Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

terça-feira, 7 de maio de 2019

NOTICIAS AO MINUTO: PGR BACARI BIAI ENTRA EM BATALHA JUDICIÁRIA E É ATACADO EM DOIS FLANCOS


O procurador-geral da República da Guine-Bissau, Bacari Biai entrou em guerra contra a polícia judiciária e agora, está a ser atacado também pela sua própria casa (Sindicato dos Magistrados do Ministerio Publico), que lhe acusa de atuar contra interesses constituicionais e legais do Ministério Público, exigindo então, a sua demissão.
Digamos que o motivo de tanta discórdia entre os elementos do Poder judiciário guineense é o arroz que a China ofereceu à Guiné-Bissau, mas cujas grandes quantidades foram desviadas em proveito pessoal por alguns governantes.
A PJ tem estado a investigar o paradeiro do arroz desviado, o Ministério Público, por sua vez, quer que a investigação seja parada, por alegadamente, não estar a respeitar os trâmites legais.
O Ministério Público, na voz do próprio Procurador-Geral da República, Bacari Biai, deu até sexta-feira passada, uma ordem à PJ no sentido de aquela força policial devolver as 36 toneladas do arroz apreendidas na casa do ministro da Agricultura, Nicolau dos Santos.
A diretora nacional da PJ, Filomena Lopes disse que a ordem não seria cumprida e que o Procurador, Bacari Biai estava emocionado quando deu o ultimato à PJ.
A juntar ao barulho, o sindicato dos magistrados do Ministério Público publicou uma carta aberta que endereçou ao Presidente guineense, pedindo a José Mário Vaz para que demita Bacari Biai do cargo de Procurador-Geral da República, por já não reunir condições para estar no posto.
Estes e outros assuntos constituem temas de debates nas rádios guineenses, com vários juristas a dizerem da sua justiça e com todos a admitirem ser muito má a imagem que o judiciário está a passar a sociedade.

4 comentários:

  1. Tantas palavras näo ha ele e um canalha.

    ResponderEliminar
  2. Senhor Bacari keh bo fassi nam curso de direito pa bata bim difindi furtaduris de arrus k patidu povo cu ka tene regalias cu kilis k na furta tene?
    Abo i kal tipo de formado assim? Bata difindi mintida. Bo acha cuma bo na baixa do conhecimento académico cu eh tipo de atitude?

    ResponderEliminar
  3. Este burro biai é burro por nascença. Nunca vi pá foodas pá

    ResponderEliminar