Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

NOTICIAS AO MINUTO:PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU DIZ QUE JÁ FORAM RECENSEADOS CERCA DE 74% DE ELEITORES

Photo de Bissau On-line.


Mais de 654 mil eleitores já foram recenseados na Guiné-Bissau para participarem nas eleições legislativas, inicialmente previstas para 18 de novembro, mas que foram adiadas devido a atrasos no recenseamento, disse o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes.
O número total de eleitores recenseados até segunda-feira foi de 654.769 ou 74% dos cerca de 886 mil estimados pelo Instituto Nacional de Estatística guineense, informou na terça-feira Aristides Gomes.
"Estamos no bom caminho. Nesta última semana estamos a adquirir velocidade de cruzeiro", salientou o primeiro-ministro guineense, durante uma conversa com os jornalistas para fazer um ponto de situação sobre o recenseamento eleitoral em curso no país.
O Governo da Guiné-Bissau prolongou até 05 de dezembro o recenseamento eleitoral, que deveria ter terminado na terça-feira.
As legislativas na Guiné-Bissau estavam marcadas para 18 de novembro, mas dificuldades técnicas e financeiras levaram a atrasos no início do recenseamento, que acabou por ter de ser prolongado além da data prevista para a realização das eleições.
O Presidente guineense, José Mário Vaz, anunciou que só marcará a nova data das legislativas após o recenseamento estar completo.
Dados divulgados na terça-feira pelo primeiro-ministro indicam que na região de Tombali já foram recenseados 74% dos eleitores, enquanto que na região de Quinara foram 78%.
Na região de Oio 78% dos eleitores foram recenseados, na região de Biombo estão 69% e em Bolama/Bijagós 74%.
Na região de Bafatá 78% dos eleitores estão recenseados, na área de Gabu 72% e na região de Cacheu 74%, enquanto que no Setor Autónomo de Bissau já foram recenseados 71% dos eleitores.
"A taxa de crescimento é encorajadora", afirmou o chefe do executivo guineense.
Os dados divulgados pelo primeiro-ministro não incluem ainda os dados dos cidadãos recenseados na diáspora, nomeadamente nos círculos eleitorais de África e da Europa.


//Lusa

1 comentário: