sexta-feira, 8 de junho de 2018
Home »
» NOTICIAS AO MINUTO:GUINEENSES RECORDAM A GUERRA DE 7 DE JUNHO E AS SUCESSIVAS INSTABILIDADES POLÍTICAS
NOTICIAS AO MINUTO:GUINEENSES RECORDAM A GUERRA DE 7 DE JUNHO E AS SUCESSIVAS INSTABILIDADES POLÍTICAS
A Guiné-Bissau comemora 20 anos do conflito político militar que opôs o então Presidente da República, Nino Vieira, e a Junta Militar de Ansumane Mané. Para muitos guineenses, o 7 de junho ficou na história como um marco devastador do tecido infraestrutural, económico e social da Guiné-Bissau.
As sequelas políticas ainda estão bem patentes com consequências à vista de todos. O afastamento brutal da classe política e governativa; instabilidade quase crónica; assassinatos de políticos e militares; empobrecimento da estrutura empresarial guineense; desequilíbrio e falta do poder de renda das famílias, são notas que seguiram o conflito que opôs os antigos camaradas da luta pela independência da Guiné e Cabo Verde.
Mas, na altura, o 7 de junho de 1998 era considerado pela maioria da população como o renovar das esperanças, tendo motivado a adesão, na sua maioria, com objetivo único de afastar Nino Vieira, que vinha de um poder de 18 anos como Presidente da República. Afonso Té, um dos altos o×ciais militares, que esteve ao lado do Presidente Vieira e, na altura, vice-Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, lembrou que os fatores políticos foram as causas essenciais do levantamento militar de 7 de junho de 1998. “As Forças Armadas foram vítimas, pura e simplesmente de uma disputa interna dentro do PAIGC, agravada com a intervenção da parte da oposição”, recorda. “Já havia uma predisposição para guerra, o PAIGC estava armado para desencadear esta guerra, só que não estavam preparados para uma guerra civil”.
Afonso Té O coronel, na reserva, que qualificou Malam Bacai Sanha, então Presidente do Parlamento, e mais tarde Presidente da República, como o mestre de toda a jogada, sublinhou que a questão geracional, levantada na altura, dentro das Forças Armadas, como uma das razões do conflito, era falsa. Sobre este ponto particular, disse que Nino Viera apenas foi uma vítima da intriga vinda dos seus próprios camaradas de luta, associada aos interesses políticos dentro do PAIGC e da oposição guineense. “Ele teve descuidos enormes, porque nós avisámos.
À medida que os sinais apareciam fomos produzindo informações sobre esses sinais. Mas, entretanto, eles conseguiram o convencer que nós estávamos a o meter em problemas e ele não escutava. Já havia uma predisposição para guerra, o PAIGC estava armado para desencadear esta guerra, só que não estavam preparados para uma guerra civil. Estavam preparados para um Golpe de Estado”, lembrou ainda Afonso Té. Uma interpretação diferente sobre as motivações da guerra de 7 de junho tem o então Porta-voz da Junta Militar, José Zamora Induta. “Havia de facto um mal-estar dentro dos quartéis.
Exemplos são as primeiras legislações sobre as Forças Armadas, nomeadamente o estatuto e a lei de base da organização das Forças Armadas, que apareceram só depois de 7 de junho”, precisou o militar. “Criamos as condições para que o povo possa escolher os seus governantes e estes governantes nos frustraram”, Zamora Induta Zamora Induta, hoje contra-almirante, que nega qualquer responsabilidade da Junta Militar face ao atual cenário de instabilidade, sente-se frustrado mas não arrependido por ter feito parte dos militares que se levantaram, na altura, contra a situação reinante.
José Zamora Induta sublinhou também que não se arrepende. “Não me sinto arrependido. Há sim frustração, relativamente ao que nos motivou pegar nas armas. Quem governa não somos nós. Criamos as condições para que o povo possa escolher os seus governantes e estes governantes nos frustraram”, concluiu o antigo Porta-voz da Junta Militar.
