Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

sexta-feira, 3 de maio de 2019

OPINIÃO: UMA INTERPELAÇÃO AO SR. PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU, BACARI BIAI



Résultats de recherche d'images pour « Abdulai Keita »
Por Abdulai Keita[*]
O Sr. Procurador-Geral da República da Guiné-Bissau (PGR), Bacari Biai, ousa ainda afirmar através do escrito neste artigo cá comentado (Cif., http://www.odemo cratagb.com/?p=20444; acessado, 03.05.2019), neste nosso país e ao público, no caso da “OPERAÇÃO ARROZ DO POVO”; pelo todo o já dito, tido e visto “in louco” até aqui neste assunto;

o Sr. PGR ainda ousa afirmar portanto neste assunto, de que, cito: “quando a Policia Judiciaria tem conhecimento de qualquer prática de crime, deve elaborar uma participação, indicando os crimes e comunicar imediatamente ao ministério público, sob pena de nulidade do ato praticado”. Fim da citação.

Evidentemente, sem se questionar sobre a veracidade, ou não, a 100%, desta sua afirmação, pode-se legitimamente proceder a esta seguinte INTERPELAÇÃO ao Sr. PGR, Bacari Biai.

Ora com efeito, quando o Ministério Público (MP) de um país como o nosso, toma conhecimento de qualquer prática, tendo-se revelado com todas as evidências e efeitos ser um ato de crime;

e o MP vai dormir, não investiga nada e nem manda investigar ou nem finge investigar nada!;

e logo então, ao contrário desta atitude e comportamento do MP, quando, por sua vez, a Polícia Judiciaria (PJ) começa investigar com todo o empenho, determinação e seriedade, e num momento qualquer da sua ação no caso, os responsáveis do MP se metem a fazer tudo, para obstruir nas claras tudo, em vez de se solidarizarem com esses seus homólogos;

qual o qualificativo pode e/ou deve ser atribuído a esta atitude e comportamento, Sr. PGR, Bacari Biai?

Eis a resposta clara e inequívoca:  

Todos os responsáveis do MP agindo assim se tornam logo, se fazem e são cúmplices dos criminosos, dos delinquentes, dos bandidos, ladrões e de tudo mais, indo e enquadrável neste sentido e espírito.

Se fazem apologistas da institucionalização das práticas criminosas no país, do sentido e clima de impunidade inqualificável. Se fazem apologistas da institucionalização de um estilo de vida na sociedade toda, desprovido de toda espécie de moral e ética sãs para a vida de todas e todos em comum.  

Se fazem inimigos de todos os verdadeiros defensores e protetores da coisa pública.

Quer dizer e, em outras palavras, se fazem inimigos de si mesmos, da sua missão no quadro da divisão e separação dos poderes neste nosso Estado-Nacional moderno que é a República da Guiné-Bissau do POVO BOM, querendo e devendo ser bem-sucedido nesta matéria e noutras.  

E por fim, todas as contas feitas, se fazem inimigos do Estado e de todo o Povo. “Tout court”, produtores permanentes da MÁ IMAGEM DO PAÍS.  

Ora bolas pa. Claro é, os atuais responsáveis do MP, Sr. Bacari Biai, vocês e todos seus outros colegas responsáveis desta, também instituição do nosso Estado, estão no mau caminho neste affaire da “OPERAÇÃO ARROZ DO POVO”. Entenda isso Sr. PGR, Bacari Biai, estão no mau caminho.

Obrigado.
Pela honestidade intelectual, infalível... 
Por uma Guiné-Bissau de Homem Novo (Mulheres e Homens), íntegro, idôneo e, pensador com a sua própria cabeça. Incorruptível!
Que reine o bom senso. 
Amizade.
A. Keita  



[*]  = Pesquisador Independente e Sociólogo (DEA/ED; abikeita@yahoo.fr).    

0 comentários:

Enviar um comentário