Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

terça-feira, 13 de março de 2018

NOTICIAS AO MINUTO:CRISE POLÍTICA ESTÁ A PIORAR A VIDA DA POPULAÇÃO

A ausência de soluções para a crise político-institucional na Guiné-Bissau está a deixar a população mais falida, sem luz e água. Principais instituições do Estado estão a funcionar a meio gás.
Guinea-Bissau Alltag im Militärputsch (Reuters)
Nos últimos meses, algumas ruas e avenidas de Bissau só têm iluminação pública graças aos postes de luz que funcionam por energia solar. A maioria das casas e instituições públicas fica o dia inteiro sem eletricidade.
A falta de gasóleo é, segundo fontes da Empresa de Eletricidade e Águas (EAGB), a razão para os cortes no fornecimento do serviço. Os depósitos de gasóleo na central elétrica estão secos, pelo que a empresa foi obrigada a parar os motores, acrescentou a mesma fonte, sem informar quando é que o serviço será normalizado.
Esta segunda-feira (12.03) registou-se um apagão que afetou os serviços do maior centro hospitalar do país, o hospital Simão Mendes, que ficou parcialmente paralisado, colocando em perigo a vida de dezenas de doentes.
Em entrevista à DW África, o médico Mboma Sanca explica que "nos cuidados intensivos existem aparelhos que só funcionam com corrente elétrica". "Há exames médicos por fazer, microscópios e equipamentos com autonomia a ficar sem bateria e doentes que estão na sala sem ar condicionado, ou seja, estamos numa péssima situação", acrescentou o médico, frisando que "sem corrente eléctrica não se pode fazer nada, mesmo perante a complicação de um doente".
Dautarin Costa (Privat)






"País sequestrado por disputa política”
A Guiné Bissau está sem Governo há mais de sessenta dias e há quase quatro anos mergulhada numa autêntica disputa pelo poder. Para o analista político Dautarin Costa, falta patriotismo aos atores políticos, incluindo o Presidente: "Não faz sentido que para ganhar uma disputa política tenhamos que paralisar e sequestrar todo um país, todo um povo, e, por inerência, todas as suas condições sociais de existência". Neste momento, acrescenta o analista, existem "situações de extrema dificuldade na vida da população".
De acordo com Dautarin Costa, o povo da Guiné-Bissau enfrenta dificuldades no acesso à saúde, "o sistema de Educação não existe e as pessoas têm dificuldades de alimentação".
O mesmo analista político nota ainda que "ao esvaziar as instituições", num país "pobre” como é a Guiné-Bissau, está-se a tornar o país "vulnerável aos fenómenos do narcotráfico, terrorismo, à fuga de capitais e ao fenómeno de uso indevido do património público". "Basicamente colocamos o país de gatas, ou seja, despimos o país. Estamos a assistir a uma destruição lenta do próprio país", diz o analista.
A Guiné-Bissau vive uma grave crise política que deixou as principais instituições completamente paralisadas. Sem uma solução à vista, os dirigentes do país remeteram-se ao silêncio.

Guineendade/DW 

2 comentários:

  1. Guiné Bissau, custou sangue e suor dos nossos gloriosos combatentes, hoje estamos a ver a Guiné sequestrado para os filhos de Pidi, ai que pena, ai que dor. "Dia na tchiga Deus ku almas di combates na cobra bos el, ki dia bona FIA"

    ResponderEliminar
  2. Pbukampol Mendes Vaz:-Ainda BaKeokuto, entede que pode enganar o povo, quando diz em Mansaba, quando ganharmos as eleicoes!... Que farao diabos e mais maravilhas, como se conseguiram fazer alguma coisa, a estrada Buba Catio, e o Projecto do PAIGC, a nao objeccao tinha sido autorizado no Governo do Presidente do Partido PAIGC, Eng.Domingos Simoes Pereira, o Gerador de Bubaque foi dado pelos Chineses ao Governo de PAIGC, Eng. Carlos Correia
    Gostariamos de saber qual e o projecto que fizeram durante este dois anos, roubar divisas apreendidas no Seroporto Osvaldo Vieira, levantar das financas balurdios para a vossa Campanha, proibir as manifestacoes, assaltar sedes. Ba Keokuto o Buraiimaaa!..
    Vai apanhar caracois. O povo sabe bem quem e quem neste crise.

    ResponderEliminar