Entretanto, com Nino Vieira no exílio, Ansumane Mané foi morto em 2002 pelos seus camaradas da Junta Militar, acusado de tentativa de Golpe de Estado contra o então Presidente da República, Koumba Yala, na base esteve algo associado à sua iniciativa de retirar patentes aos militares promovidos à Generais. “Junta Militar e Governamental”, como eram apelidadas as duas forças militares opostas, fizeram calar as armas, removeram das linhas de frente, mas a guerra pelas posições dentro das Forças Armadas nunca cessou até a morte de Nino Vieira em 2009. Há quem diga que este ressentimento ainda paira no seio dos militares guineenses.
20 anos depois uma outra nota a ressalvar, é que o país assistiu, de forma sucessiva, a diferentes convulsões e conspirações políticas e militares que resultaram, sem dúvidas, em golpes de Estado e, consequente, no afastamento físico de algumas proeminentes figuras do país.
EGLOBAL
UM POVO IMPREPARADO (ESPIRITUALMENTE E/OU ACADEMICAMENTE) É UM POVO CONDENADO SEMPRE A FRACASSO!!!
ResponderEliminarGUERRAS PÓS-GUERRAS, CONFLITOS PÓS-CONFLITOS, SOBRESSALTOS PÓS-SOBRESSALTOS, ELEIÇÕES PÓS-ELEIÇÕES, RENOVAR DA ESPERANÇA PÓS-RENOVAR DA ESPERANÇA, OS GUINEENSES SEMPRE REVELARAM AS SUAS IMPREPARAÇÃO NO ENCONTRO A UMA SOLUÇÃO COMUM E DURADOURA. O APROVEITAMENTO PESSOAL, A INDISCIPLINA, A IMORALIDADE, A INCOMPETÊNCIA, A INIDONEIDADE, A MESQUINHEZ, A FALTA DE CARÁTER, O INDIVIDUALISMO, A FALTA DE FÉ, A FALTA DE RESPONSABILIDADE, A FALTA DE SERIEDADE, EM SUMA, A IGNORÂNCIA ABSOLUTA SEMPRE FALARAM MAIS ALTO DO QUE INTERESSES COMUNS/AMBIÇÕES NACIONAIS. UM EXEMPLO DESTES, LOGO NO DIA SEGUINTE DA "VITÓRIA" DA JUNTA CONTRA AS TROPAS DO NINO VIEIRA, OS OFICIAIS DA JUNTA MILITAR (COM POUCA EXCEPÇÃO) FIZERAM UMA CARAVANA COM "KATORZINHAS" E TUDO MAIS RUMO A PRAIA PARA IREM CELEBRAR A DITA "VITÓRIA". ISSO SÓ PARA MOSTRAR QUÃO VAZIO É A ALMA, É O ESPIRITO GUINEENSE! E ASSIM QUE REGRESSARAM DAS SUAS CELEBRAÇÕES, COMEÇARAM LOGO O COMPLÔ DE AUTODESTRUIÇÃO. O RESTO É HISTÓRIA!!!
OS GUINEENSES NUNCA SOUBERAM E CONTINUAM A NÃO SABEREM APROVEITAR DAS SUAS CONQUISTAS. SEMPRE TRANSFORMARAM AS CONQUISTAS EM MEIOS DE VINGANÇAS E DE RETALHAÇÕES, EM VEZ DE ASSEGURAREM AS OPORTUNIDADES COMO ALICERCES PARA CONSTRUIR A NAÇÃO. ASSIM FOI PÓS A "INDEPENDÊNCIA", ASSIM FOI PÓS-14 DE NOVEMBRO DE 1980, ASSIM FOI PÓS ABERTURA DA DEMOCRACIA EM 1991, ASSIM FOI PÓS-A GUERRA 7 DE JUNHO, ASSIM FOI PÓS-AS ELEIÇÕES DE 1994, ASSIM FOI PÓS-A GUERRA DE 7 DE JUNHO, ASSIM FOI PÓS-AS ELEIÇÕES DE 1999-2000, ASSIM FOI PÓS-AS ELEIÇÕES DE 2005, ASSIM FOI PÓS-AS ELEIÇÕES DE 2005, ASSIM FOI PÓS-AS ELEIÇÕES DE 2008, ASSIM FOI PÓS-AS ELEIÇÕES DE 2014 E ASSIM SEMPRE SERÁ POR ENQUANTO O GUINEENSE MANTÊM-SE INCONSCIENTE E ESPIRITUALMENTE IMPREPERADO!!!
