Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

terça-feira, 13 de março de 2018

NOTICIAS AO MINUTO: ALBINOS VÍTIMAS DE DESCRIMINAÇÃO SOCIAL NA GUINÉ-BISSAU

O Diretor Executivo da Associação dos Albinos da Guiné-Bissau, Alberto Siga, defende a construção de um centro de acolhimento para os Albinos na Guiné- Bissau, devido ao aumento do seu número no interior do país.
 Esta terça-feira, 13 de Abril, na abertura da conferência sobre a problemática do Albinismo na Guiné-Bissau, Alberto Siga revelou que existem no país quase uma centena de albinos. “Temos 98 albinos em todo o território nacional. Em 2006 éramos 72. Precisamos de fazer um novo recenseamento e/ou atualização dos dados, porque já lá vai muito tempo que não conseguimos fazer a atualização de número dos albinos no país” disse. Alberto Siga espera que a conferência sirva de uma oportunidade para consciencializar a população sobre a necessidade da integração dos albinos na família e na sociedade.


“Os Albinos são discriminados quer na família quer na sociedade. Mas, de acordo com a Constituição da República, todos os cidadãos são iguais. Existem convenções que protegem os portadores de de×ciência, inclusive os albinos” sublinhou e acusou as autoridades nacionais de violarem as convenções assinadas e rati×cadas. A Conferência sobre a problemática do Albinismo na Guiné-Bissau surge no quadro do projeto “NÔ BARSA ALBINOS – Promoção da Integração dos Albinos na Sociedade”, ×nanciado pela União Europeia, através da Humanidade Inclusiva. Direitos dos Albinos e a luta contra a sua discriminação e exclusão, motivos da pigmentação que afeta a pele e os olhos dos albinos e o medo da participação social assim como outros aspectos psicológicos que envolvem os albinos alguns dos temas da conferência desta terçafeira.


Guineendade/E-global

0 comentários:

Enviar um comentário