Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

NOTICIAS AO MINUTO: FAMILIARES DE POLÍTICOS ASSASSINADOS NA GUINÉ-BISSAU INSURGEM-SE CONTRA CADOGO JR


Os familiares de dirigentes políticos e militares guineenses assassinados em 2009 insurgiram-se, em carta dirigida ao Procurador-geral da República, contra o regresso ao país do ex-primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, que acusam de “mãos sujas de sangue”.
Em carta a que a Lusa teve acesso, os familiares do ex-Presidente ‘Nino’ Vieira, do ex-chefe das Forças Armadas Tagme Na Waié e dos ex-governantes Hélder Proença, Baciro Dabó e Roberto Cacheu afirmam que os mortos “precisam que lhes seja feita justiça”.
Acusam ainda Carlos Gomes Júnior de ter fugido de procedimentos judiciais em Portugal indo residir em Cabo Verde, na sequência de uma alegada carta rogatória do Ministério Público guineense enviada à justiça portuguesa, no intuito de o inquerir sobre os assassínios em Bissau.
“Carlos Gomes Júnior é um homem de mãos sujas de sangue do general João Bernardo ‘Nino’ Vieira, general Tagme Na Waié, major Baciro Dabó, Helder Proença, e Roberto Ferreira Cacheu”, lê-se na carta dos familiares endereçada ao Procurador. Esclarecem que não são contrários ao retorno do ex-primeiro-ministro ao país, apenas, sublinham, querem que ele seja levado à justiça.
Carlos Gomes Júnior, hoje recebido em audiência pelo Presidente guineense, José Mário Vaz, disse estar de “consciência tranquila” e pronto para responder à justiça se for convocado.
“Se houver alguma coisa da qual sou passível de responder à justiça, porque não”, respondeu Gomes Júnior, em declarações aos jornalistas, a saída da audiência com José Mário Vaz, que visitou enquanto “amigo e ex-colaborador” no Governo por si liderado no passado.
Sem entrar em pormenores, o ex-primeiro-ministro afirmou que “dorme de forma tranquila, sem precisar de remédios” e que pode andar à vontade pela cidade de Bissau sem necessitar de segurança especial.
Carlos Gomes Júnior é apontado pelos familiares e amigos de ‘Nino’ Vieira como autor moral do assassínio do ex-Presidente, ocorrido na madrugada do dia 02 de março de 2009 na sua residência, em Bissau.
Os dois homens foram tidos como amigos chegados no passado e o próprio Gomes Júnior admitiu várias vezes ter entrado para a vida política ativa pelas mãos de ‘Nino’ Vieira, então líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que Gomes Júnior viria a dirigir também durante 12 anos.
Com o passar dos anos, as relações entre os dois dirigentes deterioram-se. ‘Nino’ Vieira seria obrigado a exilar-se também em Portugal, depois de ter sido derrubado pelos militares num golpe. Carlos Gomes Júnior é primeiro-ministro e, regressado ao país, ‘Nino’ Vieira é eleito Presidente da República.
Depois de eleito, Nino Vieira demite Carlos Gomes Júnior do cargo de primeiro-ministro, acentuando ainda mais as clivagens entre os dois.


Guinendade/lUSA

8 comentários:

  1. OH BOY! COCO CUNSA NA BOIA PUKU PUKU!!!

    "CUNTUDU MEN DOKA INTERNACIONAL KU SI MOVIMENTO DE LUTA PELA VERDADE ABONDONANU, ANÔS FAMILIARES DI VITIMAS DI CADOGO JUNIOR NÔ KA PIRDI IN ESPERANÇA PA ENCONTRA JUSTIÇA PA NÔ FIDJUS, ERMONS E PAPÉS", DISSE UM DOS FAMILIARES DO MALOGRADO ROBERTO CACHEU.

    O SANDOKAN, MAIS CONHECIDO POR PUT* MACTHU/DOKINHAS KUMA EL GOSSI I PRIFIRI DINHEIRO KU CADOGO JR NA BATA DAL KADA MIS DIQUI ALGUN CRIME INVESTIGADO E DEPOIS JULGADO...

    MBOM, ANÓS TUDU NÔ SIBI CADOGO JR TA PAGA BEM. MA NOTA PRIFIRI BA I BA RUSPUNDI INDA PA CERTOS ACUSAÇÕES DE ASSASSINATOS DO QUI I SEDU MAS PRIMEIRO-MINISTRO. MA DJITU KATEM. TUDU MANERA DEUS TEM! NÔ NA PEGA DEUS, NÔ SUFRI!!!

    Publicada por didi lopes
    TERÇA-FEIRA, 17 DE FEVEREIRO DE 2015

    O sr. Cidadão guineense ex-ministro do Ministério Administração Interna mais o seu tutor cidadão guineense Cadogo foram os dois principais criminosos e assassinos escondidos que mandaram assassinar Roberto Ferreira cacheu.

    Os dois senhores bandidos terão contas à ajustar com à justiça. Se não for com justiça cá na terra será no Céu que designado justiça divina.

    O srs acautelam-se porque têm os dias contados. Se não for em Bissau será cá no exterior. Ponham -se à pau que nós os familiares do malogrado Roberto Ferreira cacheu estamos prontos e organizados. Vamos agir com as nossas próprias mãos."