A CAUSA DA GUERRA 7 DE JUNHO É ESSENCIALMENTE MILITAR E O AFONSO TÉ SABE MAIS DO QUE NINGUÉM DE QUE É ESSA A VERDADE!!!
ResponderEliminarA SUPOSTA VENDA DAS ARMAS AOS REBELDES DE CASSAMANCE ERA UMA ARMAÇÃO PARA AFASTAR DEFINITIVAMENTE ANSUMANE MANÉ DAS FILEIRAS DAS FORÇAS ARMADAS. MAS O FEITIÇO VIROU CONTRA O FEITIÇEIRO. NESSA COMPLÔ DE ANIQUILAR ANSUMANE MANÉ, TANTO OS "POLÍTICOS" DO PAIGC COMO DA OPOSIÇÃO, PRINCIPALMENTE KUMBA YALA APROVEITARAM DO DESENTENDIMENTO ENTRE JOÃO BERNARDO NINO VIEIRA E ANSUMANE MANÉ PARA ASSIM AFASTAR TAMBÉM O PRIMEIRO, NESSE CASO NINO VIEIRA.
NAQUELA ALTURA, OS JOVENS OFICIAIS SUPERIORES DAS FORÇAS ARMADAS LIDERADO PELO PRÓPRIO AFONSO TÉ QUERIAM FAZER DE ANSUMANE MANÉ COMO FIZERAM COM OS OFICIAIS BALANTAS NA CASO 7 DE OUTUBRO DE 1987 E COMO TAMBÉM FIZERAM COM ROBALDO DE PINA E MAIS OUTROS QUE FORAM FUZILADOS DEPOIS DE NÃO MERECERAM MAIS A CONFIANÇA OU NÃO SÃO MAIS IMPORTANTES PARA NINO VIEIRA. SÓ QUE TUDO NÃO DEU CERTO PORQUE ANSUMANE MANÉ TINHA MUITA SIMPATIA NAS FORÇAS ARMADAS JUNTO DOS ANTIGOS COMBATENTES E O PRÓPRIO A CLASSE POLÍTICA ESTAVA CANSADO DO REINO DE NINO VIEIRA. LOGO FALHOU A ARMADILHA DOS JOVENS OFICIAIS E DO PRÓPRIO NINO VIEIRA. ASSIM FOI A CAUSA DA GUERRA DE 7 DE JUNHO!!!
O FRACASSO VEIO DEPOIS DA GUERRA PORQUE HAVIA PELO MENOS TRÊS AGENDAS DESTINTAS DENTRO DA JUNTA MILITAR.
ResponderEliminar1. KUMBA YALA E OS OFICIAIS BALANTAS QUE ADERIRAM A JUNTA MILITAR TINHAM AS SUAS PRÓPRIAS AGENDAS QUE TODO O MUNDO SABE. QUE ERA PARA VINGAR DE NINO VIEIRA E AFIRMAR A LIDERANÇA BALANTA NA GOVERNAÇÃO E NAS FORÇAS ARMADAS.
2. ANSUMANE MANÉ MAIS OS OFICIAIS NÃO-BALANTAS DA JUNTA MILITAR TINHAM TAMBÉM AS SUAS AGENDAS DE REESTRUTURAR AS FORÇAS ARMADAS AO ESPELHO DOS ANTIGOS COMBATENTES E DE CONTINUAR A INFLUÊNCIAR NAS DECISÕES SOBERANAS DO PAÍS.
3. OS POLÍTICOS NÃO BALANTAS (OS DA RGB, DO PCD, DO PAIGC, ETC) TAMBÉM VIRAM A "VITÓRIA" DA JUNTA COMO UMA OPORTUNIDADE ASSUMIREM O PAÍS.
NO FIM, O PRS E OS OFICIAIS BALANTAS QUE ADERIRAM A JUNTA ACABARAM DE IMPÔR-SE A TODOS, NAS FORÇAS ARMADAS E NA GOVERNAÇÃO. MAS INFELISMENTE, BANALIZARAM TODO: A SOCIEDADE, A GOVERNAÇÃO, AS FORÇAS ARMADAS, O RESPEITO PELA HIERARQUIA, ETC. BANALIZARAM TUDO TUDO ATÉ NO SIMPLES FORMA DE ESTAR NA SOCIEDADE. A "PRAÇA/O CAPITAL" VIROU MATO, VIROU TABANCA ATÉ OS DIAS DE HOJE!!!
