Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quarta-feira, 10 de abril de 2019

NOTICIAS AO MINUTO: “AUSÊNCIA DE UMA VISÃO ESTRATÉGICA É UMA DAS RAZÕES DA BAIXA QUALIDADE DO ENSINO NO PAÍS” -SECRETÁRIO-GERAL DA EDUCAÇÃO:

Photo de Bissau On-line.
O Secretário-geral do Ministério da Educação, José Júlio Cesar Delgado, disse esta terça-feira, 09 de abril de 2019, que a ausência de uma visão estratégica sobre o setor educativo e formativo é uma das razões da baixa qualidade do ensino e da formação no país.
O Secretário-geral presidia a cerimônia de abertura do ateliê de discussão do novo processo de contratação e colocação de professores, organizado pelo ministério da Educação com o objetivo de discutir e aprovar a nova proposta de colocação, efetivação e contratação de docentes de forma a permitir uma previsão orçamental anual do ministério tendo em conta que este é um dos problemas identificado como causa da fragilidade do setor.
César Delgado disse que apesar das fortes implicações técnicas e financeiras dos parceiros da educação, os problemas que afetam aquele setor persistem e isso deve-se à falta de uma visão estratégica e de um diagnóstico elaborado.
Explicou que, segundo a análise feita em 2014 com base referencial 2012/2013, o país ainda não reúne as condições para cumprir o programa de uma educação básica de qualidade então assumido. Apontou ainda a baixa taxa de conclusão do segundo ciclo do ensino básico devido às altas taxas de reprovação e de abandono, incumprimento dos programas nos últimos anos devido às cíclicas greves como fatores.
O presidente interino do Sindicato Nacional dos Professores(SINAPROF), Domingos Carvalho, disse que o ateliê é de grande importância uma vez que vão ser discutidos alguns aspetos chave do setor e preparar o próximo ano letivo. Acrescentou que se perspetiva que o próximo ano letivo poderá iniciar e terminar bem, porém advertiu que cada ano letivo precisa ser preparado muito cedo” realçou.
Para o sindicalista, a clarificação do processo de colocação, contratação e a previsão orçamental vai constituir um alívio tanto para o governo bem como para os sindicalistas.
//O Democrata

0 comentários:

Enviar um comentário