Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

sexta-feira, 26 de maio de 2017

OPINIÃO: O HOMEM QUE DESAFIOU DEUS



O sábio reconhece que tudo o que tem é uma dádiva, e que, por mais rico e poderoso que seja, não é senhor do seu destino. Eis a moral deste conto da Etiópia, a história de um homem tão cheio de si que desafiou Deus para um combate.

Na terra dos Darassa vivia o homem mais rico do mundo, pelo menos assim se julgava. Tinha muitas esposas e mais de 20 filhos. Com a ajuda deles, ia-se tornando cada vez mais rico e nas batalhas derrotava todos os inimigos. O seu poderio não tinha limites, à excepção de um obstáculo.
Um dia disse à primeira esposa:
– Prepara-me comida para um ano, porque vou fazer uma longa viagem à procura de Deus. Quero bater-me com ele.
A esposa procurou dissuadi-lo.
– Lutar com Deus? Para quê, se foi ele quem nos deu tudo o que temos?
O homem, furioso, esbofeteou-a. Mas ela foi a casa do governador local e do sacerdote, que vieram para o demover daquela ideia estúpida. Ele, contudo, não lhes deu ouvidos e partiu. Então, o sacerdote disse-lhe:
– Vai, vai desafiar a Deus, que te arrependerás!
O homem partiu. Caminhou, caminhou e, finalmente, um ano depois chegou a um lugar onde Deus estava sentado, rodeado pelo seu séquito. Cumprimentou o homem:
– Bom dia! Donde vens e para onde vais?
Este respondeu-lhe com arrogância:
– Sou o homem mais rico e mais forte do mundo. Matei muita gente e agora ando à procura de Deus para o matar.
– Que ideia estúpida! Não foi Deus quem te deu tudo o que tens?
– Não quero saber! – respondeu o homem. – A terra é toda minha, por isso, não quero que Deus habite nela.
Então Deus disse-lhe:
– Vou transformar-te em pedra!
Nesse instante, o homem tornou-se pedra, juntamente com o cavalo que segurava pela rédea.
Passaram-se muitos anos, e os filhos do ricaço resolveram ir à procura do pai. O mais novo, porém, sugeriu que, primeiro, se pedisse conselho ao sacerdote; talvez tivesse algo de interessante a dizer-lhes. Mas os irmãos não lhe deram ouvidos e partiram sem ele.
Passou-se muito tempo e dos irmãos nem sinal. O mais novo, que ficara em casa, pensou em partir em busca deles, mas pediu conselho ao sacerdote, que lhe disse:
– Nenhum dos teus irmãos chegou aonde o teu pai está. Mas tu podes partir, que terás sucesso. Leva contigo algumas ovelhas e mel para oferecer a Deus.
O jovem partiu e, um ano mais tarde, chegou aonde Deus estava sentado com o seu séquito. Um pouco mais além estava a estátua de pedra de um homem com o cavalo. Deus perguntou ao recém-chegado:
– De onde vens e para onde vais?
O jovem contou a história do pai e dos irmãos.
– Também queres matar a Deus?
– Não, não! Quero demover o meu pai de tão insensata ideia. Trouxe comigo algumas ovelhas e mel para oferecer a Deus.
Deus olhou comovido para o jovem, depois, com um chicote golpeou a estátua de pedra, que se transformou num homem vivo com o seu cavalo. Deus disse ao jovem:
– Olha, o teu pai veio até aqui para me matar. Ele ficará pedra para sempre, e tu volta para casa. Casarás e terás filhos, herdarás a riqueza do teu pai, mas não chores por ele, senão terás a mesma sorte dele e dos teus irmãos.
E assim aconteceu. O jovem regressou a casa, tornou-se rico, mas não se deixou deslumbrar com a riqueza. Repetia sempre o que havia aprendido da mãe: «Tudo o que temos é dom de Deus.»

Fonte: Além Mar

1 comentário: