Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

segunda-feira, 29 de abril de 2019

NOTICIAS AO MINUTO: ANGOLA REVOLUCIONOU VISTOS. MAIS DE 11 000 NOVOS TURISTAS NUM ANO


Angola revolucionou vistos. Mais de 11 000 novos turistas num ano

Luanda 
Desde que criou uma plataforma online para os estrangeiros pedirem vistos, as autoridades angolanas viram subir a procura de turistas - um setor que o governo está a apostar. O novo regime ficou regulamentado esta semana, com a aprovação da nova Lei de Estrangeiros
Quem o garante é a Comissária Teresa Silva, diretora do Gabinete de Comunicação Institucional de Imprensa do Serviço de Migrações de Fronteiras (SME) de Angola. Em conversa telefónica a partir de Luanda, avançou ao DN que entre 31 de março de 2018, até ao dia de hoje, 20 abril, 11 597 turistas já pediram o seu visto online, através da plataforma especialmente criada para o efeito.
As nacionalidades que mais procuram Angola para fazer turismo, ainda de acordo com os dados oficiais do SME, são a portuguesa, a brasileira, a norte-americana, a francesa e a espanhola.
"Terminar com a burocracia foi o grande objetivo", sublinha esta responsável, salientando que, "também diminuíram significativamente os documentos exigidos": Neste momento, explica,"um turista precisa apenas de apresentar a reserva de hotel ou, caso fique alojado em casa de amigos, um termo de responsabilidade, o bilhete de avião, fotografia e fotocópia do passaporte ou cartão de cidadão".
Todos estes documentos podem ser digitalizados e anexados ao pedido via plataforma online. "Em 72 horas o requerente receberá uma pré-autorização e pode viajar com ela. No aeroporto o passaporte será depois carimbado. Tão simples quanto isso", assinala Teresa Silva, que vê neste no sistema um sinal de Angola "para atrair todos aqueles que queiram visitar e passear" naquele país.
Acabar com o "outro irritante"
Esta semana, o governo angolano aprovou a nova proposta de Lei sobre o "Regime Jurídico dos Cidadãos Estrangeiros" e o ministro do Interior, Ângelo Tavares, destacou que este diploma "confere maior abertura ao turismo e ao investimento no país".
"O turista pode aceder à plataforma do Serviço de Migração e Estrangeiro sem ter de se deslocar às representações diplomáticas e consulares, preencher o formulário e em território nacional receber o seu visto com múltiplas entradas", observou o ministro.
A nova legislação estabelece o regime de isenção e os procedimentos de simplificação dos atos administrativos para a concessão de visto de turismo e de negócio. Ângelo Tavares acredita que vai possibilitar também a entrada no país de mão-de-obra qualificada.
Os vistos de turistas podem ir até aos 90 dias e os seus portadores podem entrar e sair do país - para países diferentes - quantas vezes quiserem. Teresa Silva adianta que, "se acontecer que, durante a sua estadia, a pessoa vê uma oportunidade de negócio e quer fazer um investimento, pode alterar a sua autorização para um visto de investidor, o que lhe dará um prazo alargado de, pelo menos, 365 dias, para ficar no país. Depois disso, pode também solicitar uma autorização de residência".
Ainda recentemente, numa intervenção em Portugal, a ministra do Turismo de Angola, Ângela Bragança, tinha reconhecido que a complicação para a obtenção dos vistos era "outro irritante" - numa referência ao "irritante" causado nas relações entre os dois países por causa do processo do ex-vice-presidente, Manuel Vicente - indicando que estavam "a ser dados passos para o resolver".
De acordo com os últimos dados oficiais disponíveis, relativos em 2017, o turismo encontrava-se em queda. Nesse ano tinham entrado no país 260.961 turistas, menos que os 397.485 registados em 2016.
No próximo mês de Maio, será realizado em Angola o Fórum Mundial de Turismo. Este organismo acredita nas "potencialidades" do país e anunciou um investimento de 870 milhões de euros para os próximos anos.


0 comentários:

Enviar um comentário