Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

sexta-feira, 15 de junho de 2018

NOTICIAS AO MINUTO: RGB/MOVIME “BA-FATÁ” EX PAGAMENTO DA DÍVIDAS DO ESTADO GUINEENSE AO PARTIDO


Resultado de imagem para RGB/MOVIMENTO “BAFATÁ”
A Resistência da GuinéBissau Movimento “BAFATÁ” reclama o pagamento de cerca de cento e vinte seis milhões de francos Cfa, por parte da Assembleia Nacional Popular, referente aos subsídios de partidos políticos com assento parlamentar. 


Um valor que remonta à legislatura de 1999 a 2003, quando o partido era segunda força politica mais votada, com 29 deputados. Esta quinta-feira, 14 de Junho, em conferência de imprensa, o porta-voz da RGB/ Movimento “BAFATÁ”, Tomé Vaz, disse que ao Partido da Renovação Social (PRS), Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Partido da Convergência Democrática (PCD) e a União para Mudança (UM) foram pagos os seus respetivos subsídios referentes à legislatura de 1999 a 2003.


“Já nem a quantia de sessenta e oito milhões, quinhentos e sessenta e um mil apontada pelos sucessivos presidentes da Assembleia Nacional Popular (ANP), Jorge Malu, Francisco Benante, Raimundo Pereira e Cipriano Cassamá, como o valor em dívida, estão dispostos a pagar, continuando com as mesmas desculpas de sempre. É o mesmo que dizer: aniquilemos a RGB/MB e fiquemos à vontade para dar alardes à exploração e à corrupção” acusou Tomé Vaz. 

Por outro lado, Tomé Vaz exige o pagamento de indemnização de cerca de vinte e sete milhões, quinhentos e trinta mil francos Cfa, por parte do Estado guineense, pela demolição da sua sede nacional em 2008 para construir o palácio de governo. “A RGB/MB é o único partido, na Guiné-Bissau, que, desde 1995, adquiriu e legalizou um terreno de 200m² e construiu a sua sede. 

Essas instalações foram demolidas em junho de 2008, na véspera das Eleições Legislativas, nas quais a RGB/MB não participou por decisão do Supremo Tribunal de Justiça. Ficamos sem espaço, sem terreno, sem sede” disse Tomé Vaz, e sublinha que “já lá vão 10 anos e a conclusão inevitável é de que tudo isto constituiu uma ardilosa perseguição que cedo e sempre foi e está sendo movida contra a RGB/MB pelo PAIGC”. 

Segundo o porta-voz da RGB/ Movimento “BAFATÁ”, a expropriação da sede do partido foi feita pelo PAIGC, bene×ciando do “conluio de alguns partidos ” na altura em que o atual primeiro-ministro, Aristides Gomes, exercia as mesmas funções. Neste sentido, a RGB/MB espera que o sentido de Estado que impeliu o então e o atual chefe de governo, Aristides Gomes, lhe inspire um sentido de justiça para “impor o resgate urgentíssimo dos recursos que o partido tem direito, livre de corrupção ou falcatruas”.



Guinendade/Eglobal

4 comentários:

  1. Paigc é bando de assassinos e corruptos! Tentam liquidar tudo e todos!! Grande aldrabões!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois e ,Malam ,nos finais do ano 70 ,G.Spinola due 1 intrevista a 1 reporter frances onde dizia q Paigc era uma organizacao terrorista e isto se confirmou hoje .

      Eliminar
  2. You're definitely right! Committing terror in my own Land in the order to get rid of bandits it's not a Crime!I do praise those who gave their life for
    mine/our freedom..As fas as Spinola he got what it deserves..Hell with him!!

    ResponderEliminar
  3. Que ignorância! Um conhecido criminoso que cometeu tantas atrocidades em Angola a chamar o PAIGC de terrorista? A justiça prevaleceu e obg aos Combatentes!

    ResponderEliminar