Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quarta-feira, 27 de março de 2019

WATCHA KATCHÉU: SUPER BOMBA!!!!“SE EU FOR CANDIDATO À PRESIDÊNCIA, O DSP VOTARÁ EM MIM”, DIZ UMARO SISSOKO

Photo de Rosamar Parks.Photo de Rosamar Parks.

O ex-primeiro-ministro guineense Umaro El Mokhtar Sissoko Embaló tornou-se, a par do empresário Braima Camará, numa das guras mais emblemáticas do Movimento da Alternância Democrática (MADEMG15). Com apenas sete meses de existência, o MADEM-G15, resultado de uma cisão no PAIGC, conseguiu alterar a paisagem política guineense tornando-se na segunda força política do país. Para Umaro Sissoko, terceiro vice-coordenador do partido, o resultado obtido pelo MADEM-G15 nas eleições legislativas de 10 Março era expectável. “Inicialmente as pessoas zeram um erro de avaliação, mas o MADEM é um partido novo com pessoas experientes na vida politica guineense. E vendo os candidatos carismáticos do MADEM, era de esperar”, arma, justicando o resultado atingido. Segundo o ex-primeiroministro o objectivo do MADEM-G15 “não era ganhar as eleições” mas obter pelo menos 35 deputados. “Disseram-me, conta Umaro Sissoko, que o Gabinete Estratégico do PAIGC considerava que o MADEM apenas conseguiria cinco deputados, eu disse que se o MADEM obtivesse menos de 20 deputados eu deixaria a vida política activa. Para mim nunca poderíamos car na terceira posição”


A explicar o “sucesso” do MADEM, Umaro Sissoko defende que os resultados nas eleições de 10 de Março têm de ser analisados, também, numa óptica étnica. “A base sociológica do PAIGC era composta por Mandigas e Beafadas, os Fulas não votam muito PAIGC. Com o Braima Camará e comigo houve uma grande mudança, e nós fazemos uma dupla. Essa dupla resultou. O Braima Camará é oriundo do leste, e o meu pai também é oriundo do este. Apostamos no leste assim como no sul”. “Decidimos fazer uma campanha humilde e com meios limitados”, conta o ex-primeiro-ministro. “Eu e o Braima dissemos que não deveríamos hipotecar o país, apesar de várias empresas terem-se disponibilizado a nanciar a nossa campanha. Mas nós dissemos que não. Porque nós entendemos que a liberdade não se compra e assim não teríamos compromissos com ninguém. Para o PAIGC foi diferente porque para eles era uma questão de vida ou de morte. Era uma questão de sobrevivência”. 

Segundo Umaro Sissoko a questão religiosa também teve peso nos resultados eleitorais. “Nós do MADEM, eu e o Braima Camará, porque eu sei o que ele pensa, nunca mais pensamos na hipótese de regressar ao PAIGC. Isso porque as pessoas no PAIGC são muito hostis aos muçulmanos e eu sou muçulmano”. O exprimeiro-ministro defende que o MADEM “está aberto a todos, somos um partido de inclusão nacional. Mas o PAIGC é como uma monarquia, há pessoas que podem chegar até primeiro-ministro mas nunca podem vir a ser o Rei”, acusa. “O Domingos Simões Pereira é muito hostil aos muçulmanos, por isso a única divergência que eu tenho com o Domingos Simões Pereira é devida à questão religiosa e à questão étnica. Eu sou muçulmano sunita, com pai Fula e mãe maliana Malinké, e tenho muito orgulho nisto. Mas eu também tenho uma irmã cristã, e a minha esposa é Católica praticante tendo nós casado pelo civil em Portugal. Isto prova que sou uma pessoa com total abertura”, sublinha Sissoko. Pouco antes de a Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciar o resultado do sufrágio de 10 de Março, o PAIGC antecipou-se e estabeleceu um acordo com o APU-PDGB a m de viabilizar uma maioria na assembleia. “A aliança PAIGC/APUPDGB é precária, diz Umaro Sissoko, não acredito que cheguem até ao m de um mandato, nem acredito que cheguem a formar” um governo. “Mas se chegarem a formar governo, não vai durar mais que três meses. Tenho uma grande reserva sobre o Domingos Simões Pereira, eu sei porque tenho experiência própria quando fui primeiro-ministro e qual era a aliança que eu tinha com o Domingos Simões Pereira. A palavra política do Domingos para mim não vale”. 

Umaro Sissoko afirma também que entre Domingos Simões Pereira e Nuno Nabiam “há uma desconança” recíproca, e garante que se o líder do APU-PDGB, Nuno Nabiam, “reavaliasse essa aliança veria que” o MADEM é o “aliado natural, mais sério e coerente, para a sobrevivência do Nuno Nabiam. O PAIGC não pode dar ao Nuno o que ele quer”, sublinha e acrescenta: “ Se o Nuno Nabiam tivesse uma atitude patriótica tinha se aliado connosco. Uma pessoa que vem da oposição, ca na oposição. Mas legitimar outra vez o PAIGC, não”. Fazendo alusão ao seu percurso político e passagem na chea do Governo, Umaro Sissoko diz que conhece “muito bem” Domingos Simões Pereira e José Mário Vaz e garante que “são duas pessoas antagónicas” e “incompatíveis”. Por esse motivo, diz Sissoko, “se o Domingos Simões Pereira for nomeado primeiroministro, teremos uma repetição da crise”. 

