Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

sexta-feira, 10 de maio de 2019

NOTICIAS AO MINUTO: POLÍCIA PIR DA GUINÉ-BISSAU IMPEDIRAM JORNALISTAS FAZER SEUS TRABALHOS


Photo de Radio Sintchan ôcco.
Os agentes da Polícia da Intervenção Rápida da Guiné-Bissau (PIR), impediram jornalistas de fazer cobertura, ontém dia 9 de maio de 2019, no momento em que um magistrado do Ministério Publico, de nome Blimat Sanha mandou arrombar cadeados do armazem da polícia judiciária (PJ) para recuperar o arroz que a PJ tinha apreendido.
Por além do impedimento, os elementos da PIR ameaçaram ainda confiscar equipamentos de trabalho (máquinas fotográficas e telefones) dos jornalistas.
Os agentes da Policia da Intervenção Rápida alegaram que estavam alí apenas para fazer o seu trabalho por ordens expressas dos seus superiores, diziam ainda que não podiam permitir que as suas imagens aparecessem na imprensa.
A situação criou discussões entre agentes da PIR e jornalistas que tentavam fazer fotos do arrombamento de armazéns bem como do carregamento do arroz.
O Ministério Público reagia assim às instruções do Procurador-Geral da República, Bacar Biai, que ordenou que a PJ devolvesse o arroz apreendido ao armazém de onde fora retirado, ordem que a PJ não acatou. Passado o prazo de 48 horas dado para a devolução do arroz, o Ministério Público, através do magistrado Blimat Sanhá, decidiu no fim da tarde desta quinta-feira, 9 de maio de 2019, violentar os cadeados selados do armazém alugado para retirar o arroz.
A operação, efetuada sob a proteção de forças da Polícia de Intervenção Rápida, foi presenciada pelo responsável do armazém do ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural, que contava os sacos recuperados do armazém.
Recorde-se que, no âmbito desse mesmo processo de arroz, os jornalistas da Rádio Difusão Nacional, Aliu Candé e Nicolau Gomes Dautarim, da Rádio Bombolom, tinham sido agredidos pelo condutor do Ministro da Agricultura da guineense, quando a polícia judiciária ordenou a detenção do referido ministro, por alagada implicação no desvio do arroz que o Governo da China ofereceu ao povo da Guiné-Bissau, mas que vinha a ser desviado ao proveito pessaol, por alguns dirigenstes políticos guineenses.



Bissau online

0 comentários:

Enviar um comentário