Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

segunda-feira, 6 de maio de 2019

NOTICIAS AO MINUTO: BACARI BIAI ACUSADO DE NOMEAR PESSOAS COMO FUNCIONÁRIOS DA PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA SEM PASSAR POR CONCURSO

Photo de Bissau On-line.
O atual procurador-geral da Republica da Guine-Bissau (PGR), Bacari Biai foi acusado de nomear pessoas como funcionários da procuradoria-geral da Republica sem passar por concurso público.
Essas denúncias contam numa carda aberta que o Sindicato dos Magistrados do Ministério Publico entregou no passado dia 3 de Maio de 2019, ao Presidente da Republica, José Mario Vaz, enquanto primeiro magistrado da Nação, exigindo-lhe a demissão do Procurador-geral da Republica Bacari Biai.
Para o sindicato desde a tomada de posse do atual PGR, os seus atos e suas ações sempre foram contra os interesses constitucionais e legais do Ministério Publico (PM), factos geradores da permanente divergência entre ele e a direção da organização sindical.
“O PGR, simulou uma pretensa auditoria as contas da instituição, designando para o efeito, um gabinete dentro das estruturas do MP, facto contestado pelo sindicato. Tanto assim que, até a data presente, há mais de um ano, não se conheceu o relatório da referida e simulada auditoria”, lê-se na carta.
Na missiva que à Radio Jovem teve acesso, a organização sindical lembrou que, Biai tem vindo a nomear pessoas como funcionários da PGR, sem concurso público, violação flagrante do disposto dos artigos, ao ser interpelado sindicato, alega que nas anteriores direções, nomeava-se as pessoas e a organização não reagia.
No documento, o sindicato alega que na história do MP, nunca se viu um PGR, tal como Bacari Biai, que exibe publicamente nas conferências de imprensas, documentos supostamente processuais, como se estivesse em sede de alegações ou contra-alegações, num julgamento. Isto, sem citar vários outros casos que são do conhecimento publico.
“Excelência senhor Presidente da Republica, estes e mais factos, por não se consistirem nos do interesse do MP, importunam e enodoam gravemente o prestígio, a imagem e as conquistas desta instituição judicial importantíssima para afirmação de um Estado que se pretende de Direito e Democrático”, acrescenta o documento.
Perante estes, o sindicato informa o Presidente guineense, enquanto único titular da prerrogativa constitucional, que o Bacari Biai, já não representa os interesses dos magistrados do MP e, já não tem condições de continuar a presidir a Magistratura do MP, já vinha a funcionar há muito tempo sem o seu importante órgão (Conselho Superior da Magistratura do MP).

3 comentários:

  1. O lado mau de todo este teatro é a forma como no esterior se olham para nós, de um Procurador geral da Republica que alega detentor de toda a "sabedoria" jurídica mas que no fim nos envergonha a todos. O sindicato dos Magistrados do Minist´erio Publico fez o que dev. Mas o Presidente da Republica preferia ouvir outra coisa mais positivo a respeito do seu amigo defensor. Para mim a famosa Carta Aberta não surtirá efeito enquanto Mário Vaz é presidente do país.

    ResponderEliminar
  2. Ai tio baka biai dja ! vranxe xixidur di cama , so pui dodot ora di dita ,

    ResponderEliminar