Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quinta-feira, 16 de maio de 2019

NOTICIAS AO MINUTO: PGR DA GUINÉ-BISSAU ACUSA PM DE ESTAR A OCULTAR VERDADE COM A DISTRIBUIÇÃO DE ARROZ

Photo de Bissau On-line.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) da Guiné-Bissau acusou hoje o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, de estar a ocultar a "verdade material dos factos" com o início da distribuição do arroz doado pela China.
A Polícia Judiciária da Guiné-Bissau apreendeu no âmbito de uma operação, denominada "Arroz do Povo", várias centenas de toneladas de arroz doado pela China, que, segundo aquela força de investigação criminal, estava a ser preparado para ser vendido ao público.
"O Ministério Público tomou conhecimento da suposta distribuição do arroz em causa, sem que houvesse o relatório final de inquérito da Polícia Judiciária para o esclarecimento cabal da situação", refere a Procuradoria-Geral da República, em comunicado.
Portanto, continua a PGR, a "iniciativa do senhor primeiro-ministro em ordenar a distribuição do mesmo, revela a ocultação da verdade material dos factos".
No documento, a PGR salienta que ao iniciar a distribuição de arroz sem o "esclarecimento cabal da situação e nem anuência do Ministério Público na qualidade de titular da ação penal, o responsável pelo ato assumirá as devidas consequências penais".
Na sequência da apreensão do arroz, a PJ tentou deter o ministro da Agricultura, Nicolau dos Santos, mas foi impedida pelas forças de segurança, que umas semanas mais tarde foram buscar o arroz apreendido, cumprindo um despacho do Ministério Público.
Na semana passada, o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, esteve reunido com o ministro do Interior e com a Polícia Judiciária e mandou colocar novamente o arroz nos armazéns da PJ para começar a ser distribuído à população.
O Governo guineense iniciou hoje a distribuição do arroz doado pela China para a população carenciada com a entrega de 180 toneladas para as Forças Armadas.
No total, a China fez um donativo de 2.638 toneladas de arroz, no valor de três milhões de dólares. O arroz chegou a Bissau a 26 de janeiro.



//Lusa

7 comentários:

  1. MAS DJINTIS PANHADU KU SITI NA BOKA, INDA BO NA PUNTA KIM KU KUME SITI, MAS TOROSA PASSA....

    ResponderEliminar
  2. Baca biai bu burro suma bunda
    Arruz K sta na palácio Kim que pul lá

    ResponderEliminar
  3. Coitado do procurador defensor de ministro ladrão? Porquê é que nunca defendeu ladrões de galinhas e de patos nas tabancas da Guine-Bissau? Que vergonha?

    ResponderEliminar
  4. Pa cumpul ki pé cu ca bali so, nada mas.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Perguntar não e' ofender:Será que o Baca Biai masjistrou-se? Pelo vistos o homem não tem um mínimo de conhecimento
    Jurídico! Avé Maria!!!

    ResponderEliminar