Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

sábado, 16 de dezembro de 2017

OPINIÃO: JOMAV BAI LIMPA K****** KU BU ROTEIRO PABIA KILA KA PUDI STA RIBA DE ACORDO DE CONAKRY


Mbom!!! Este problema na Guiné-Bissau não tem fim à vista com mais esta manobra dilatória de José Mário Vaz. O Nantoy di Kadera julga-se espertinho 😂😂😂😂!!! Não haverá consenso sobre esse roteiro porque tenho a certeza que o PAIGC não irá aceitar isso. JOMAV esquece ok! Está fora de questão o ponto 1 do teu roteiro de kadera. Se os 15 bandidos quiserem serão REINTEGRADOS como simples militante senão congresso na fica elis deh. Aliás pa é diskici congresso pabia é kana bai.



Marcos Silva

8 comentários:

  1. Coitadi mame di Doka , ora só ki pimpinhi i tá fala i prenha , na hora di parto i só vento , é cério , es Mindjer cá padi nim um fidju prunto ! Li cu galinha munino nel , ora so ki sibi cuma um fidjh cá na bali i cá tá kenkil djanam !

    ResponderEliminar
  2. Minha reação a quente a este Roteiro. Tem contradições, alguma confusão e dúvida sérias e, será por isso, muito mais difícil implementa-lo ao abrigo do Acordo de Conakry (ponto 1., item e).

    CONTRADIÇÃO 1: Não se pode integrar incondicionalmente "os 15" no seu Partido de origem (se assim vir acontecer; ponto 1., item a), e ponto 2.), entabulando ao mesmo tempo as consultas com vista a escolha consensual de um novo Primeiro-Ministro (idem, ponto 1., item d) e, a formação de um novo governo consensual e inclusivo que tenha em conta também os integrantes do “grupo dos 15” como tal (ponto 2.). Não se pode.

    CONTRADIÇÃO 2: Agindo assim, será ignorado o estabelecido no Acordo de Conakry que ordena a reintegração incondicional “dos 15” no seu Partido de origem, mas sob o respeito irrestrito do ordenado nos Estatutos deste Partido. Mas é que ainda, agindo assim, pelo tudo que se viu até aqui, vai-se criar uma situação de anarquia total neste Partido. Consequência: mais atos de instabilidade em vista.

    CONTRADIÇÃO 3: pelo engajamento de um novo processo de uma nova “escolha consensual”, o próprio Roteiro sai do abrigo do Acordo de Conakry (ponto 1., item e). Porque tendo abandonado a escolha consensual já existente no quadro deste mesmo Acordo, cujo cumprimento, este Roteiro em pauta é chamado a efetivar.

    CONFUSÃO: Deverá ser imediatamente esclarecido, da qual “maioria parlamentar” é questão neste Roteiro, a “maioria parlamentar SAÍDA DAS URNAS” ou a “maioria parlamentar EX POST ELEIÇÃO ARRANJADA”. A primeira existe e funciona em todos os Órgãos da Estrutura Orgânica e do Funcionamento da ANP e a segunda existe apenas no nível do Órgão da Plenária. Ignorando-se este nunance, vai-se encontrar na mesma situação tendo prevalecida desde o dia 23 de Dezembro de 2015 até a presente data.

    DÚVIDA: Como definir o conceito do “reabertura da plenária da ANP”? Marimbar doravante nas Normas e Regras procedimentais em relação ao agendamento de todos os assuntos da importância e interesse nacional pelos Órgãos competentes (Presidente da ANP; Mesa da ANP; Conferência dos Líderes das Bancadas e Comissão Permanente da ANP) para o seu debate e aprovação (ou não) no nível do Órgão da Plenária. Ir-se-á agir assim? Para a consolidação das instituições democráticas e da Democracia na Guiné-Bissau? Não, não creio.

    Minha conclusão. Este Roteiro não parece ser virada à procura de uma solução de saída justa e legal.

    Obrigado.
    Por uma Guiné-Bissau de HOMEM NOVO (Mulheres e Homens), íntegro, idôneo e, pensador com a sua própria cabeça.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
  3. AFRICANO KA BALI BÔ!!!

    SERÁ QUE É ASSIM QUE CEDEAO PRETENDE SALVAGUARDAR A ÍNTEGRIDADE DOS AFRICANOS?!?!?!

