Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quarta-feira, 17 de abril de 2019

NOTICIAS AO MINUTO: CONFEDERAÇÃO AMEAÇA SAIR À RUA PARA EXIGIR PAGAMENTO DE SALÁRIOS AOS SERVIDORES PÚBLICOS

Photo de Bissau On-line.
O secretário-geral da Confederação Geral dos Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau (CGSI-CI), Malam Ly Baldé, exigiu esta terça-feira, 16 de abril de 2019, ao governo liderado por Aristides Gomes o pagamento dos salários referentes ao passado mês de março aos funcionários públicos bem como o cumprimento de memorando de entendimento assinado entre o sindicato e o governo. O CGSI-CI ameaça sair às ruas em manifestação.
O sindicalista falava aos jornalistas numa conferência de imprensa realizada na sede daquela organização sindical com o propósito de denunciar o incumprimento de alguns pontos do memorando. Exigiu ainda do governo o pagamento do mês de abril, que segundo ele, já venceu, garantindo neste particular que para o executivo é obrigatório o pagamento de salários aos servidores públicos, porque estes contribuem para as receitas do Estado.
Assegurou que o governo não mostrou interesse nem sequer preocupou-se em resolver os problemas dos funcionários públicos, tendo revelado ainda que várias vezes tentaram agendar encontros com o executivo para analisar as exigências das organizações sindicais filiadas na confederação, mas que o governo não se dignara a colaborar nesse sentido.
Avançou que os pontos do caderno reivindicativo entregue ao executivo são a efetivação direta dos funcionários públicos com mais de cinco anos de exercício e que ainda continuam como estagiários, a fixação do salário mínimo na função pública à referência dos países da sub-região, o pagamento dos salários em atraso, a harmonização salarial, bem como o relançamento das empresas Guinetel e GUINE TELECOM.
Ly Baldé disse que não obstante às diligências feitas pela sua organização junto ao governo, este nada fez até aqui para cumprir o memorando assinado entre as partes nem a adenda assinada relativamente à classe docente.
Relativamente ao salário do mês de março devido aos servidores públicos, avançou que a sua organização perspetiva realizar uma manifestação pública com o fito de exigir o pagamento dos salários aos empregados públicos.


/O Democrata

0 comentários:

Enviar um comentário