Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

OPINIÃO: SUPER BOMBA!!! JOÃO ALADJE FADIA: PRÓXIMO PÁSSARO NA CARTOLA DE JOSÉ MÁRIO VAZ

Resultado de imagem para JOSE MARIO VAZ GUINENDADE
 
Para manter e perpetuar a crise...,
para ele próprio continuar a governar..., e
para forçar a sua reeleição.
 Resultado de imagem para AUGUSTO OLIVAIS GUINENDADE
 
É sentimento geral no país e nos corredores internacionais que o General (que nunca foi) já foi, já não aguenta e muito provavelmente o JOMAV vai mesmo o exonerar para não enfrentar a CEDEAO e toda a Comunidade Internacional que ameaça, desta vez com firmeza, aplicar sanções fortes e exemplares. À partida, mais uma contrariedade para JOMAV e para o seu séquito, PRS e Grupo dos 15 - sofre mais uma derrota e um profundo desgaste aos olhos da opinião pública nacional e internacional.
 
Esse é o sentimento lógico de qualquer individuo equilibrado e coerente, que esteja alinhado com algum valor supremo e coletivo. Não é pois o caso do José Mário Vaz e por isso este alerta ao PAIGC e ao coletivo que o acompanha, assim como a comunidade internacional, para olharem com mais atenção o que aí vem.
 
Tudo isto já estava nas cogitações do José Mário Vaz. Não se trata de gostos. Aliás, desengane-se quem pensa que ele chegou a gostar do Umaru Sissoko ou do Baciro Dja e agora o amor é por Aladge Fadia. Nada disso! Tudo é calculado, tudo é estratégico, tudo por conveniência.
 
O JOMAV quer governar, quer acaparar-se de todo o poder, servir-se livremente e manter a crise para, num ambiente de confusão, exibir sua força (de dinheiro e homens comprados) e forçar sua reeleição – lembre-se que Dja deu-lhe a base politica necessária para enganar os observadores, e vender que a crise é no seio do PAIGC; teve a sentença pronunciada e o funeral politico marcado para Monrovia, então sacou Cissoko e este trouxe convenientemente dinheiro e contactos regionais. Esta fonte também se esgotou, e portanto, qual fusível, vai se queimar e ser reciclado.
 
Confrontado pela pressão nacional mas sobretudo internacional, vai agora fazer um grande número (fingir), de contrariedade e de desolação porque lhe obrigam a descartar o parceiro amigo, o General, o muçulmano, etc...
 
Levando a todos os atores a acreditar que está fazendo cedências, vai agora sacar o próximo pombo que já estava na sua cartola: João Aladge FADIA. O que é que este lhe trás? Ora, a limpeza do cadastro económico e financeiro; o argumento de promover um tecnocrata; a continuidade do discurso étnico-religioso, o apoio de uma certa comunidade internacional por via do Representante do FMI, que há muito iniciou esta campanha de sensibilização.
 
Todos sabemos que o maior problema do JOMAV, a par de querer sempre mais e tudo, é a ficha negra que o persegue, de desvios nas finanças (dinheiro de angola e dividas internas), dividas nas alfândegas, condenações do tribunal fiscal por não pagamento dos impostos, contratos empréstimo para Guine Telecom, EAGB e Portos, e muito, muito mais. Agora por arrastão e evidencias irrefutáveis até o seu despachante foi detido, correndo o risco de dar com a língua e complicar ainda mais o quadro já de si terrível. Ora, quem mais conveniente que o mestre da falcatrua contabilística, que já terá feito um trabalho de sensibilização junto dos amigos do BCEAO e agora da própria CEDEAO, enquanto o Óscar fala com os parceiros internacionais mais distraídos e vulneráveis.
 
E então, espera JOMAV, que ao fazer a “cedência” do afastamento do Cissoko, os parceiros internacionais o ajudem a convencer o PAIGC e todos os inconformados, de que em contrapartida devem aceitar um novo nome proposto por José Mário Vaz. É este o enredo da nova peça teatral escrito por JOMAV, em que o PRS deverá entrar de boa vontade, pois – se o filme tem sangue, eles são Drácula; e os 15, já estão na fase de aceitar tudo, pois se isso parecer rocha, do outro lado tem demasiada água.
 
Todos os demais, PAIGC, Espaço de Concertação, Coletivo de Partidos Democráticos, Cidadãos Conscientes e Inconformados, P5, resto da Comunidade Internacional, CEDEAO, Nações Unidas, não passarão de figurantes, numa peça que até achavam interessante e ajudaram a promover, para depois descobrir que foi só por não a conhecerem.
 
Portanto, aqui vai nosso alerta à navegação: Partidos Políticos representando de verdade a aspiração do povo guineense, comunidade internacional parceira e amiga, cidadãos guineenses preocupados com o presente mas sobretudo com o futuro. Se querem a paz, se querem conquistar a estabilidade, se querem salvar o desenvolvimento, exijam sem reservas:
 
O cumprimento integral do acordo de Conacry: Nomeação do Augusto Olivais; formação de uma mesa redonda dos partidos da ANP para em consenso aprovar o a formação do governo, o programa e as reformas necessárias; reintegração dos 15 respeitando os estatutos do seu partido e convocação no mais breve espaço de tempo de eleições livres transparentes e justas.
 
Tudo menos isso, só dará:
 
JOMAV a governar, JOMAV a roubar e a dividir com PRS e os 15, JOMAV a forçar sua reeleição!
 

Está feito o alerta, boa sorte a todos nós!
 


Antonio Santos

3 comentários:

  1. SE JOMAV MISTI PAKA I RESOLVI É CRISE TOK MUNDU BAI IAGU, ÉL KU SIBI LA!!! ANÔS NÔ STALI, "DAY IN DAY OUT" MAS SEMPRE AQUI "FOREVER AND ALWAYS"!!!

    ResponderEliminar
  2. EU ATÉ NÃO QUERO MAIS QUE O ACORDO DE CONACRI SEJA CUMPRIDA... PORQUE, O MEU DESEJO É DE NUNCA MAIS VER OS 15 OU MELHOR OS 13 DJANKADINS DE VOLTA NO PAIGC!!!

    EU PREFIRO IR VISITAR O PAIGC NO "MUSEU DOS PARTIDOS FALHADOS" KKKKKK POR ALGUNS TEMPOS DO QUE TER OS 15 DJANKADINS DE VOLTA NO PARTIDO!!!

    TARBADJU TEM NA TCHON DE CABRAL!!!

    ResponderEliminar