Apesar de o MADEM ser o resultado de uma cisão no PAIGC, e a APU-PDGB de uma cisão no PRS, Umaro Sissoko defende a constituição de uma larga aliança partidária na assembleia. “O Domingos Simões Pereira deveria reunir com o MADEM e o PRS e criar um governo de unidade e salvação nacional durante uma legislatura. Esta seria a melhor fórmula para sair da crise. Ele deveria pôr de lado a euforia e os cálculos, e tem de compreender que os civis são espertos mas os militares são inteligentes, eu sou militar. Um governo de salvação nacional seria o mais inteligente”, considera Sissoko sublinhando que uma “aliança governamental do MADEM com o PAIGC é possível” porque em “política não existem inimigos permanentes”. Sobre a possibilidade de ser candidato à eleição presidencial Umaro Sissoko diz que se o MADEM entender que é a gura que “pode levar à vitória” e se a comissão nacional o escolher: “Estarei disponível para esse desao”.

“Mas apenas serei candidato pelo partido após disputar primárias. Sou democrata, sem primárias não serei candidato. Por aclamação, não. Temos de ter uma eleição interna e assim toda a gente estará envolvido”, precisa o ex-primeiroministro que acredita que a sua possível candidatura à presidência da República irá atrair um eleitorado do PAIGC e “acredito que até o Domingos Simões Pereira votará em mim”, diz Umaro Sissoko.


eglobal

38 comentários:

  1. Ke es alguin ka pudi tchomado responsabilidade pa porcaria de instgason de queston racial e religiosa ki sta nel sin? I continua na mesma porcaria de combersas irresponsaveis i tudo mundo na odja ate hora ki da pa pior.

    ResponderEliminar
  2. Jomav ki lesbisi Guineenses si bu odja Sissoco na manda boca na politica culpado i Jomav el era kim na ki Guiné-Bissau.Si boca traval dia na bim tchica ita odja i tardi boca odja keki na pasa na Mali

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vcs quer comparar o joao Mario vs Embalo ? E fala de travao pra travar quem ,escuta a guine bissau desde da independència ate hoje nunca foi governado por um intelectual , tavez podera vir ter com os 02 ( Embalò ou Dsp):

      Eliminar
    2. Bardadi nha iarmon' falta de pustura di jamafú k pui gajo na manda boka na política guineense...

      Eliminar
  3. Umaro traficante Embalo i alguin mas burru pa natureza ku ntchiga di odja na guiné es gajo mereci pui na calabouço mais rapido pussivel.

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Nunca iras chegar onde ele chegou. Ja conhecemos muitos governantes com alto nivel de escolaridade, mas o país continua como esta. Ele tem is seus negocios e continua a evoluir na vida. Não ha ser humano burro.

      Eliminar
    2. Achas sr: Embalo è burro ? Rodjer i que sirva da tua escolaridade ?

      Eliminar
    3. Ja respondestes a tua pergunta, pela forma como escreves !!!!!

      Eliminar
    4. Nao comento comentarios, mas vou abrir uma excepçao para ti(tidjane). ONSE ACHAS QUE ESSE PALHAÇO CHEGOU MESMO.... para nao falar de como ???? Para BURRIMHOS como tu ele deve ser um heroi. Acho.

      Eliminar
  5. Tidjane voce é mais burro que o umaro traficate, tenho certeza que so um burro quer chegar ao nivel deste bajulador mentiroso. (Puta ku padiu tudu ku sissoco). Não gostas de ver cona da tua mâe em vez de ver a minha cara?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada de coba mal pa cada quim fassi se comentario .

      Eliminar
    2. O intelectual não deve insultar o seu companheiro isso não se faz please

      Eliminar
  6. EU acho que na democracia todos nos somos livres podemos falar ou bem criticar ao nosso entender o que näo esta bem mas nada niente de ofender o outro pessoalmente.

    ResponderEliminar
  7. O cissoko pode ser o que é,mas é preciso avaliar as suas declaraçoës.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o tens a dizer sobre a deckaraçäo acerca dos Fulas e Mussulmanos?

      Eliminar
  8. Concordo! Há frases aqui nessa entrevista de cissoko que merecem ser sublinhadas. Como os sivis são espertos mas os militares são inteligentes. O Paigc e apu-pdg não vão poder formar governo se o formar não vai durar três meses. Estes e outras declarações merecem análises.

