Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

sábado, 17 de novembro de 2018

NOTICIAS AO MINUTO:GENERAL BIAGUE NA N'TAN SONHA TRANSFORMAR EXÉRCITO GUINEENSE NUMA REFERÊNCIA DA SUB-REGIÃO

Photo de Bissau On-line.O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas guineenses, General Biague Na N̕Tan, disse que o seu sonho, enquanto responsável do exército, é transformar as forças armadas guineenses numa referência a nivel da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), através da liderança ponderada e equilibrada da sua direção que trabalhou para a consolidação da estabilidade no país.

O General Na N’Tan tornou público o seu desejo durante a sua intervenção na cerimónia da comemoração do quinquagéssimo quarto (54°) aniversário do exército guineense celebrado a 16 de novembro, que decorreu no clube das FARP em Bissau, e que contou com a presença dos chefes dos diferentes ramos das forças armadas, comandantes da força do ECOMIB, oficiais da UNIOGBIS e Adidos de defesa das diferentes representações diplomáticas acreditadas no país.

O Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas explicou que o exército guineense passou por várias transformações desde a sua criação em 1964, depois tornou-se apartidário, deixando de ser o braço armado partidário nos anos noventa.

“Apesar da sua apartidarização como consequência da queda do artigo quarto da Constituicao da República, não conseguiu escapar-se das influências nefastas da política partidária cujas sequelas se fizeram sentir até 2014”, disse Biague.

Aproveitou a ocasião para fazer um pequeno balanço dos quatro anos do seu exercício a frente das forças armadas, no qual disse ter conseguido restruturar as forças armadas através de formações e capacitações internas e no exterior.

Acrescentou ainda que a sua direção trabalhou na reabilitação e transformação das infrastruturas militares, reativação da Cooperação, em atividades agrícolas, no recrutamento de novos soldados bem como abertura com parceiros que disponibilizaram donativos, em particular a República Popular da China, a República de Timor-Leste e o Reino de Marrocos.

Importa referir que no fim da cerimónia, a divisão da repartição, planificação e controlo do Estado-Maior ofereceu 25 sacos de batata-doce aos dois maiores estabelecimentos hospitalares da capital Bissau, nomeadamente, o Hospital Simão Mendes e o Hospital Militar, tubérculos produzidos no campo agrícola dos militares no interior do país. O hospital Simão Mendes recebeu 13 sacos e o hospital militar levou 12.

//O Democrata

0 comentários:

Enviar um comentário