Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

sexta-feira, 10 de maio de 2019

NOTICIAS AO MINUTO: CONSELHO DE SEGURANÇA DEFENDE ELEIÇÃO PRESIDENCIAL NA GUINÉ-BISSAU AINDA NESTE ANO





O Conselho de Segurança das Nações Unidas (CS) exortou as autoridades da Guiné-Bissau a respeitarem os resultados das eleições legislativas do passado 10 de Março e a realizarem as presidenciais ainda neste ano.

Numa reunião na terça-feira, 26, em Nova Iorque, o órgão pediu a “todos os partidos políticos que continuem a abster-se de incitar os apoiantes a qualquer acção violenta” e que “respeitem o resultado” do processo que foi elogiado pelos 15 membros do CS.

As Nações Unidas destacam também “a importância de uma eleição presidencial credível, livre, justa e pacífica”, e reiteraram que deve ser organizada dentro do prazo legalmente estipulado ainda em 2019.

No comunicado, o CS felicita o Governo pela realização pacífica das eleições, bem como “a conduta da Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau”, e particularmente “o processo de contagem expedito e o anúncio oportuno dos resultados”.

Depois de agradecer o apoio dos diversos parceiros, o CS defendeu “a necessidade de um diálogo inclusivo com todas as partes interessadas para consolidar a paz e a estabilidade” na Guiné-Bissau.

1 comentário:

  1. Não era necessário se existisse um vrrdverdad estado democrático de direito no país. Há um ditado que diz: "a ocasião faz ladrão". Então como não há estado democrático de direito, vamos todos a macacada, pegar o conselheiro principal do PR obrigando-o a dar ordens a quem de direito para nomear o PM.

    ResponderEliminar