Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

NOTICIAS AO MINUTO:JOSÉ MÁRIO VAZ QUER ABRIR NOVA RONDA NEGOCIAL COM ACTORES POLÍTICOS PARA ULTRAPASSAR CRISE NA GUINÉ- BISSAU

Imagem relacionada
O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, pretende abrir uma nova ronda de negociações com os actores políticos como forma de tentar ultrapassar a crise política que se arrasta no país há quase três anos, confirmaram à eGlobal fontes da Presidência guineense. 

O posicionamento de José Mário Vaz surge depois de em reuniões na última semana, a direcção do PRS ter manifestado a sua intenção de abandonar de forma formal o Acordo de Conacri “no mais breve prazo possível”, decisão também apoiada pelo próprio Presidente da República. A juntar a esta situação está também o crescente descontentamento do próprio Presidente com o comportamento do Primeiro Ministro Umaro Sissoko nas últimas semanas, sobretudo pela instrumentalização da Associação Islâmica pela Primatura para conduzir ataques religiosos contra os opositores políticos do Governo, situação que José Mário Vaz considera “inaceitável em quaisquer circunstâncias por colocar em causa a segurança e a unidade nacional”, de acordo com as mesmas fontes ligadas ao próprio Presidente.

A abertura da nova ronda negocial irá também permitir ao Presidente apresentar-se na próxima cimeira da CEDEAO, prevista para 16 de dezembro, e pedir mais tempo para a resolução da crise política no país. Um dos nomes confirmados que José Mário Vaz pretende apresentar na nova ronda negocial para substituir o Primeiro Ministro Umaro Sissoko é o de João Fadia, actual Ministro das Finanças da Guiné-Bissau.



Guinendade/eglobal

 

6 comentários:

  1. MAS PORQUÊ QUE JOSÉ MÁRIO VAZ NÃO ABRA UMA NOVA RONDA NEGOCIAL OU MELHOR, UMA NOVA RONDA DA AUSCULTAÇÃO PARA ENCONTRAR A MELHOR GORILA FÊMEA PARA ELE?!?!?! PORQUE A OUTRA É TÃO FEIA QUE NEM DÁ PARA TER NA PALÁCIO DA REPÚBLICA DOS DJANKADINS!!!

    O JOSÉ MÁRIO VAZ PODE BRINCAR DE MACACO COMO ELE BEM QUISER. O CERTO É QUE O TEMPO JULGARÁ TUDO!!! MAS QUEM NÃO CONHECE A HISTÓRIA DA GUINÉ-BISSAU??? PARECE SÓ JOSÉ MÁRIO VAZ QUE NÃO CONHECE A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA GUINEENSE!!!

    ResponderEliminar
  2. Disseram que nunca existiu um acordo em conacry e agora querem abandona-lo, em que ficamos então, vamos rebobinar ou bobinar?

    ResponderEliminar
  3. Muito tarde Jomav! A unica saida e' arrumar a mala rumo a Calequisse. Oh nao te esquecas de levar os teus cumplices!

    ResponderEliminar
  4. Brincadeira tem hora!
    * Partido político que se apresente a mais esta ronda estará a trair o povo guineense;
    * o famigerado acordo de conakry agora? Decorrido tanto tempo ...
    * Não tendo havido processo nem provas que sustentassem o derrube do governo do Partido vencedor das eleições porque não voltar ao status quo ante, restituindo o poder ao PAIGC, ou seja, negociar com o Presidente deste Partido...
    Esta solução devolveria Paz e legalidade à sociedade, através de compromissos RAZOÁVEIS, que não beliscassem a clarificação por que tanto anseamos...
    Haja bom senso, sem medos! Assumamos as nossas responsabilidades com coragem e determinação. Ignorar os resultados eleitorais que, afinal, elegeram o actual PR, ignorar que as acusações na origem do derrube do Governo não tiveram sustentação, é persistir e investir no ERRO.
    Ainda é possível arrepiar caminho, corrigir as distorções e avançar em defesa dos reais interesses da Nação Guineense.

    ResponderEliminar