Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

sexta-feira, 29 de junho de 2018

NOTICIAS AO MINUTO:METROLOGIA SEM MATERIAL PARA PREVER SE HAVERÁ NOVAS TEMPESTADES



O serviço nacional da Metrologia diz não estar em condições de prever se nos próximos dias haverá mais tempestade na Guiné-Bissau. As declarações vêm na sequência da tempestade que se verificou, na quarta-feira (27), em quase todas as zonas da Guiné-Bissau

Na quarta-feira segundo levantamentos preliminares feitos em todo o país centenas de casas foram colocados a baixo pelo vento forte e chuvas intensas que se verificaram no país. As famílias continuam sem onde morar e os sinistrados de Bissau foram recenseados no serviço nacional de protecção civil e bombeiros e esperam por apoios.

As declarações exclusivas à Rádio Sol Mansi (RSM), esta quinta-feira (29), o ponto focal da previsão sazonal climática dos serviços meteorológicos, Tcherno Luís Mendes, que continua a lamentar falta de materiais desejados.

Entretanto, o coordenador do serviço da protecção civil diz que uma equipa continua a recensear as vítimas e ainda não se sabe se origem da calamidade é por causa da mudança climática.

“Ainda não sabemos a origem da calamidade. Estamos a seguir, desde 2014, um fenómeno que decorre há quatro (04) anos no perímetro da cidade de Bissau. Estamos a tentar saber junto dos serviços meteorológicos para interpretar o fenómeno para desenvolver mecanismos de respostas e de adaptação na zona”, explica.

Segundo a protecção civil a Guiné-Bissau vive um ano particularmente destrutivo na Guiné-Bissau no componente de incêndios, inundações e ventos fortes.

A Rádio Sol Mansi (RSM) sabe que durante a tempestade, na cidade de Bissau, duas pessoas morreram (uma criança e um Jovem); a criança foi morta por um zinco nos braços da mãe que tentava fugir de dentro de uma casa que estava a cair e o jovem foi electrocutado durante a tempestade.

Na mesma senda, no hospital Simão Mendes, deram entrada 7 casos e um uma criança de seis (06) anos de idade ainda continua em estado grave a receber assistência médica.

A tempestade passou e as casas continuam descobertas e as autoridades reconhecem que as vítimas precisam de apoios urgentes.

Uma informação que a RSM ainda continua a acompanhar. Fala-se que a tempestade é a consequência da desmatação abusiva que foi realizada nas matas do país nos anos de 2012 – 2014. Muitas árvores de grande porte foram abatidas durante a devastação florestal facto que, na altura, foi fortemente criticado pelos ambientalistas que previam consequências negativas para o ambiente.



RSM

2 comentários:

  1. Guiné Bissau paìs di tafal tafal, nim um lado bu ca pudi ndjudjal, paìs qui bindi almas di si fidjus na mom di diabos, atè quando Deus? Nòs Tam diabo mas bo força, nha djintis casabi Gordo na bim pa bos es i sinal bo purpara ntene presentimento, ntene Pena di bos porqui ninguim Cana bim djubi bos na bo casabi, maior sonho di no politicos i pa bo murri tudo assim pa è bindi bo terreno pa extrangeiros, Purmero tchuba bim ki Vento bo budi imagina cantos tchubas ki na tchubi si kudi bo curri tudo bo bai pa polacio porki è casabi tudo iram di Rei di Guiné ki ta tisil rendero di palacio nca misti tchoma si nome pa ca infecta nha escrita. Nha mantenhas di ermondade.

    ResponderEliminar
  2. CALAMIDADE NA TERRA DOS INCONSCIENTES E IMORAIS!!!

    "A Proteção Civil da Guiné-Bissau estimou hoje em um milhão de dólares (cerca de 850 mil euros) os custos para reabilitar as habitações e outros edifícios danificados pelo temporal, que se registou na quarta-feira no país".

    CADA TOYOTA PRADO (NOVO) CUSTA NO MÍNIMO 30 MIL EUROS. PORTANTO, 102 PRADOS OFERECIDOS AOS "DEPUTADOS" CUSTAM 3 MILHÔES DE EUROS.

    ASSIM PERGUNTO, OS PRETOS DA GUINÉ SÃO SERES HUMANOS OU SÃO ANIMAIS IRRACIONAIS???

    ResponderEliminar