Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quinta-feira, 30 de maio de 2019

NOTICIAS AO MINUTO: OS MILITARES VÃO CONTINUAR “EQUIDISTANTES DAS DISPUTAS POLÍTICAS” , GARANTE BIAGUÊ NA NTAM


Image associée
O Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas guineense, Biaguê Na Ntam, disse esta quinta-feira 30 de Maio, que as Forças Armadas não estão interessadas a entrar em “jogos políticos” na Guiné-Bissau, e garantiu que os militares vão continuar “equidistantes das disputas políticas”.

 Esta quinta-feira, depois de uma reunião com as forças de Defesa e Segurança em Amura, quartel-general das forças armadas, Biaguê Na Ntam instou os militares a afastarem-se dos políticos. Uma reacção que surge na sequência de um comício em que a maioria parlamentar armara ser o m da “manifestação pacíca” e o Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, apelara às Forças Armadas a “abrir alas” ao povo para resgatar os seus direitos. Para Biaguê Na Ntam, desde 2014 que os militares “semearam uma planta e regaram-na até 2019, e não podem, neste momento, derrubar essa planta”, garantido que os militares jamais irão perturbar a ordem constitucional na Guiné-Bissau manter rmes na nossa posição. Sem a perturbação e sem ameaça de golpe de Estado para que a população possa estar tranquila, porque as Forças Armadas não estão interessadas em conito e nem querem que ser convidadas a fazer a subversão da ordem constitucional” disse. 

Questionado se há uma ameaça de segurança no quartel, Biaguê Na Ntam respondeu peremptoriamente alegando que não há perigo iminente nos quartéis, e acrescentou que vão continuar a efectuar patrulhamentos em Bissau, e se uma pessoa for encontrada na rua com uma arma de fogo, será punida conforme a lei. “Em tempos disse-vos que os militares vão se submeter ao poder político. Hoje, vou rearmar essa minha palavra. Eu sou primeiro a submeter ao poder político. Vamos continuar a respeitar a constituição da República e demais leis no país”, disse o general.

 Nas últimas semanas, correram muitos rumores sobre a morte do número 1 da classe castrense, que se encontrava em tratamentos médicos no exterior. Sobre o assunto, Biaguê Na Ntam reagiu: “Aqui costumamos dizer, ouvi dizer que o fulano ou Morrer, só Deus sabe quando vou morrer"



E-Global

4 comentários:

  1. UM PRÉ-ANÚNCIO A DITADURA NA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU (?)

    POR: "General" Daba Naualna (porta-voz do Comando Militar e do Estado-Maior General Das Forças Armadas)

    É chegada a hora de imolar/de sacrificar, no altar da verdade e da honestidade, o velho homem arrogante, mentiroso, briguento e intriguista que há em nós.

    Para podermos vestir com as vestimentas do homem novo, trabalhador, humilde, honesto, pacifista e justo para com os seus conoanheiros que, doravante, deve assumir o comando do nosso ser social.

    Que cada um prepare a si próprio, sob pena de ser achado desajustado com o novo figurino social, que o coletivo dos cidadãos honestos e amantes da verdade vem reclamando ao longo desses tempos todos.

    ResponderEliminar