Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

NOTICIAS AO MINUTO: FORÇAS DA ORDEM DISPERSAM MANIFESTANTES COM GÁS LACRIMOGÊNIO

As forças da Polícia de Ordem Pública (POP), dispersaram hoje com granadas de gás lacrimogénio, uma marcha pacífica convocada pelo Colectivo de Partidos Políticos nas medições da Praça dos Heróis Nacionais.

A marcha que congrega milhares de dirigentes, militantes e simpatizantes do Colectivo constituído por 18 partidos políticos iniciou na Rotunda da Chapa de Bissau percorrendo até a frente da sede do Sport Bissau e Benfica onde foram vedados o percurso por diversos cordões das Forças de Ordem que bloquearam a estrada com um camião de atrelado longo.

 Os manifestantes, incluindo os líderes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC), Domingos Simões Pereira e do partido Aliança do Povo Unido(APU-PDGB), Nuno Gomes Nabian, exibiram cartazes com as frases “ Jomav o Povo não está contigo”, “A Democracia, Hoje, Amanhã e para Sempre”.

Os marchantes decidiram ir para uma via alternativa para atingir a Praça dos Heróis Nacionais mesmo assim  as Forças de Ordem  disparam continuadamente contra eles granadas de gás lacrimogénio.

Na ocasião, o Porta-Voz do Colectivo dos Partidos Políticos Democrático e líder da APU-PDGB, Nuno Gomes na Biam dirigiu uma mensagem aos marchantes afirmando que é compreensível o impedimento da Forças da POP porque apenas estão a cumprir ordens superiores.

Acrescentou por outro lado que, enquanto líderes políticos, estão simplesmente a defender o direito de todo o povo guineense, frisando que ninguém tem direito de pôr em causa a independência conquistada pelos combatentes.

Por sua vez, o Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, afirmou que estão despostos a marchar na base de respeito a lei, tendo realçado que de acordo com a lei, as forcas da POP não têm direito de impedi-los de ficar  pelo menos à “100” metros do Palácio da República.

A marcha promovida pelo Colectivo de Partidos Políticos Democraticos do país, resultou em  espancamentos e o lançamento de gás lacrimogénio sobre os marchantes, tendo registado alguns ferimentos ligeiros que foram conduzidos ao Hospital Nacional Simão Mendes. 



Guinendade/ANG

0 comentários:

Enviar um comentário