Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quarta-feira, 1 de maio de 2019

NOTICIAS AO MINUTO: GUINÉ-BISSAU E O COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS

Uma força especial da Polícia Judiciária manda parar um camião perto da cidade de Bissau. É meio da noite de 9 de março de 2019, um dia antes das eleições legislativas na Guiné-Bissau.
A viatura carrega peixe fresco e segue para o Mali. Debaixo de um fundo falso, os agentes encontram sacos cheios de droga. Quando começa o corte das paredes, mais sacos. No total, 789 quilos de cocaína, no valor de US$ 20 milhões. Acontece a maior apreensão de droga na história do país.
Quatro cidadãos são detidos na chamada Operação Carapau: um guineense, um senegalês e dois do Níger. Chegava ao fim o caso que envolveu dezenas de agentes durante quatro meses.
ONU News/Alexandre Soares


Para o diretor nacional adjunto da Polícia Judiciária, Domingos Monteiro Pereira, a operação “é uma resposta forte das autoridades.”
A droga chegou ao país por via marítima e foi colocada em um camião, propriedade de um elemento associado à al-Qaeda do Magrebe Islâmico. Agentes guineenses vigiaram o local durante vários dias.  
Monteiro Pereira chefiou o processo e diz que a transferência revela “uma estratégia do crime organizado devidamente preparada.” O dia da mudança foi escolhido porque se esperava que as autoridades estivessem ocupadas. 
“Escolheu-se um momento em que se julgou que as autoridades estariam desatentas, mas a nossa resposta é que a Polícia Judiciária, apesar da falta de meios e equipamentos tem, a partir do seu know how e da força e determinação dos seus agentes, uma determinação inabalável para combater o tráfico de drogas.”
O diretor nacional adjunto diz que a sua instituição tem “a missão de limpar o nome do Estado da Guiné-Bissau” e provar que o país “não é, de facto, um narcoestado.”
Monteiros Pereira explica que esse é um nome que começou a circular há mais de uma década.

3 comentários:

  1. Obrigado pj pela vossa dedicaçao a combate coisa ilicito.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pj pela vossa dedicaçao a combate coisa ilicito.

    ResponderEliminar
  3. É de facto um trabalho de louvar no campo de investigação e de apreensão. É um acto dissuasor para os traficantes, tanto
    os de dentro assim como os de fora. Jarama PJ. No entanto o país precisava de mais explicações: o país é nosso, obviamente o porto também e só se deteve um guineense? Tantos por aí! Em que sítio se armazenara o produto e a quem pertence a/as instalações...o barco também. Quando os referidos traficantes chegaram à Bissau quem os recebera e lhes dera agasalho? Obrigado PJ pois, não imaginem de tanto orgulho que o país tenha por vós. Todos sabem que a tarefa que se acaba de se realizar não é para mediócres e incompitentes. Heis a razão porque ficamos tristes, se não mesmo revoltados, quando alguém, por razões políticas e de encobrimento, põem em causa a vossa actuação e nobre missão. PJ, policia Judiciária da nação guineense, Com o nosso povo estais, por ele e só para ele trabalhareis. É o COMPRIMISSO COM A NAÇÃO.

    ResponderEliminar