Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

terça-feira, 27 de novembro de 2018

OPNIÃO:BOMBA!! PATRIOTISMO, UM SENTIMENTO EM VIAS DE EXTINÇÃO

Imagem relacionada
A Guiné-Bissau, ao longo dos anos, foi castigada por crises cíclicas que estancaram o seu desenvolvimento. Hoje, por mais absurdo que seja, este país de povo humilde, continua a enfrentar dificuldades e perigos de várias ordens.

Na verdade, preocupo-me imenso com algumas espécies de plantas e animais que estão em via de extinção mas, o que me deixa apavorado,é ver os valores morais a serem banalizados, os sentimentos nobres, como o patriotismo a serem extinguidos.

Infelizmente existem cidadãos que desprezam a pátria e fazem uso da política para conspirar contra ela.
Cidadãos que não respeitam as leis e a Constituição da República. Verdadeiros traidores da pátria e destruidores do orgulho nacional.

Hoje, na minha terra, a bandeira nacional não se hasteia nas repartições públicas.
Não se ensina as crianças a importância dos símbolos nacionais.
O hino nacional não se canta nas escolas aliás, a letra do nosso hino é conhecida por um número muito reduzido de cidadãos.

A ausência de valores e amor a pátria, tornaram-se visíveis na sociedade guineense. Isso deve-se a falta de investimento na educação e, reflete obviamente, na preparação dos nossos dirigentes, seja no seio dos partidos políticos, na ANP, nas sociedades civis, na justiça, nas forças de segurança e até no palácio.

Falta tudo: infraestruturas; educação; saude; emprego; segurança etc... Os jovens sentem-se abandonados sem qualquer tipo de apoio do Estado.
Talvés seja esse, o motivo da perda de sentimento patriótico, perda de amor a esse pedaço de chão.

Os nossos políticos e governantes não aprenderam ainda que, para fortalecermos, temos que recuperar, em primeiro lugar, a nossa dignidade. A dignidade de uma nação, não pode ser hipotecada, trocada nem tão pouco vendida. Pois ela deve-se colocar acima de todos os interreses pessoais. 

Somos uma nação jovem, fruto de muitos sacrifícios e, sobretudo de conquistas e vitórias. Não devemos subestimar a nossa independência, pois ela foi conseguida com suor, sangue e perdas de muitas vidas.
Precisamos de reaprender a amar a nossa terra para podermos melhor serví-la e orgulhar da nossa história.
Precisamos de valorizar tudo o que é nosso: bandeira; hino; brasão; mar; floresta; gente; crioulo; gumbé em fim, a nossa cultura.

Precisamos de respeitar a nossa identidade nacional, para que o mundo nos possa respeitar.
Precisamos prestigiar os patriotas e não deixar morrer esse sentimento tão nobre – o patriotismo.
Precisamos de mudar as nossas atitudes para preservar a dignidade da Guiné-Bissau.
Só nos resta agradecer a Deus pelo país maravilhoso que temos e, tratar dele. Semear a paz e lutar por uma Guiné melhor.

Que Deus abençoe a Guiné-Bissau e todos os guineenses!
Mantenhas di ermondadi!

Elaborado por: vasco de Barros.
Londres, 26/0/11/2018.

7 comentários:

  1. Para o Jose Mario Vaz a Guine-Bissau e a parte do territorio do Senegal, e Macki Saal e seu grande Administrador. A bandeira nacional aria e e asteada de alguns pais em deterimento a nossa. Tudo isso so na era jomav, o subalterno do Macki Saal. Ate muitas vezes, no nosso polacio, a nossa bandeira nacional fica mal asteada!! Jomav e uma vergonha nacional, e ate, as vezes o que nao respeita o entoar do Hino Nacional.

    ResponderEliminar


  2. Pois é, o patriotismo em vias de extinção. "Cada kin na djunda pa si ladu". Sem pensar um instante que, a nossa Guiné é o sítio onde os Guineenses podem sentir felizes. Por isso, devemo-nos cuidar dela. Porque no final, tudo é passageiro. Só as boas obras se eternalizam nas memórias, por várias gerações.

    Obrigado Vasco por essa reflexão.

    ResponderEliminar
  3. Parabens ao autordo texto. É disso mesmo que o nosso pais precisa e sem personalisações.
    No que diz ao comentario do Sr. Samper acho que está fora do contexto e do alcance do sentimento do autor do texto e da maioria dos guineenses. O que nos interessa e une foi, é, será a Guiné-Bissau e o nosso povo.
    Existe um ditado que diz: o povo ou a nação que não conhece e não respeita e honra a sua historia está condenado a morte. É por isso que hoje somos difunto.
    Mais uma vez parabens ao autor do texto. A Guiné-Bissau e os Guineenses agradecem!
    Até proxima oportunidade.

    ResponderEliminar
  4. Foi a opiniao pessoal, e sei nao vai agradar muitas pessoas, principalmente os adeptis deste homem que nao sabe o que lhe levou a presidencia da Republica da Guine-Bissau. O senhor acha que as consultas que de derrubes de tantos governos que jomav ia sempre ao Macki Saal e correto pra um pais soberano. Ficas contentes com a crise que o proprio Jose Mario Vaz orquestrou e sustentou? Jose Mario Vaz para o senhor tem direito de impedir o desbloqeamento dos milhares de milhoes para o desenvolvimento desta terra martirizadas? Eu sei respeitar as opinioes dos outros... Tenta explorar o conteudo lamentavel do autor e tente relaciona-lo as atitudes dos nossos dirigentes desde 1980 ate aqui!!

    ResponderEliminar
  5. culpa i di paigc ku passa 40 anos na viola no mamés ku no irmãs. é cria só ditadores i monstros ku corruptos ku ta passa vida na goza di kilis ku ta vivi na miséria!!
    é sibi só fassi festa!! ni un universidade é ka cria
    paigc inventa si história: ki bandidos ku ta viola mininus na tabanca ké ta fala sé hérois!!
    ki verdaderus herois tudu mandadu pa miséria!
    paigc destrui guiné ku sé vicius de corrupção!!
    paigc destrui nação guiniense!!
    escola ka na funciona mas ministro di educação di paigc ka tené vergonha di dimiti!!
    paigc misti só bem pa sé fidjus sé meninas di noite i comadres!!
    paigc ka bali ni um pess!!
    paigc i grupo di malvadus i invejosos é misti só pa sé fidjus!!

    ResponderEliminar
  6. Tu és K tem inveja do PAIGC. Ganhou as eleições livres e transparente o jose mario Vaz derrubou lhe. Viste no K deu? 0 PAIGC preparou o seu programa de governação é mostrou aos seus parceiros e estes aplaudiram com biliões de dólares o invejoso de jose mario vaz braima cocaína camara sabotearam o governo de engenheiro DSP. O país ficou parado ou não 7 primeiros ministros em três anos de governação há crise ou não? Ainda apoias pessoas que não sabem o que é a política. Tu é K tem a inveja deste Partido e do seu Presidente. burros como burros e idiotas. O K K passou com ARN no Aeroporto com milhares de dólares apreendidos, quem assaltaram a sede do PAIGC? Onde está o fundo de FUNPI onde está o dinhero de Angola Canalhas até faz um gajo stressar pá fooogo

    ResponderEliminar