Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

terça-feira, 21 de maio de 2019

NOTICIAS AO MINUTO: PR GUINEENSE GARANTE QUE VAI NOMEAR SIMÕES PEREIRA COMO PRIMEIRO-MINISTRO

Guinea-Bissau Francisca Vaz
Presidente do Conselho das Mulheres, mostrou-se preocupada com "tensão política" na Guiné-Bissau. Francisca Vaz, notou que Presidente Mário Vaz lhe garantiu que vai nomear Domingos Simões Pereira como primeiro-ministro.
Em declarações aos jornalistas à saída de um encontro, esta terça-feira (21.05), com o Presidente guineense, José Mário Vaz, a líder das mulheres facilitadoras do diálogo, Francisca Vaz disse ter transmitido ao chefe do Estado a preocupação de que é urgente a nomeação de um primeiro-ministro e consequente formação de um novo Governo.
"Até hoje não temos um Governo. Viemos cá precisamente pedir ao Presidente, mais uma vez, que tome a decisão, como primeiro magistrado deste país, para o mais rápido possível nomear um primeiro-ministro", afirmou Francisca Vaz à saída do Palácio da Presidência, em Bissau.
Presidente garante que vai nomear DSP
A líder das mulheres facilitadoras, uma plataforma que junta mulheres de várias franjas sociais guineenses, notou que José Mário Vaz lhes garantiu que vai nomear Domingos Simões Pereira, na qualidade do presidente do partido vencedor das legislativas de 10 de março, mas não disse quando.
Guinea-Bissau Francisca Va
Francisca Vaz presidente do conselho das mulheres facilitadoras do diálogo na Guiné-Bissau
"Voltou a confirmar-nos nesta reunião que não põe em causa a figura de quem deve ser nomeado primeiro-ministro, que é Domingos Simões Pereira, enquanto presidente do partido vencedor das eleições, PAIGC", sublinhou "Zinha" Vaz.
A dirigente afirmou ter patenteado ao Presidente guineense a satisfação das mulheres pela garantia de que vai nomear Domingos Simões Pereira, enquanto líder do partido vencedor das eleições, mas disse ter insistido na urgência dessa nomeação.
José Mário Vaz tranquilizou as mulheres, dizendo-lhes que está a trabalhar, acrescentou.
"Fizemos ver ao Presidente que estamos muito preocupadas e não queremos ver mais violência na rua", observou a líder do conselho das mulheres facilitadoras do diálogo na Guiné-Bissau.
Francisca Vaz notou por outro lado, que a sua organização não volta a contactar os partidos políticos por entender que a resolução do impasse depende exclusivamente do Presidente do país.
Greve geral em curso
Guinea-Bissau Demonstrationen in Bissau (DW/B. Darame)
Entretanto, os funcionários públicos do país iniciaram nesta terça-feira (21.05) a terceira ronda de greve, que vai decorrer até quinta-feira, para exigir ao Governo o cumprimento do caderno reivindicativo e o aumento do salário mínimo para cerca de 150 euros.
À greve convocada pelas duas centrais guineenses - União Nacional dos Trabalhadores da Guiné e Confederação Geral dos Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau - juntaram-se também os funcionários da Empresa de Águas e Eletricidade da Guiné-Bissau (EAGB). O secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau, Júlio Mendonça, disse que os serviços mínimos vão continuar a ser garantidos, incluindo no Hospital Nacional Simão Mendes, em Bissau.
Os funcionários públicos guineenses exigem também a implementação do decreto-lei de outubro de 2012 sobre a avaliação e desempenho da Administração Pública e a conclusão do processo de aprovação do novo Código de Trabalho.
As greves convocadas pelas centrais sindicais do país acontecem na altura em que o país vive mais um impasse político relativo à indigitação do futuro primeiro-ministro e nomeação do novo Governo.

DW

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Então, está espera do quê? Está a trabalhar no quê? Que o nomeie já, já. Ja se perdeu muito tempo de mais. Que o nomeie hoje mesmo (22.05.2019), esta amanhã de manhã (aqui são 01h23 pil neste momento).

    Obrigado.
    Que reine o bom senso no pensar deste nosso S. Exa. So. Presi, Dr. JOMAV.
    Amizade.
    A. Keita

    PS.: espero que esta palavra do So Presi corresponda esta vez a seu ato, sem mais maranhas. Es-pe-ro!
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mpensa problema yca queston de nomea ou nao DSP ou utru quadro de partido mas la na ANP onde q eleicon de mesa ten q resolvido y q continua na STJ .

