Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

NOTICIAS AO MINUTO: CALENDÁRIO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2018 PODERÁ NÃO SER CUMPRIDO

Resultado de imagem para ELEICOES GUINENDADE

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) considera que tecnicamente as datas e os calendários para realização das eleições legislativas de 2018 já estão comprometidas, e lembra que as eleições que marcam fim desta legislativa deveriam acontecer em meados de maio 2018.

 De acordo com a fonte da e-Global, em causa está o atraso na atualização dos cadernos eleitorais e do recenseamento de raiz dos novos eleitores com a idade de votar e que nas ultimas eleições não reuniam estas condições. Segundo a mesma fonte, este processo deveria ter iniciado em dezembro de 2017 em todo território nacional e no estrangeiro durante 45 dias. “O que estamos assistir neste mês de dezembro, é que neste momento não estamos a realizar o recenseamento dos novos eleitores” assim como não estão a ser atualizados os dados dos eleitores no país e na diáspora, consequentemente “vamos ter as datas e os calendários das eleições legislativas 2018 mesmo  comprometidas de se realizarem no tempo previsto pela lei”, disse a nossa fonte. 

A fonte lembrou a e-Global que nos prazos previstos a CNE entregara ao Presidente da República José Mário Vaz o cronograma do calendário eleitoral, mas “pouco se tem feito deste cronograma eleitoral”, com exceção da atualização das cartografias eleitorais.
“Felizmente neste momento já estamos muito avançados em relação aos trabalhos de cartografias, o que vai nos permitir afixar os novos mapas eleitorais, novas mesas de assembleia de votos, mas trata-se de um processo que deveria acompanhar o trabalho de atualizações de cadernos eleitorais”, disse a fonte. 

Quando o Presidente da República regressou ao país, após a sua participação na cimeira de Chefes de Estados e dos Governo da Comunidade Económica dos Estados da que disponibiliza  África Ocidental (CEDEAO), sugeriu que, com base no seu Roteiro, as eleições legislativas deveriam ocorrer em simultâneo com as eleições presidenciais em 2019.





Guinendade/E-global

0 comentários:

Enviar um comentário