    ResponderEliminar
  2. "DJUKU DI BANDÉ" RIBA CASA MA NA SI COMITIVA I KA INCLUI OU MELHOR I DISQUICI TISSI ROBERTO CACHÉU, HELDER PROENÇA, BACIRO DABÓ, SAMBA DJALÓ, JOÃO BERNARDO NINO VIEIRA E NIN TAGMÉ NA WAIE I KA TISSI. MAS COM TODO O GOSTO E AMOR, ELE CONSEGUIU TRAZER DOKA INTERNACIONAL DE VOLTA À GUINÉ-BISSAU PA BIM PABA GOZA FAMILIARES DI VITIMAS DE CADOGO!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kkķķkkk essa é boa... isso faz me lembrar o nosso falhado ou cornodo cantor Doka!!

      Eliminar
  3. "MA QUÊ KU NÔ IARA DEUS?! DOKA INTERNACIONAL KU NO FIANÇA BA NEL, ALI GOSSI I ABANDONANU PA DINHEIRO DI FIM DI MIS KU CADOGO JUNIOR NA BATA PATIL...", DISSE O VELHO PAI DO MALOGRADO ROBERTO CACHEU. TIO, SUFRI SON, DEUS TEM!!!

    "Publicada por didi lopes à(s) 19:40
    SEGUNDA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2017

    NUMA REUNIÃO TIDA E REALIZADA EM CASA DO DOKA INTERNACIONAL, TUDO APONTA QUE PODERÁ HAVER CONFRONTOS NO DIA DA CHEGADA DE CADOGO JR. A BISSAU. CASO VENHA.

    FERNANDO GOMES DEFENDE ESSENCIALMENTE O REGRESSO DE CADOGO JR. INCLUSIVE, FERNANDO ATÉ FEZ LANÇAMENTO DO SEU LIVRO BASEANDO- SE NOS DIREITOS HUMANOS.
    ENGRAÇADO ISTO. SÓ AQUI MESMO, PORQUE A VIDA É UM CORNO.

    ISTO SÓ ACONTECE NA GUINÉ BISSAU, PAÍS ONDE A JUSTIÇA MORREU ANTES DE NASCER EM 1974.

    POIS BEM, NÓS PERGUNTAMOS SE NO CASO NO DIA DO SEU REGRESSO, NA SUA COMITIVA ESTARÃO:
    ROBERTO CACHÉU, HELDER PROENÇA, BACIRO DABÓ, SAMBA DJALÓ, E MUITOS OUTROS.

    PORQUE MATARAM, AS PESSOAS QUE MATARAM SÃO ANIMAIS, E OS FAMILIARES DOS MESMOS NÃO TEEM SENTIMENTO. PORQUE SÃO LIXO.

    ISTO É UM CASO PARA QUE OS CIDADÃOS CONSCIENTES E INCONFORMADOS SE PREOCUPASSEM A FIM DE REALIZAR MARCHAS E MANIFESTAÇÕES. OU MESMO A LIGA DOS DIREITOS DE COCÓ DE DSP SE PRONUNCIASSEM.


    OU ESTES CRIMES NÃO TEEM IMPORTANCIA???

    MAS EU DOKA INTERNACIONAL AINDA VOU MAIS LONGE:

    IREI RECORDAR A TODOS OS MILITARES A FORMA COMO BRINCARAM COM A VOSSA VIDA AO PONTO DE VOS PERSEGUIREM ANÍVEL INTERNACIONAL.

    PORTANTO, RESSUSCITEM AOS QUE ASSASSINARAM, PORQUE O AEOROPORTO ESTARÁ CHEIO DAS VOSSAS VITIMAS QUE PERDERAM OS SEUS ENTES QUERIDOS."

    ResponderEliminar
  4. O NOVO BLOG DA ATUALIDADE: http://guinedebardadi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Os que costumam matar quando são vingados pelas mortes dos outros é,era ou será CODOGO. Quando é que o homem de bom e bem como este HOMEM-OURO em governação matou uma mosca? Guineenses lutemos em fornecer as provas de matanças que o Cadogo Jr praticou em vez de o impedir voltar ao país. Se houverem os órgãos cridíveis de justiças não adianta estarmos a volante, pois nem todos nós conhecemos as leis e nem investigadores dos casos ou actos criminais. Os criminosos calam-se e os que costumam como os seus pais em sobreverem pelos sangue dos erguem as vocês criminosas como a dos seus pais Lembrem do qual era o trabalho dos vossos pais no tempo da luta de libertação nacional. Filhos dos putas e carascos do PAIGC. Si Deus i juda, CADOGO Jr na vivi na Guiné-BIssau más Di ki papé traiduris di outrus gintis.Fidjus PEDE de Guiné POrtuguesa ousa falar alto na Guiné-Bissau libertada! Mentirosos. Filhos de esquemas.

    ResponderEliminar
  6. A vinda de Cadogo foi muito suspicioso ou melhor pre- orquestrado e eis o pq:
    1- A recusa do cumprimento de Conakry e a brusca exoneracao do General sem tropas.
    2- A ida do Braima cocaina a Portugal a mando do PR, exclusivamente para convencer o Cadogo voltar.
    3-As audiencias que o Cadogo teve com PR/ex Pm.Pois e' relevante re-lembrar que
    Cadogo/PR comiam no mesmo cabaz.
    4- Case closed (caso fechado) a mando do do PR no que diz respeito aos assassinatos ocorridos durante o mandato de Cadogo e do entao PR. E' de notar que ninguem esta' apontando o dedo a ninguem e para nao esquecer qualquer ser humano e' inocente ate' provar-se o contrario.
    5-Se houve assassinatos/abusos de poderes etc etc o a reabertura do processo e' imperativo.

    ResponderEliminar
  7. 6-Conclusao: YES, que nem todos podem ser do PAIGC principalmente no de hoje onde a desciplina partidaria e transparencia reina .

    ResponderEliminar