DEPOIS DA GUERRA DE 7 DE JUNHO, A PRIORIDADE ERA DE VINGAR. VINGAR DE TUDO E DE TODOS. KUMBA YALA TINHA ATÉ COMO PRIORIDADE DE VINGAR DO PRÓPRIO ESTADO QUE ELE ESTAVA A DIRIGIR KKKKKKKK LOGO, O FRACASSO TOTAL!!!
Obukampol Mended Vaz:- Com devido respeito e consideracoes essas Senhoras de suposto Conselho Nacional da Mulheres pela paz, criada pela uma das maiores Instituicoes de fomento dos corruptores e corruptos no Pais as Famosas Instituicoes das Nacoes Unidas na Guinea Bissau, essas instituicoes criam estruturas, projectos quando bem entenderem, tudo na Mira de poderem subtrair um montante chorudo sem que essa estrutura ou projecto tera mesmo a utlidade para o povo e para o cumulo criam esas estrutura e. Projrctos parabeles mesmos serem Financiadores, Executors e Fiscalizadores. Criam um Ministro Fatoche que aceita esta promiscuidade a troco de umas mugalhas, no film assina Como executor quando na verdade, quem financial e quem executa o projector, tambem e Ele quem controla out fiscaluza a so mesmo, essa pratica de elementos corruptos e corruptores do sistema das Nacoes Unidas na Guinea Bissau, faco lembrar o Projector PAUSED, que A aldrabona da Carmelita Pores e a Representante do Projector, roubaram o dinheiro do Projecto e e e prepararam a fuga del tendo a Carmelita Como cuplice beis a razao porque nao accionou o mecanismo de mandatos de captura Internacional, porque vibiam juntos organizadlndo bacanais com erapazitos, agora ela passa-se pela pessoas serial e portador de opiniai sobre corrupcao. Peco desculpas voltamis a vaca fria, o 7 de Junho de 1998, essays senhora de suposto Conselho Nacional das Mulheres pela Paz, se nai for essa a denominacao que me desculpem, MA's e aproximadanente um Nome pomposo igual ao escrito, so Que nao sabem que a Ugnobis nao tem a competrncia de criar estruturas no Pais. O Governor e quem tem essa competencia em caso de necesdidade, Como nessas Estruras as pessoas julgam-se donos ja do Pais, criam tudo sem ter em contains a sua sustentabilidade, ja cruarem Tanta's estruturas poe falta da sustentabilidade record e accao com o Estado, essays estruturas passam a ser um nado morto. As Grandes Senhoras do suposto Conselho Nacional das Mulheres pela paz, a comecar pela Presidente estava Como cuplice de Golpe de Estado de 7 de Junho A Senhora Zinha Vaz, hoje aparece Como a Presidente do Conselho Nacional das Mulheres pela paz, que falta de vergonha!...Como ela estao mais de 69% dessas Senhoras sem vergonhas, prova disso foram prestar a homenagem a Vesta do Golpe de Estado no Poilao de Bra.
ResponderEliminarSao essays Senhoras que ousaram afirmar que o Dia 30 de Janeiro, deixara de ser o Dia das Mulheres Guineenses, para passa a ser o Dia do Conselho Nacional das Mulheres pela Paz. Uma organizacaode Grupos de Oportunistas, tal Como os seus mentores da Ugnobis, significa que vamos acabar com o dia da nossa heroina Nacional, para dar lugar ou substituir essa efemeride que custou suor, sangue e lagrimas, Vicar o dia das Mulheres Oportunista e Golpistas numa afronta directs aos valores da bossa luta de Libertacao, querendo com ISSo, afastar o PAIGC na pessoas da nossa saudosa Titina Sila, vamis passar a data ser chamada dia Zinha Vaz, parem de bincar com o fogo.
NÃO PERCAM, MAIS UMA PUBLICAÇÃO NO VOSSO BLOG PREFERIDO "GUINE DE BARDADI" (http://guinedebardadi.blogspot.com/)
ResponderEliminarDOKA INTERNACIONAL KUMA I STÁ INTERESSADO NA JUSTIÇA GUINEENSE! E EU PERGUNTO, DESDE QUANDO!?!?!?