    ResponderEliminar
  9. Na constituição da República daGuiné-Bissau ARTIGO NÚMERO 04
    - Os partidos devem respeitar a independência e unidade nacional, a integridade territorial e a democracia pluralista, devendo na sua organização e funcionamento obedecer às regras democráticas.

    4 - É proibida a formação de partidos de âmbito regional ou local, de partidos que fomentem o racismo ou tribalismo e de partidos que se proponham empregar meios violentos na prossecução dos seus fins.

    5 - A denominação do partido não poderá identificar-se com qualquer parcela do território nacional, nem evocar nome de pessoa, igreja, religião, confissão ou doutrina religiosa.

    6 - Os dirigentes máximos dos partidos devem ser cidadãos guineenses originários.

    ResponderEliminar
  10. Ele não tem competência de liderar o país e nem conhece a constituição da República da Guiné-Bissau, nem sabe em que ARTIGO da constituição referiu .
    Discurso dele à constituição condena totalmente, mas ele não sabe.

    ARTIGO NÚMERO 04
    - Os partidos devem respeitar a independência e unidade nacional, a integridade territorial e a democracia pluralista, devendo na sua organização e funcionamento obedecer às regras democráticas.

    4 - É proibida a formação de partidos de âmbito regional ou local, de partidos que fomentem o racismo ou tribalismo e de partidos que se proponham empregar meios violentos na prossecução dos seus fins.

    5 - A denominação do partido não poderá identificar-se com qualquer parcela do território nacional, nem evocar nome de pessoa, igreja, religião, confissão ou doutrina religiosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo!Acredito q ele nunca se dignou a ler isto prq é um ignorante, aliás tds eles são.

      Eliminar
  11. Acho que DSP não é o seu inimigo se ele acha que vc é o seu confiança ele pode votar mais o seu voto para te não uma admiração e uma confiança

    ResponderEliminar
  12. Nta punta povo k vota na Madem si es i alguim k é misti odja se dianti... Si é fala sim nta fala elis... Bô sta di parabéns!!!! pabia es i so kunsada...

    ResponderEliminar
  13. O Umaro nao é culpado nha ermoes! quem lhe da protagonismo que é Culpado.( jornalistas) so na Guine Bissau

    ResponderEliminar
  14. Eu não acredito que o DPS tenha uma fração de tempo para ouvir essas bobagens ! Há muito trabalho pela frente, e tenho a certeza de que todos estarão à bordo como “ Guineenses “ e não como
    Fulas, Manjacos ou seja lá o que for. Eu condeno qualquer ato de distração ou tentativa de fazer crer que Religião ou Etnia seja o fator
    para o nosso objetivo, que é a Unidade de todos os Guineenses ,funcionalidade do nosso sistema judicial e total respeito à nossa Constituição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Kapadur Gomes, eu concordo plenamente consigo e com a forma da apresentação das suas ideias (sem insultos).Na verdade, isto marca a diferença e espero que continue a partilha as suas ideias com elevado grau de civismo e tolerância. Quem confia nos seus argumentos não insulta ninguém.
      Sabe porquê é que concordo consigo? Eu não conheço o DSP, mas conheço razoavelmente o Sr. Umaro Sissoco. Um dia, numa conversa amena, um amigo meu (Ansumane) disse-me que alguns personalidades da nossa praça lhe tinham pedido para ele contactar o DSP pois pretendiam debater na radio a informação que estava sendo espalhados por todos os lados de que o DSP é contra os muçulmanos e que era necessário esclarecer a falsidade desta informação. Preocupado, o meu amigo foi ter com o DSP a quem contou o proposito da sua visita. Sabe, sr. Kapadur, o resultado deste encontro? O DSP, depois de ouvir atentamente o meu amigo, disse-lhe frontalmente que sente a vergonha de falar sobre este assunto, pois o que o povo espera de todos é o trabalho para melhorar condições de vida dos guineenses e para desenvolver o país. Finalmente, o DSP pediu amavelmente o seu interlocutor para concentrarem os debates em torno do desenvolvimento da GB e criação do bem-estar da nossa população, tendo o Programa Terra Ranka como um dos instrumentos para a realização destes propósitos. Quando o meu amigo contou me este episodio eu comecei a prestar atenção nas mensagens do DSP. Quem pensa assim só pode ser um homem de bem.
      Que Deus proteja todos os homens de bem da GB!

      Eliminar
  15. Se e’ mentira é sua perogativa nha ermon!! O imperativo agora é restabelecimento de um Estado de Direito / Democrático ativando todos os meios adequados para Paz e Sossego do nosso Povo.

    ResponderEliminar
  16. Td bem Kapadur Gomes, so uma coisa:
    O DSP tem toda razão de responder desse jeito.
    O primeiro vice presidende do Paigc que eu conheço atualmente é Cipriano Cassama e tambem o quarto é Adiato Djalo Nandigna eles são de que etnia ou religião.
    “Ika bom fala alguin i burru” mas na bardadi ignorantis tchiu na Guiné-Bissau.

    ResponderEliminar