Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quinta-feira, 18 de abril de 2019

COMPOSIÇÃO DA MESA DA ASSEMBLEIA SUSCITA POLÉMICA

Photo de Bissau On-line.
Na Guiné-Bissau a tomada de posse do novo parlamento desembocou em impasse quanto à eleição da mesa da Assembleia nacional popular. O dia começou em festa mas parece transformar-se agora num autêntico pesadelo.
Mais de quatro horas após a investidura formal dos 102 deputados que vão constituir o novo parlamento, ainda não há consenso sobre a fórmula para eleição da nova mesa do órgão legislativo.
Os seis partidos que integram o novo parlamento não se entendem na nomeação dos vices presidentes e secretários da mesa parlamentar.
Por um lado, o PAIGC e os três partidos que o apoiam dizem que é por método de Hondt, isto é, de acordo com os resultados eleitorais, neste caso seria o PAIGC a propor os nomes, noutra direcção, o MADEM e o PRS acham que não é bem assim.
Há longos debates no parlamento improvisado numa unidade hoteleira de Bissau, com interpretações diversas daquilo que diz o regimento parlamentar.
Os convidados nacionais e estrangeiros que assistiram à posse dos novos deputados, cansados com a situação, abandonaram a sala, deixando os 102 deputados em intermináveis discussões.
Como dizia um diplomata internacional, parece estar a começar mal a décima legislatura do parlamento guineense, que todos esperavam ser de mudança.



//RFI

3 comentários:

  1. y de cuma regimento da ANP na artigo 27 p0nto 1 y 2 y contraditorio quanta a nomeacon de 2 secretarios .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas na eleição anteriores,na kal lei ku basia ba mel?
      94?
      99?
      2004?
      ....

      Eliminar
  2. Ora ora Vai começar tdo de novo as coisas da Guiné-Bissau não é confiável sinceramente ate quando os palhaços vão continuar a dar espetáculos.

    ResponderEliminar