dos Partidos Políticos Democráticos da Guiné-Bissau Unidos contra a Ditadura na Diáspora-Europa, em Portugal, liderado pelo PAIGC tendo por porta-voz, a APU/PDGB, e que congrega mais 20 partidos guineenses, reuniu-se extraordinariamente, hoje em Lisboa, para proceder à análise da situação política explosiva prevalecente neste momento na Guiné-Bissau à luz da bárbara repressão perpetrada pelas Forças da Defesa e Segurança, a mando do senhor Presidente da República, Dr. José Mário Vaz, contra a Manifestação pacífica organizada e realizada por aquele Coletivo, hoje, 16 de novembro corrente, em Bissau, e dos esforços propositados do senhor Presidente da República para travar a aplicação harmoniosa do Roteiro de Bissau e dos Acordos de Conakry e a implantação de regime autoritário ditatorial na Guiné-Bissau.

Tendo realizado uma profunda análise da situação política prevalecente no país com ênfase especial na bárbara repressão perpetrada, hoje, em Bissau, pelas forças policiais e militares da Guiné-Bissau, a mando do senhor Presidente da República, José Mário Vaz, contra cerca de 30 mil guineenses que estavam, simplesmente e legalmente, a fazer uso do seu direito constitucional de se manifestar, nos termos do nº 2 do artigo 54º da Constituição da Republica da Guiné-Bissau;

Tendo impotentemente assistido às brutalidades cometidas pelas forças de segurança contra os nossos dirigentes e os manifestantes que pacificamente exigiam o seu direito de viver, estudar e trabalhar em paz e estabilidade no seu país, nos termos da lei;

Tendo tomado conhecimento da carga policial contra os líderes do Coletivo, os militantes, responsáveis e dirigentes dos partidos membros do Coletivo que pacificamente tomaram parte na referida Manifestação pacífica;

Extremamente preocupados com a clara recusa do senhor Presidente da Republica em cumprir com os Acordos de Conakry, nos termos fixados pela CEDEAO e pelo Conselho de Segurança da ONU, colocando o país em rota de colisão com a comunidade internacional de que depende económica e financeiramente;

Decididamente mobilizados contra as derivas do senhor Presidente da Republica com clara intenção de implantar um regime ditatorial na Pátria de Cabral.

Os partidos, membros do Coletivo dos Partidos Democráticos da Guiné-Bissau na Diáspora-Europa, liderado pelo PIGC tendo por porta-voz APU/PDGB, decidem:

1. Condenar com veemência as brutalidades cometidas pelas forças de defesa e segurança contra a pacífica Manifestação realizada, hoje, em Bissau, pelo Coletivo dos Partidos Políticos Democráticos a Guiné-Bissau.

2. Manifestar a sua solidariedade para com as vítimas das brutalidades policiais e exigir das autoridades nacionais a realização de um inquérito imparcial para o apuramento das responsabilidades.

3. Condenar as intimidações e perseguições dos dirigentes, responsáveis e membros do Coletivo dos Partidos Democráticos pelas forças policiais a mando do Presidente da Republica e do seu Governo inconstitucional, ilegal e fora dos Acordos de Conakry.

4. Felicitar o Coletivo dos Partidos Políticos Democráticos da Guiné-Bissau e os seus dirigentes pelo sucesso absoluto da Mega Manifestação hoje realizada em Bissau em frente ao Palácio da Republica Bissau na Praça dos Heróis Nacionais.

5. Manifestar a sua solidariedade indefetível para com todos os líderes e dirigentes do Coletivo, bem como com todos os militantes e responsáveis dos partidos do Coletivo denunciando e condenando veementemente a forma como foram torturados e ‘gaseados’ com bombas lacrimogéneas que configura abuso de poder e violação dos direitos humanos e políticos que o atual governo golpista, inconstitucional e ilegal está a implementar no nosso país.

6. Apelar as forças vivas da Nação - partidos políticos, organizações sindicais e da sociedade civil, femininas e juvenis, no país e na diáspora, para se juntarem ao Coletivo dos Partidos Democráticos da Guiné-Bissau- para se organizarem e se unirem numa Frente Patriótica visando o restabelecimento definitivo da democracia na Guiné-Bissau.

7. Advertir a CEDEAO para os tumultos políticos e sociais que poderão advir pela não implementação dos Acordos de Conakry encorajando-a a aplicar imediatamente as sanções contra os políticos que impedem o cumprimento dos mesmos enquanto única saída para a crise política que afeta o país há mais de 2 anos.

8. Apelar às autoridades políticas portuguesas e europeias bem ainda às organizações da sociedade civil de Portugal, da Europa e à comunidade internacional, em geral, para estarem atentas ao evoluir da crise política guineense pressionando o senhor Presidente da Republica e todos os outros políticos guineenses no sentido de cumprirem com os compromissos assumidos perante a ONU, UA, UE, CEDEAO e CPLP.




Feito em Lisboa aos 16 dias do mês de novembro de 2017

O Coletivo dos Partidos Democráticos da Guiné-Bissau Unidos contra a Ditadura/Diáspora-Europa



0 comentários:

Enviar um comentário