Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

NOTICIAS AO MINUTO:MARCHA DA OPOSIÇÃO DECORRE SEM VIOLÊNCIA EM BISSAU


Manifestação contra o Presidente, Guiné-Bissau
Lídes políticos dão trégua ao PR para nomear um novo primeiro-ministro
Os partidos da oposição na Guiné-Bissau declararam uma trégua ao Presidente José Mário Vaz para cumprir o acordo de Conacri.
Sem precisar dias ou semanas, Domingos Simões Pereira, antigo primeiro-ministro e presidente do PAIGC, e Nuno Gomes Na Bian, ex-candidato presidencial e líder da APU – PDGB, instaram o Presidente a demitir o actual Governo e a nomear um novo primeiro-ministro, caso contrário vão voltar as ruas em marchas de protesto.
A advertência foi feita durante o segundo dia de marchas em Bissau que, nesta sexta-feira, 17, decorreu sem incidentes.
Ao contrário do ontem, em que houve confrontos entre a polícia e manifestantes que resultaram em 10 feridos leves, hoje as forças da ordem limitaram-se a proteger os acessos à Presidência da República, enquanto a força estacionária da CEDEAO, a Ecomib, marcava uma discreta presença no local.
Esta presença foi o resultado de uma longa reunião realizada ontem à noite, com a presença dos organizadores da marcha, Ministério do Interior e Representantes de Algumas Organizações Internacionais, a força estacionária da CEDEAO (ECOMIB) decidiu acompanhar os manifestantes à distancia.
Uma posição que, de certa forma, visa prevenir os actos de violência ocorridos ontem contra os manifestantes, que, aliás, foram alvos de agressões físicas por pare dos agentes da força de ordem.
Além de alguns detidos, na altura, dados dos serviços da urgência do Hospital Nacional “Simão Mendes” indicam a entrada de mais de uma dezena de feridos.
Notou-se a presença discreta dos militares em algumas artérias da capital, enquanto registava-se a carga policial sobre os manifestantes.

Guinendade/VOA

0 comentários:

Enviar um comentário