Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

domingo, 17 de dezembro de 2017

OPINIÃO:SUPER BOMBA!!! O ROTEIRO FOI PREPARADO POR BRAIMA CAMARÁ PARA SERVIR OS SEUS INTERESSES

Resultado de imagem para BRAIMA CAMARA JOSE MARIO VAZ
Braima Camará contratou há duas semanas um grupo de advogados oportunistas da nossa praça para que preparassem um roteiro para que ele entregar ao Presidente da República antes da Cimeira. Aí está o roteiro que no fundo não foi discutido na Cimeira porque JOMAV não aceitou mas foi lançado nos blogs por Braima Camará para tentar enganar os menos atentos.

Vejam só um roteiro que tenta substituir um acordo e intervêm até nas estruturas de um partido. Aí Braima Camará tu és burro mesmo. É claro que isso foi feito para defender os interesses de Braima Camara. Senão vejamos:

1) Braima Camara não está interessado que as conferências de base que estão a ter lugar para o congresso do PAIGC continuem porque aí ele estará fora por completo do PAIGC. 

2) Braima Camará não está interessado em regressar como simples militante. O bandido quer regressar com a sua malta toda para os postos que ocupavam e assim ir ao congresso do PAIGC. O maior desafio do Braima agora é fazer tudo para não perder este congresso. Ma congresso dja ficau.

3) Braima Camará pretende que a reintegração dos 15 bandidos esteja em primeiro lugar contra um acordo quedou assinado por todos onde a nomeação do PM de consenso devia ser o primeiro passo a ser dado.

Mas deixem fazer as palavras do A. Keita minhas palavras:

CONTRADIÇÃO 1: Não se pode integrar incondicionalmente "os 15" no seu Partido de origem (se assim vir acontecer; ponto 1., item a), e ponto 2.), entabulando ao mesmo tempo as consultas com vista a escolha consensual de um novo Primeiro-Ministro (idem, ponto 1., item d) e, a formação de um novo governo consensual e inclusivo que tenha em conta também os integrantes do “grupo dos 15” como tal (ponto 2.). Não se pode. 

CONTRADIÇÃO 2: Agindo assim, será ignorado o estabelecido no Acordo de Conakry que ordena a reintegração incondicional “dos 15” no seu Partido de origem, mas sob o respeito irrestrito do ordenado nos Estatutos deste Partido. Mas é que ainda, agindo assim, pelo tudo que se viu até aqui, vai-se criar uma situação de anarquia total neste Partido. Consequência: mais atos de instabilidade em vista. 

CONTRADIÇÃO 3: pelo engajamento de um novo processo de uma nova “escolha consensual”, o próprio Roteiro sai do abrigo do Acordo de Conakry (ponto 1., item e). Porque tendo abandonado a escolha consensual já existente no quadro deste mesmo Acordo, cujo cumprimento, este Roteiro em pauta é chamado a efetivar. 

CONFUSÃO: Deverá ser imediatamente esclarecido, da qual “maioria parlamentar” é questão neste Roteiro, a “maioria parlamentar SAÍDA DAS URNAS” ou a “maioria parlamentar EX POST ELEIÇÃO ARRANJADA”. A primeira existe e funciona em todos os Órgãos da Estrutura Orgânica e do Funcionamento da ANP e a segunda existe apenas no nível do Órgão da Plenária. Ignorando-se este nunance, vai-se encontrar na mesma situação tendo prevalecida desde o dia 23 de Dezembro de 2015 até a presente data.

DÚVIDA: Como definir o conceito do “reabertura da plenária da ANP”? Marimbar doravante nas Normas e Regras procedimentais em relação ao agendamento de todos os assuntos da importância e interesse nacional pelos Órgãos competentes (Presidente da ANP; Mesa da ANP; Conferência dos Líderes das Bancadas e Comissão Permanente da ANP) para o seu debate e aprovação (ou não) no nível do Órgão da Plenária. Ir-se-á agir assim? Para a consolidação das instituições democráticas e da Democracia na Guiné-Bissau? Não, não creio. 

Minha conclusão. Este Roteiro não parece ser virada à procura de uma solução de saída justa e legal.




Nelson

2 comentários:

  1. Mais uma vez nao veio o nome de Dr.A.Olivais como figura do consenso.

    ResponderEliminar
  2. Pedro sintoniza-te com a realidade ok! Entao tu ainda nao acreditas que o vencedor das eleicoes (PAIGC) e' que escolhe o primeiro ministro? Algum dia consultaste a Constituicao da Guine Bissau? You are such damn ass!

    ResponderEliminar