      Eliminar
    2. Na ermondadi i na guineendadi.

      Mas nha purgunta i es, anta duranti 3 anos ku parlamento sta ba fitchadu, governo tchiga di numiadu pa jomav ou não?

      Eliminar
    3. Então, caro Ilustre Sr. Samba Dju, foi interposto uma outra nova providência cautelar pelo So Soares Sambú ou por um outro Mademista?; contra a decisão do Acórdão tomada em relação a sua 1ª interposição do dia 29 de Abril do corrente?

      Ou, é os Prs’sistas que recorreram por intermédio do So Sola N’Quilin Na Bitchatcha ao STJ, após se ter chumbo também a sua interposta providência cautelar no nível de Tribunal Regional de Bissau, suponho, igualmente na data antes citada? Sinceramente, não tenho conhecimento.

      Mas se é, tudo isso seria muito bem bizarro. Sobretudo em relação ao 1º caso. Porque, recorrer a mesma instância jurisdicional contra a decisão dessa mesma instância, e ainda sendo a instância superior! Hi, hi, hi…

      Em todo o caso, uma coisa é certa, a promessa de nomeação dada a essas Senhoras do “Conselho das Mulheres”, não tem nada a ver com o caso agora dito do bloqueio da ANP no nível de um dos seus Órgãos da Estrutura Orgânica e do Funcionamento, que é a Mesa da ANP.

      Pois, o próprio So Presi, Dr. JOMAV bem sabe isso. As nomeações que executou, do So Baciro Djá pela 2ª vez na finda IX Legislatura para o posto do PM (26.05.2016), a do So Umaro Sissoco para o mesmo posto (18.11.2016) e finalmente, a do So Artur Silva (30.01.2018), todas tiveram lugar na situação de um bloqueio total neste mesmo nível e ainda mais, somado ao do nível da Comissão Permanente da ANP. Ele sabe e todo o mundo sabe bem isso; também meu caro Ilustre Sr. Samba Dju devia saber isso.

      Portanto, que nomeie o Sr. DSP no posto do PM, sem mais conversas, já, já. Ponto final.

      Obrigado.
      Que reine o bom senso no pensar dos nossos irmãos Mademistas e Prs’sistas e, no do seu patrono So Presi, JOMAV.
      Amizade.
      A. Keita

      Eliminar
    4. Garantia? Garantia do Jomav? Soa tudo, menos a verdade. Seremos ingênuos se o Jomav conseguir driblar-nos mais uma vez. A falsidade foi e continua a ser a sua arma. As armas dos que aspiram o bem da Guiné devem ser a verdade e as leis. As garantias de Jomav é uma alerta para os guineense se unirem para a defesa da democracia e liberdade no nosso solo. É esta a ilação que podemos tirar do mandato de Jomav. Para mim é estranho que a senhora Zinha Vaz tenha acreditado nas garantias deste nosso pequeninho presidente. Se calhar mesmo a Zinha Vaz não acredita nas palavras de Jomav. Portanto, vamos à luta para um futuro o melhor da GB, sem mais a perda de tempo.

      Eliminar
  3. Samba dju abo nin pé ku fadi cabeça bu ka panha. Buna fassi um guerra contra bu cabeça ku futuro di bu fidjus kkkkkkkkkkkkk. A iguinorancia tem cura! Basta ser coerente consigo mesmo.

    ResponderEliminar
  4. Por aquilo que este PR nos habituou, eu não acredito que nomeie o PM com urgência. Ver para crer, como dizem os sãotomenses.

    ResponderEliminar
  5. A Doutora recebeu garantia de um imprevisível desculpem mas não encontrei o termo mais indicado.É nosso Presidente da República,mas para ele, o sim significa não, embora são palavras antónimos.
    Quantas coisas que ele afirmou e depois refutou?
    Poucos Guinenses vão esperar a concretização dessa promessa apesar de ser de interesse de maioria do povo.
    O que ele tinha de trabalhar que não á quase três meses de eleições, que trabalho possa continuar adiar o país em todas as esferas?
    Será que assunto de um órgão como assembleia é mais prioritário que a educação, saúde, infraestruturas?
    Qual foi único assunto social que os nossos políticos chegaram de resolver? Senão a espera de parceiros externos. Mas tão preocupados como se fossem guinenses a pedir que o governo fosse nomeado mas não foi o caso.

    ResponderEliminar
  6. Jomav é para matar ele é um diabo encarnado em pessoa é urgente assesinar Jomav para o bem do País,pode ser por envenenamento,tiro na cabeça ou caro con bomba.

    ResponderEliminar