    A CRISE QUE JOSÉ MÁRIO VAZ NÃO CONSEGUE RESOLVER JÁ MAIS DO QUE 2 ANOS. AGORA DENTRO DE UM MÊS QUE ELE SERÁ CAPAZ DE A FAZER!?!?!? HUM

    DJUBIDÉ! BÔ DISSA DJINTIS BÔ TEM PACENSA!!!

    ResponderEliminar
  4. KKKK...EEHH!!! PRUBLEMA DI GUINE-BISSAU KA NTERESSA CEDEAO PA I REZOLVIDO, PABIA DI INTERESSE DI PAIS VIZINHO.
    SIMPLESMENTE JOMAV CONSIGUI MAS 30 DIAS PA I DA FOLGO. PABIA ES SI PLANO KI FALA I NA SIGUI PA PUDI IMPLEMENTA ACORDO DI CONAKRI I KIL MESMOS TAMBUR KI NA TOKA DISNA PA KA PUDI RISPITA ACORDO KU TUDU ASSINA. PA I CONTA DJINTIS KE DI NOBU KI TENE PA FASSI.

    ResponderEliminar
  5. A la mas utru bias figura de consenco ca tem y ora q gentes tchiga Bissau yta ba falanu cuma y Dr. A. Olivais q cudjido pa sedu 1 ministru !

    ResponderEliminar
  6. Omi desculpa ma es ika pa Bai cudji figura de consenso nim nomes ka mandado Ba bai cudji i cimeira e problemas de Guiné discutido pa encontra solução.

    ResponderEliminar
  7. Pra ja o Roteiro foi chumbado! O ladrao do Jomav mais o seus apoiantes que saibam interpartar e divulga-la como elas sao.

    ResponderEliminar
  8. OH PRS, COITADO PRS!

    Ainda há 3 dias atrás, no dia 13 do corrente, antes da apresentação deste Roteiro ontem (16.12.2017) na Cimeira da CEDEAO finda em Abuja, o atual Presidente do PRS disse bem gritando: o "PRS CONTINUA FIEL AO PRIMEIRO-MINISTRO, UMARO SISSOCO EMBALÓ." O atual.

    E no ponto 1., item b) deste Roteiro, proposto pelo nosso So Presi, Dr. JOMAV, lê-se, entre medidas previstas para a execução imperativa, se tudo tivesse dependido deste, o seguinte: “EXONERAÇÃO DO ATUAL PRIMEIRO-MINISTRO”.

    Ora, sabendo que sem o PRS não existiria o “grupo dos 56”, barricado desde há tempos no nível do Órgão da Plenária da ANP a serviço deste nosso So Presi e pelos interesses mesquinhos próprios dos atuais dirigentes deste mesmo PRS e, mais nada. O “grupo dos 56”, pelo qual, mas mesmo, unicamente pelo qual, toda esta toada pode ser encenada pelo nosso So Presi; sabendo tudo isso, não há senão esta seguinte conclusão a ser retida sobre a posição deste Partido à volta desta proposta do Roteiro do nosso So Presi:

    Ou os atuais dirigentes do PRS estão numa total posição de repudia, de desprezo e/ou menosprezo por este nosso So Presi; ou a “coisa” exprime uma desconsideração total desta gente e seu Partido por este mesmo; ou simplesmente lá, naquele grupo político de afinidade (So Presi + PRS + “os 15” + talvez um Nado Mandinga do algures), não se fez o devido “trabalho de casa”, antes desta Cimeira.

    Bom, seja como for, tudo isso põe e faz ver o PRS, de facto, partindo da sua própria e inglória perspetiva nesta atual situação e momento preciso, como um PARTIDO “GALO VASSALO” neste tal grupo, aí mesmo, onde devia ser, pelos seus trunfos, o PARTIDO “GALO MANDÃO”.

    Ok, a vida é assim. Pode ser. Pois isso é como diz um velho ditado nosso, “mesmo no DIA DO JUÍZO FINAL, haverá gente com melhores trunfos para a GLÓRIA, mas que ai, preferirá o INFERNO”. Coisas nossas. Triste. Coitado PRS dos nossos dias.

    Obrigado.
    Por uma Guiné-Bissau de HOMEM NOVO (Mulheres e Homens), íntegro, idôneo e, pensador com a sua própria cabeça.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar