Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

NOTICIAS AO MINUTO:SOCIEDADE CIVIL GUINEENSE DEFENDE DISSOLUÇÃO DO PARLAMENTO CASO PERSISTA CRISE POLÍTICA


Resultado de imagem para Sociedade civil guineense

A Aliança das organizações da sociedade civil guineense entregou hoje ao chefe do Estado, José Mário Vaz, uma proposta de saída da crise no país que, entre outros, defende a dissolução do Parlamento e convocação de eleições legislativas.

O novo presidente do movimento nacional da sociedade civil guineense, Fodé Sanhá, foi quem liderou a delegação da Aliança, que congrega várias associações, hoje recebida em audiência por José Mário Vaz.

Em declarações aos jornalistas, Fodé Sanhá explicou que entregaram ao chefe do Estado a "contribuição da sociedade civil para saída da crise" e vão fazer a mesma coisa com os signatários do Acordo de Conacri e os restantes titulares de órgãos de soberania.

O Acordo de Conacri é uma proposta de saída da crise política na Guiné-Bissau, apresentada pela Comunidade Económica de Estados da Africa Ocidental (CEDEAO) que passa pela nomeação de uma figura consensual para liderar o Governo a ser integrado por todas as partes desavindas há cerca de três anos.

A comunidade internacional considera o Acordo de Conacri como único caminho para acabar com o impasse político na Guiné-Bissau.

O Presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé, mediador da crise guineense, proposto pela CEDEAO, aponta o nome do dirigente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) Augusto Olivais como sendo a figura do consenso escolhida para liderar o Governo, no âmbito do Acordo de Conacri.

Vários signatários do documento rubricado em outubro na Guiné-Conacri contestam o mediador da CEDEAO e afirmam que em nenhum momento ficou retido o nome de Augusto Olivais como consensual para primeiro-ministro guineense.

A Aliança das organizações da sociedade civil considera ser crucial que haja um esclarecimento dos pontos do Acordo de Conacri e só depois exigir a sua implementação na íntegra.

Se persistirem as divergências na interpretação do documento, como tem sido desde que foi assinado, a 14 de outubro de 2016, a Aliança propõe, então, que o Presidente José Mário Vaz dissolva o Parlamento e forme um Governo da sua iniciativa para organizar as eleições legislativas.

"O Presidente recebeu a nossa proposta mas fez ver que não depende só dele", declarou Fodé Sanhá.

José Mário Vaz anunciou que vai auscultar, ainda esta semana, os partidos com assento parlamentar sobre a marcação da data das próximas eleições que a comunidade internacional, entre as quais o conselho de segurança das Nações Unidas, querem que tenham lugar ainda no decurso deste ano.




Guinendade/Lusa

13 comentários:

  1. O CARLOS LOPES BEM DISSE, “O debate está à volta disso: vamos ou não ter eleições íntegras?”.

    E SE TER "ELEIÇÕES ÍNTEGRAS" IMPLICA O CUMPRIMENTO DE ACORDO DE CONACRY, ENTÃO ESTAMOS TODOS TRAMADOS POR MUITOS ANOS QUE VEEM. PORQUE, JOMAV NÃO VAI CUMPRIR MERDA NENHUMA E, CEDO OU TARDE AS ELEIÇÕES DEVEM SER REALIZADAS, PONTO.

    A OUTRA QUESTÃO É, QUEM NOS POSSA GARANTIR "ELEIÇÕES ÍNTEGRAS"???

    ResponderEliminar
  2. NÃO PERCAM, MAIS UMA PUBLICAÇÃO NO TEU BLOG DA ATUALIDADE: http://guinedebardadi.blogspot.com

    A VIDA DA PROSTITUIÇÃO DA FAMILIA DO FELICIDO DIDI FERREIRA!!!

    ResponderEliminar
  3. Uma informação deve ser objetiva, concisa e isenta. Estou me a referir à expressão usada nesta post "vários signatários do acordo" contestam o nome do Augusto Olivais como figura de consenso. Eu diria que apenas dois dos vários signatários contestam esse nome, concretamente PRS e os ex-15 contra 6 que testemunharam o actor, nomeadamente PAIGC, UM,PND, PCD, ANP e a sociedade civil na pessoa do padre Domingos Fonseca. Para mim, existe largo consenso a volta da figura de consenso, até porque o PRS era indiferente quanto aos nomes. Deve ser banida a cultura de deslealdade, de afronta a verdade e à lei. Basta meia palavra ao bom entendedor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O presidente da liga LGDH tambem q esteve em Conakry confirmou q nao houve nome de consenco retido .E mais, o documento de 10 pontos q todos tivemos oportunidade de ver tambem nao vem nenhum nome de consenco .

      Eliminar
    2. Oh então foi o pr. da liga ( LGDH) em que esteve presente durante as deliberações de Conakry? Pensei que foste tu Pedro como representante do PRS ( partido dos parasitas e golpistas! Escuta houve um acordo consensual e a pessoa escolhida foi Dr. Olivais. Não houve o cumprimento do referido acordo e é por isso que houve sanções!

      Eliminar
    3. Kapadur ,manda copia de documento sobre Acordo de Conakry onde q sta nome de Dr. Olivais suma alquim de consenco q cudjidu . Nin abo, DSP,Cipriano Cassama, Alpha Conde, Alain de Souza ,Agnelo Regala ,Vicente Fernandes caten provas de quil q ena fala .

      Eliminar
    4. Will aka Pedro, se na verdade queres ter acessso à cópia desses documentos , sugiro que entras em contato com a diretoria do departamento de corrupção do PRS. Pois lá podes encontrar todas as sacanices inclusive os 10% de descontos na venda de terrenos,futuros golpes de Estado, ganância de estar no Porder etc etc. Também podes ter acesso à cópia desses mesmos documentos através da CEDEAO , cuja possibilidade duvido devido o nível de quociente da tua inteligencia (QI).

      Eliminar
    5. Oh foi o desconto de 90% na venda terrenos que esse ladrão ao Narzinho ( El- Mockatar)

      Eliminar
  4. Legal, concordo a sua opinião esta dita organização da sociedade civel está descredibilizar a CEDEAO não sei por conta de quem! Por JOMAV? Por Braima Camara? Por 15 grupos dos bandidos já sancionados? Por PRS? Ou por os 19 obstrucionistas deste acordo? Por favor senhor Fodé Carambas Conté, o interlocutor incorrente. Onde estavas ou que estavas dormir? Estás a começar mal e tendenciosamente. Porquê que não exigiu ao JOMAV o cumprimento a letra o acordo assinado e presisas de um governo de pocarias para organizar ou fingir organizar as eleições legislativas e não gerais para que o teu jomav mostre que tem aceitação do seu povo. Quantos governos deste tipos já organizaram as eleiçoes é presiso que cada bandidagem entregar o pais aos bandidos...

    ResponderEliminar
  5. Malditos são todos aqueles que votaram neste semianlfabeto como presidente da sociedade civil!!!! vamos de novo ter como o nosso representante este fulano jentiu e ANALFABETO!!!! poxa de Guiné i triste...

    ResponderEliminar
  6. É FODÉ CARAMBÁ SANHÁ I UM AUTÊNTICO ANALFABETO. BO FIA NA KÉ KU NA FALA BOS. É GAJO I UM PERIGO. I KUMPRADO PA PUDU NA KI LUGAR MAS I KA SOB O NADA. UM ANALFABETO KU PODER DI INFLUENCIA OPINIAO PUBLICA. UM PERIGO!

    ResponderEliminar
  7. Que o presidente Jose Mário Vaz dissolva o parlamento e forme um governo da sua iniciativa para organizar as eleiçoes legislativas. Senhor Fodé que tipo de expressão é essa? A de um lider corompido? No seu entender isso resultaria em eleiçoes credíveis? Haja paciencia. ... e vou lhe dizer o seguinte se calhar só e só você acredita nesse presidente.

    ResponderEliminar
  8. Obukampol Mendes Vaz:- E claro como agua potavel, Uma Mao lava outra, JOMAVE, deu-lhe dinheiro para aliciar os eleitores corruptos da sociedade civil, agora e a sua vez de apoiar ao JOMAVE, so que a sugestao de derrube do Parlamento, nao e favoravel ao Patrao. Nao e favoravel, por razoes seguintes: Derrubado O Parlamento, os Deputados Continuam a receber, Os Partidos Politicos Com assento Parlamentar continuarao a receber os seus subsidios, a COMPETENCIA DA PLENARIA passa a ser assumida pela COMISSAO PERMANENTE DA ANP, onde o PAIGC, tem NOVE REPRESENTANTES e o PRS so TEM SEIS, em caso da escolha dos membros da DIRECCAO da CNE, so passa a pessoa ou lista apoiada pelo PAIGC, este e apenas uma ponta do que vai acontecer em caso da dissolucao do Parlento, sem se falar de que o Presidente perde o Protoganismo e o sonho de ser reeleito estara muito, mas muito mesmo, mais longe de acontecer. Quanto a nomeacao do Fode Camara, so pode acontecer um desaire desse indolo na Guine Bissau, ele nao conseguiu por a funcionar, e um pouco letrado, como pode ele, ter um dialogo com os lideres da sub regiao, onde todos eles sao Academicos, Professor DOUTOR, so a corrupcao pode fazer acontecer este acidente, comparar O Fode Mane com o
    Fode Camara, e mesma infamia e deixa a Sociedade Civil deslavado e sem credito, alias nao vao ter o apoio das organizacoes financiadoras internacionais.A

    ResponderEliminar